fbpx

Ys Origin marca a estréia da série no Xbox One. Lançado originalmente para PC em 2006, Ys Origins é um prequel que se passa 700 anos antes dos eventos de Ys I & II.

Será que este clássico JRPG ainda é relevante para os padrões atuais? Confira em nossa análise.

Em busca das deusas perdidas

Ys Origin conta a história das deusas Reah e Feena, que comandavam as terras de Ys. Certo dia, demônios surgiram trazendo morte e devastação por onde passavam. Após salvar seu povo das garras dos demônios, as deusas gêmeas acabam desaparecendo. O povo sabia que era preciso encontrá-las, caso contrário Ys não resistiria a um novo ataque. Após procurar em todos os lugares, um único local não foi investigado: A Torre Negra dos Demônios.

Salve as deusas gêmeas!

Para encontrar as deusas os jogadores contam inicialmente com dois personagens a disposição, Yunica Tovah ou Hugo Fact. Um terceiro personagem se torna disponível após o término do jogo. Apesar do objetivo ser o mesmo, cada personagem traça sua própria história na busca das deusas. É muito bacana ver cada um deles crescendo durante a aventura.

Jogabilidade

Cada um dos personagens possui habilidades distintas.  Yunica é uma guerreira especialista em combate a curta distância, usando um machado e espada como armas. Hugo é um mago que usa seu bastão para lançar projéteis letais a longas distâncias.

Hugo é bem fanfarrão. Sempre tirando sarro de seus oponentes

A jogabilidade é frenética. Durante a análise escolhi Hugo e tive a sensação de estar jogando um shooter, criando chuvas de magias contra meus inimigos. Mas Ys Origin ainda é um JRPG e se o jogador não tiver o nível necessário para derrotar seus inimigos, os ataques se tornam inúteis. Após algumas horas derrotando inimigos senti um quê de repetição, usando somente o botão de ataque e desviando dos inimigos. Mas conforme avançava na história, Hugo ganhava novas habilidades que, além de possibilitar novas estratégias de ataque, eram essências para resolver quebra-cabeças.

O jogo possui uma ótima variação de cenários

Uma das coisas mais bacanas em Ys Origin é que os desenvolvedores incentivam a exploração do mapa. E na segunda batalha contra boss isso ficou bem evidente. Em determinada fase da batalha, o boss transformava-se em pequenos morcegos velozes e começavam e me perseguir. Após derrotá-lo, explorei um pouco o andar em que ele se encontrava e descobri um item que concedia a habilidade de correr a Hugo. Fiquei com uma cara de tacho em pensar que passei perrengue à toa se tivesse explorado bem o cenário antes da batalha.

Gráficos e Som

Estamos falando do remaster de um jogo de 2006. Os gráficos não são um primor, podendo ser rodado em celulares intermediários, mas também não são feios. Ys Origin possui uma câmera isométrica com cenários em 3D e personagens 2D.

A batalha contra chefes são bem boladas

A parte sonora é competente. As músicas orquestradas lembraram-me de épocas onde os JRPGs estavam em alta no ocidente. Ritmos mais agitados acompanham as batalhas frenéticas ou melodias mais pesadas para momentos impactantes na história. Tudo se encaixa de forma magistral.

Infelizmente Ys Origin não está localizado em nosso idioma. Isso acaba dificultando um pouco as coisas na hora de resolver alguns puzzles.

Opinião

Ys Origin é uma ótima adição para o gênero JRPG no lado verde da força. O jogo revigora um gênero que parece esquecido nos tempos atuais. Com uma ótima história e protagonistas marcantes, vale a pena se aventurar no mundo de Ys.

Já virei fã da série e espero que mais jogos cheguem ao Xbox One.

Entenda nossas notas

Clique e confira na Microsoft Store
Compartilhar.

About Author

Aficionado pela cultura geek. Se o cinema é a sétima arte, os games são a oitava. Entrou no mundo dos consoles no NES e desde então vem acompanhando a geração dos games até o Xbox One. Caçador de indies, nas horas vagas tenta ser biólogo.

Powered by keepvid themefull earn money