fbpx

Far Cry é uma série marcada por seus vilões, e nela você já aprendeu a definição de Insanidade com Vaas Montenegro, já conheceu as excentricidades de Pagan Min e agora vai se surpreender com o fanatismo religioso do autoproclamado messias, Joseph Seed. Far Cry 5 traz grandes melhorias e algumas mudanças para a franquia, que mesmo que não sejam muitas, fazem do jogo um entretenimento deliciosamente divertido.

Vamos conferir o que já faz de Far Cry 5 um dos grandes jogos de 2018.

Adentre os portões do Éden

A franquia Far Cry costuma trazer histórias que misturam algum tipo de assunto realista como drogas, ditaduras, milícias… misturar isso com misticismo e dar um toque final com irreverência para deixar as coisas mais leves, mas sem perder o tom mais pesado. Em Far Cry 5 isso não é diferente, a história acontece em Hope County, em Montana nos Estados Unidos, onde Joseph Seed se proclamou como o novo messias, com uma missão divina de guiar as pessoas para os Portões do Éden, a religião que ele criou. Segundo ele, o mundo está à beira de um colapso e ele irá fazer de tudo para que todos acreditem na sua visão, por vontade própria ou por força, o que leva a alguma situações bem chocantes e violentas. Para combater toda essa loucura religiosa, existe um grupo chamado de Resistência, que será ajudado pelo seu personagem.

Para tornar sua visão realidade, Joseph Seed, O Pai, conta com mais três pessoas de confiança, que ele deu o nome de Arautos: seus irmãos John e Jacob Seed e a misteriosa Faith. Cada um deles possuem personalidades e maneiras de te abordar totalmente diferentes, o que tornam esses encontros únicos, com frases e momentos que realmente marcam a narrativa. Além disso, cada um governa uma região de Hope County e você precisa acabar com os planos deles nesses lugares para que finalmente consiga enfrentá-los e assim ficar cada vez mais próximo da batalha final contra Joseph Seed. Quanto mais você ajuda a Resistência mais os arautos ficam irritados e os momentos de encontro com eles, seja pessoalmente ou por rádio, TV e alucinações são realmente impactantes.

Os grandes momentos da história de Far Cry 5 estão nos encontros com Joseph Seed, o líder dos fanáticos religiosos do Portões do Éden, ou como a Resistência chama, os Edenetes. O personagem é intenso e suas aparições em tela são de tirar o fôlego, com falas perturbadoras e uma interpretação incrivelmente realista do ator Greg Bryk. Far Cry 5 já começa com uma narrativa explosiva e que te prende desde o começo, com uma das melhores introduções que já joguei na vida. Já podemos perceber que o vilão e sua família trazem um tipo de loucura misturada com a mais pura devoção ao que acreditam, o que te prende desde os primeiros minutos de gameplay.

Bem-vindo ao parque de diversões chamado Hope County

Diferentemente dos outros jogos, você não é obrigado a seguir uma linha de missões, você é livre para explorar e confrontar qualquer um dos três Arautos e pode até mesmo avançar as três regiões ao mesmo tempo. O único acontecimento certo é o confronto final com Joseph Seed. Essa liberdade de exploração e de ser o dono da sua narrativa é o que torna Far Cry 5 tão especial. Assim como aconteceu com Assassin’s Creed: Origins, a Ubisoft soube manter Far Cry 5 como os fãs da série gostam, mas com pitadas refrescantes de novidades e muita qualidade.

O mundo aberto de Far Cry 5 é vasto e cheio de locais para descobrir, ele te convida à exploração, pois quanto mais avançamos, mais locais de interesse, pessoas e missões você achará, e vai por mim, elas valem a pena. E mais um aprendizado que a Ubisoft está colocando em prática nos seus últimos jogos é o “menos é mais”, com isso existem menos missões e atividades, mas elas valem a pena e dão gosto de fazer. Não existem muitas marcações no mapa, o que incentiva o jogador a explorar e descobrir o que tem nas áreas não descobertas.

A própria Ubisoft tira um sarro dela mesma quando surge uma missão de subir em uma Torre para liberar o sinal, que era a maneira usada até então na série para mostrar os pontos de interesse no mapa. O personagem no rádio diz: “Eu sei o que você está pensando. Não se preocupe, eu não vou fazer você escalar torres por todo o condado”. Genial!

Sim, existe o mesmo sistema de controle de território, onde devemos tomar Postos Avançados, destruir propriedades e afins, mas a maneira como isso se envolve com a narrativa é algo muito bem pensado, pois quanto mais você faz pela Resistência, mais o líder da região fica louco contigo e a narrativa avança junto. Algo que te incentiva a realizar as atividades, pois te dá uma real noção de estar fazendo alguma diferença para história e não apenas um monte de missões aleatórias.

Até mesmo as missões que recompensam com dinheiro e equipamentos, onde temos que resolver puzzles e achar locais bem escondidos, podem trazer muito mais do que bens materiais e revelam histórias interessantes na forma de gravações e documentos. Até mesmo um civil perdido no meio do mato pode revelar uma história importante.

Um Far Cry com cara de Far Cry

Como dizemos acima, as missões e a história de Far Cry 5 estão muito bem desenvolvidas, deixando o jogador imerso no seu universo o tempo todo. Mas e a jogabilidade? Sim ela está tão divertida quanto antes, mas com boas melhorias e adições.

Primeiro, podemos criar nosso personagem com as características que quisermos, como roupas e cabelo, e também escolher se ele será homem ou mulher, uma novidade muito bem-vinda e que nos traz uma sensação ainda maior de estar dentro do jogo. Os protagonistas de Far Cry nunca foram muito carismáticos, pois sempre eram ofuscados pelos vilões, mas pelo menos agora temos algum motivo para nos importar um pouco mais com ele.

A jogabilidade está bem mais fluida e precisa, seja em modo furtivo eliminando os seus inimigos sem ser detectado ou ativando o modo Rambo, atirando e explodindo tudo no seu caminho. Far Cry 5 te dá diversas possibilidades de fazer isso, com um arsenal gigante de armas, veículos e consumíveis. E o melhor de tudo é que você pode usar tudo isso como bem entender, pois o jogo não te limita e te dá total liberdade para resolver os problemas do jeito que quiser.

O uso de armas também está muito bom, com uma mira precisa e com uma variedade ótima de opções. O mesmo pode ser dito dos veículos, seja por céu, terra ou mar, você terá diversas opções para se locomover por Hope County, e cada uma com uma ótima e divertida experiência de gameplay.

O sistema de vida também mudou em Far Cry 5. Antes era necessário pegar um monte de plantas para se curar, mas isso foi substituído pelo sistema de Kit-médico, que você encontra ou compra no mapa do jogo, que agora também tem a regeneração automática, mas lenta, da sua barra de vida ao longo do tempo. As plantas agora estão mais raras e servem apenas para a criação de algumas poções (velocidade, dano corpo a corpo, defesa…) que são totalmente opcionais.

Outra boa mudança, principalmente para quem tem um carinho especial pelos animais, é a falta da obrigatoriedade de matar os bichinhos. As suas peles dão uma boa grana quando vendidas para os vendedores e até mesmo existem algumas missões envolvendo caça, mas elas são opcionais. Matar uma determinada quantidade dos diversos tipos de animais também te dá pontos de vantagens, mas esses pontos também podem ser adquiridos de outras maneiras.

Os pontos de vantagens servem para liberar melhorias para o seu gameplay como mais vida, carregar mais munição ou mais espaços para armas, além de mecânicas como consertar carros ou usar wingsuit e o arpéu. Esses pontos são ganhos ao realizar missões, realizar desafios como matar com um determinado tipo de arma ou pessoa, e também são encontrados dentro dos locais de tesouro, dos quais falamos acima. Um ótimo sistema de progressão de personagem, que funciona de maneira bem natural com os acontecimentos da histórias e das atividades propostas em Far Cry 5.

Outra boa adição feita em Far Cry 5 foram as Guns for Hire, que são as mais diversas pessoas que você pode contratar para lutar ao seu lado. Elas não apenas te ajudam em combate e como distração para os inimigos, elas também trazem diálogos impagáveis e que valem a pena ser conferidos. No sistema você pode recrutar até três personagens dentre dezenas espalhados pelo mapa, mas também pode escolher entre nove especialistas, onde cada um possui missões que precisam ser resolvidas para que eles se tornem disponíveis para a sua equipe. As missões são muito boas e variadas e criam um vínculo ainda maior entre você e esses especialistas durante a jogatina. Mesmo que sejam 12 opções no total, você pode ter ao seu lado apenas duas dessas pessoas, mas você pode mudar a hora que quiser, só tendo que aguardar um tempo de espera para o caso deles serem derrubados em combate ou terem acabado de ser dispensados.

Cada um deles possuem estilos de gameplay diferentes, que variam entre as armas que carregam a até o tipo de veículos que comandam, o que deve ser bem analisado para cada situação, o que enriquece ainda mais a jogabilidade. Espere por todo o tipo de ajudantes, desde velhos conhecidos a até animais ultra fofos.

Você pode mandar que eles ataquem determinados inimigos ou se posicionar em um local específico, além de mandar eles te seguirem. Também são bem úteis para te levantar, caso você tenha se dado mal contra os edenetes. A IA é satisfatória, mas mescla momentos de total brilhantismo com uma burrice impressionante. Porém no geral se comporta muito bem.

Diversão com os amigos

Far Cry 5 também traz opções para quem quer jogar com os amigos ou outros jogadores aleatórios. Você pode ser a Guns for Hire do seu amigo ou ter ele como a sua, durante grande parte da campanha, já que algumas missões principais não permitem essa cooperação. Algo negativo é que a progressão fica restrita apenas ao host, o que certamente é uma limitação um tanto quanto decepcionante.

De outro lado temos o Modo Arcade, que se trata de um editor de mapas personalizado, que hospeda criações de toda a comunidade de jogadores de Far Cry 5, assim como também permite que você dê asas a sua imaginação e crie suas próprias loucuras. Esses mapas podem ser para um jogador, co-op ou multiplayer competitivo (até 3 jogadores), e existem as mais diversas opções de estilos de jogabilidade. Para acessar o modo basta ir no menu inicial do jogo ou achar as máquinas de Arcade espalhadas pelo mapa.

O editor é bem robusto e traz opções não apenas dos jogos da série Far Cry, mas também de outras da Ubisoft como Watch Dogs e Assassin’s Creed. Uma excelente alternativa, que aumenta o fator replay do jogo e incentiva que os jogadores permaneçam ativos mesmo após finalizar a campanha.

Gráficos e Som

Far Cry 5 está com um desempenho impressionante, com um vasto e vivo mundo aberto com vários e mínimos detalhes em cada lugar que passamos, seja na iluminação dos ambientes, na fluidez da água ou no cuidado com a modelagem dos personagens. O motor gráfico Dunia está melhor do que nunca e faz com que cada momento do jogo se comporte de maneira extremamente natural.

O Xbox One X possui, sem dúvidas, a melhor versão dos consoles, com 4K nativo, uma resolução que permite uma imagem mais nítida, assim como a visualização de objetos bem distantes. No Xbox One normal ele corre a 1080p, mas o resultado segue bem bonito, e não decepciona.

E os bugs? A Ubisoft conseguiu mais vez se sair muito bem e poucos são os bugs encontrados, e os que aparecem não estragam a experiência narrativa ou a jogabilidade.

A trilha sonora do jogo é deliciosa, seja nas canções instrumentais que dão um tom perfeito aos acontecimentos, sejam nas canções especialmente feitas para a seita do jogo, que funcionam como verdadeiros hinos religiosos e aumentam de maneira assustadora a imersão.

O jogo está totalmente localizado em português do Brasil e como sempre a Ubisoft dá a opção de escolher tanto o idioma do áudio quanto das legendas, deixando o jogador escolher o que mais lhe agrada. O trabalho de dublagem em português está maravilhoso, com vozes que combinam com os personagens e que conseguem trazer a real emoção do que se passa na tela. As vozes e interpretações originais estão igualmente incríveis, então escolha sem medo qual preferir.

Opinião

Far Cry 5 é, sem sombras de dúvidas, o melhor jogo que joguei até agora em 2018. Ele traz uma narrativa empolgante que realmente te faz querer saber mais e uma jogabilidade divertida que todo Far Cry merece. Ele flui bem desde o primeiro minuto e segue bem até o seu final, dando uma ótima sensação de descoberta e progressão aos jogadores. Ele é aquele tipo de jogo que te deixa com pena de terminar.

Assim como aconteceu com a franquia Assassin’s Creed, um tempo maior para o desenvolvimento, fez bem também para Far Cry 5 que aposta nas suas raízes, trazendo as mesmas mecânicas de sempre, mas com melhorias e uma história arrebatadora, que conseguiu, para mim, ser a melhor da série até o momento.

Pode até parecer que Far Cry 5 é mais do mesmo, mas ele traz mudanças que são suficientes para dar um ar novo à franquia.

Entenda nossas notas.

Clique e confira na Microsoft Store

Compartilhar.

About Author

Administradora de Empresas, mas apaixonada pelo mundo dos games e pelo Xbox!Fã da incrível e complexa franquia Halo e de seu icônico líder, o Master Chief. Também apaixonada por Dragon Age e seu universo magnífico. Ahhh e quem disse que Dark Souls não é divertido? :DSempre ligada nas notícias e novidades do lado verde da força!

Powered by keepvid themefull earn money