fbpx

Hellblade: Senua’s Sacrifice foi lançado originalmente em agosto de 2017, mas agora finalmente está chegando aos jogadores do Xbox One. O jogo do estúdio independente Ninja Theory traz um belíssimo visual com uma experiência de áudio ímpar no mundo dos games.

Se prepare para a aventura de Senua, que traz uma carga emocional forte e poderosa para sua história cheia de sentimentos de dúvida, medo e ansiedade, em uma profunda viagem à psicologia humana e os problemas relacionados à psicose, com um trabalho de pesquisa incrível realizado com pessoas que sofrem com a doença em com especialistas da área. E ainda tem mitologia nórdica no meio para completar o pacote.

Uma viagem pela mente humana

Toda a narrativa de Hellblade: Senua’s Sacrifice se passa dentro da mitologia nórdica e gira em torno de Senua, uma guerreira que deseja encontrar seu caminho para Helheim e resgatar seu amado das garras da deusa Hela. Trazer a mitologia nórdica também foi algo incrível, com pitadas deliciosas dessas histórias e personagens.

Esse mundo fantasioso é parte da luta na vida real de Senua, que é uma pessoa que sofre da doença mental conhecida como Psicose. A personagem acredita que sua condição é uma maldição, vinda de um mal conhecido como Escuridão. Algo que é representado o tempo todo com vozes e sussurros na cabeça de Senua, mostrando seus medos mais profundos e dramas do passado. Para que a condição de uma pessoa que sofre com Psicose fosse bem representada, o estúdio trabalhou em parceria direta com neurocientistas, especialistas em saúde mental e pessoas que sofrem da condição.

Durante sua jornada épica para vencer a Escuridão, Senua irá enfrentar inimigos e desafios para abrir caminho até Hela, mas a principal luta da personagem acontece dentro da sua mente, com constantes dúvidas sobre sua capacidade e sobre em quem e no que confiar durante suas provações. O jogo mesmo deixa claro diversas vezes que as batalhas reais não são vencidas apenas com espadas, mas com a mente. O que dá o tom perfeito para a jornada interior da personagem em meio aos seus colapsos psicóticos.

Foco para achar o caminho

A princípio Hellblade: Senua’s Sacrifice pode parecer como mais um Walking Simulator, onde você apenas irá andar e encontrar maneiras de avançar na história, mas não se engane, pois, o jogo é bem mais do que isso. O jogo é um Adventure onde você precisa resolver puzzles e derrotar inimigos para prosseguir.

Os puzzles estão presentes na forma de símbolos que você precisa achar nos ambientes para abrir determinadas portas. Você deve usar a habilidade de Foco da personagem para se concentrar e destacar esses símbolos no ambiente. Para isso o jogador precisa usar a sua própria percepção para sentir e se concentrar nos mínimos detalhes ao seu redor. Em algumas partes eles podem parecer difíceis ou até mesmo quebrar o ritmo do jogo devido à complexidade, mas lembre-se que o foco é importante para Senua e para todo o conflito existente em sua mente. Então se concentrar para achar o caminho é parte essencial na jornada da personagem e para a imersão do jogador.

O outro tipo de puzzle envolve desfazer ilusões que impedem a personagem de achar o caminho, também sendo importante a total percepção do ambiente e dos sons ao seu redor para mostrar portas, escadas, pontes… O jogo ainda possui Provações onde a personagem será testada ao máximo com seus sentidos e medos.

Aguente a pressão e lute como uma Valquíria

Outra parte importante de Hellblade: Senua’s Sacrifice é o seu combate. Sim, você terá que enfrentar inimigos poderosos e bosses épicos. Logo no início você encontra esses inimigos e inevitavelmente será derrotado, tudo para alertar que cada vez que Senua for morta a Escuridão irá avançar pelo seu corpo, e caso ela chegue à cabeça da personagem todo o progresso será perdido e apagado. Será uma pegadinha do estúdio? Eu não paguei pra ver. Só sei que essa pressão funciona bem e o impacto do alerta na tela aumenta bastante a pressão psicológica em não deixar Senua morrer em combate ou pelo ambiente. Algo que se encaixou perfeitamente com a proposta do jogo.

O combate no jogo é simples, mas desafiador. Você tem como dar ataques fortes e leves, bloquear, esquivar, se movimentar rapidamente e usar a habilidade do Foco. O Foco é o mesmo que você usa para se concentrar no ambiente, mas quando em batalha, ele pode carregar um medalhão na sua cintura, conforme você ataca os inimigos. Quando estiver cheio você pode atrasar o tempo e desferir mais golpes enquanto o inimigo está mais lento. Em Hellblade: Senua’s Sacrifice você deve saber a hora certa de atacar e de se defender, se sair batendo igual louco possivelmente será punido com a morte.

Os bosses trazem batalhas únicas que não só desafiam as habilidades do jogador, mas também na sua capacidade de entender o estilo de ataque de cada um deles. Só atacar não é o caminho do sucesso, pois cada um possui uma mecânica diferente para ser derrotado. Além disso, as vozes ajudam Senua durante as batalhas dando dicas valiosas. Mas cuidado, pois algumas delas estão na sua mente só para te ver cair.

Um jogo visceral e com uma experiência de áudio ímpar

Uma das primeiras coisas que impressionaram desde a apresentação de Hellblade: Senua’s Sacrifice foi a sua incrível qualidade gráfica. O jogo apresenta ambientes bem detalhados, com um trabalho de iluminação e sombras realmente impressionantes. Mais um resultado brilhante da Unreal Engine 4. Apesar de ser um projeto de um estúdio independente, o jogo traz um resultado digno, e até mesmo superior, do que muito jogo AAA do mercado.

Os ambientes mesclam paisagens coloridas, quentes, chuvosas e momentos sombrios, tudo isso em meio à hipnotizante mitologia nórdica e os ataques psicóticos da personagem. Senua também está incrivelmente detalhada, com uma captação facial impecável da atriz Melina Juergens, que deu vida e emoção para cada movimento, aumentando ainda mais a conexão com o jogador.

No Xbox One X o jogo possui suporte para HDR e resolução 4K. Além disso, o jogador pode escolher entre a versão com visuais aprimorados, priorizar a taxa de FPS ou priorizar uma maior resolução. Isso depende do gosto de cada um, eu joguei a maior parte do tempo com a primeira opção.

Mas nada se compara com todo o trabalho de áudio feito para Hellblade: Senua’s Sacrifice, que me proporcionou a maior experiência com áudio em games até o momento. Ele foi todo projetado para nos colocar na mente de Senua e aumentar monstruosamente a imersão. O estúdio Ninja Theory usou a tecnologia de som binaural 3D, o que faz com que sintamos as vozes e sons realmente ao nosso redor, trazendo um misto de tensão e até mesmo angústia durante o gameplay. Quando as vozes tomam conta da cabeça de Senua você se sente realmente dentro do mundo da personagem, proporcionando uma experiência realmente ímpar no mundo dos games.

Use fones de ouvido, para que se tenha uma real e total dimensão da grandiosidade do jogo.

Além disso, a trilha sonora do jogo traz o sentimento das histórias nórdicas com canções dos Vikings e Celtas em dialetos nórdicos e com vozes que te fazem viajar para os portões de Odin. O jogo está todo legendado e com menus em Português do Brasil, o que irá facilitar o entendimento de toda essa jornada profunda de Senua.

Opinião

Hellblade: Senua’s Sacrifice não é apenas um grande jogo, ele é uma experiência realmente impressionante. Ele apresenta belos gráficos e ambientes, uma história visceral, um combate desafiador e um trabalho de áudio impecável que te coloca dentro da mente perturbada da protagonista.

O trabalho dos desenvolvedores de tentar ao máximo colocar os jogadores dentro da mente de uma pessoa que sofre com distúrbios mentais e buscar mostrar como vivem essas pessoas, foi muito bem feito e também serve de alerta e conscientização para que o público entenda melhor como funciona o universo dessas pessoas.

Hellblade: Senua’s Sacrifice já se encontra em pré-venda na Xbox Live por apenas R$ 59,00, mas ainda tem desconto especial para quem comprar antes do lançamento, que acontece no dia 11 de abril.

Entenda nossas notas

Clique e confira na Microsoft Store
Compartilhar.

About Author

Administradora de Empresas, mas apaixonada pelo mundo dos games e pelo Xbox!Fã da incrível e complexa franquia Halo e de seu icônico líder, o Master Chief. Também apaixonada por Dragon Age e seu universo magnífico. Ahhh e quem disse que Dark Souls não é divertido? :DSempre ligada nas notícias e novidades do lado verde da força!

Powered by keepvid themefull earn money