fbpx

TERA Online é um dos MMORPG de maior sucesso no mundo, ele foi lançado originalmente em janeiro de 2011 e permanece até hoje entre um dos jogos mais jogados do gênero. Depois de uma longa caminhada no PC, o jogo finalmente chegou aos consoles, com uma versão toda redesenhada e reconstruída, que traz todo o mundo expansivo do jogo, assim como uma conversão do True Action Combat, além do seu estilo único que mistura 50% MMORPG e 50% Jogo de Ação. O jogo é uma criação da Blue Hole Studio, com distribuição da En Masse Entertainment.

Será que TERA Online consegue conquistar os amantes de MMORPG nos consoles ou os sete anos de existência prévia no PC desgastaram o jogo? Vamos descobrir juntos nessa análise.

Uma história que surpreende

Como já é de conhecimento geral, geralmente a história em jogos do estilo MMORPG fica em segundo plano, pois o foco sempre é o gameplay, que deve ser divertido e com muito conteúdo, para prender os jogadores por anos. TERA Online me surpreendeu muito nessa quesito, pois traz uma história que se desenvolve bem, traz reviravoltas impressionantes e uma série de cutscenes para deixar tudo ainda mais detalhado. Da maneira como foi colocado, o jogador se sente motivado e envolvido na trama. A imersão só não é aumentada por causa da irritante demora no carregamento das texturas nessas cenas.

A narrativa de TERA Online traz dois seres, Arun e Shara, que são titãs de poder inimaginável, e que vivem em um vazio sem forma. De alguma maneira, eles adormeceram e começaram a sonhar. Enquanto dormiam, o Reino Exilado de Arborea começou a se manifestar ao redor deles e ganhar vida. Desse sonho, os primeiros doze habitantes da mundo de TERA Online surgiram pouco antes de uma terrível guerra entre eles. Os mortais e deuses lutaram entre si em grandes guerras divinas, deixando a maioria dos deuses mortos, presos ou diminuídos de outra forma. Até mesmo algumas das espécies mortais foram eliminadas; no entanto, outros surgiram e hoje, a maioria das raças do TERA formam uma aliança lutando contra ameaças além do seu mundo. Nessa nova era dos mortais um novo conflito surgiu, uma raça de máquinas vivas conhecida como Argons está tentando invadir Arborea e o seu objetivo é a completa erradicação e assimilação de toda a vida orgânica.

As missões são super interessantes e estão longe de deixar o jogo monótono, cada uma com suas particularidades. As áreas também são bem diversificadas, assim como os inimigos dentro de cada uma delas. As dungeons também trazem mecânicas e histórias bem bacanas, o que evita que TERA Online se torne enjoativo. O jogo tem missões, monstros, animais de estimação, montarias, crafting, coleta, masmorras, PvP e tudo o mais que você encontra em um MMORPG típico e de qualidade.

Personagens e progressão

As classes de TERA Online são bem diversificadas e conseguem agradar todos os tipos de jogadores, cada uma com personalidades, habilidades e combos distintos, o que traz ótimas possibilidades de gameplay. Também existe um sistema de Glyphs que melhora as habilidades e as adaptam para um determinado estilo de jogo, seja mais focado no ataque, na defesa ou no suporte. Isso expande as possibilidades de cada classe, fazendo com que o jogador jogue da maneira que se sinta mais confortável. TERA Online possui, por enquanto, oito classes (Archer, Berserker, Lancer, Mystic, Priest, Slayer, Sorcerer, Warrior), mas ainda existem mais três (Gunner, Ninja, Valkyrie) que ainda estão limitadas ao PC, algo que foi bem decepcionante para o lançamento do jogo, pois esperava-se a seleção completa de classes.

A customização também me agradou bastante com real distinção para as roupas, de acordo com a raça que você escolha. Algumas raças e gêneros só podem ser jogados por algumas classes específicas. Os personagens na sua quase totalidade são bem sensuais e as roupas potencializam isso, é aquela velha premissa de quanto mais poderosa a armadura, menos ela esconde. Mas isso não chega a incomodar, pois a câmera não está muito próxima a maior parte do tempo.

As raças também são variadas e também oferecem benefícios próprias as suas origens. Os Amani são parecidos com dragões. Os Popori são animais ultra fofos. Os Castanic são uma raça tribal sensual que possui chifres exóticos. As Elin são pequenas criaturas que parecem que saíram de dentro de um Anime. Os Baraka, que são seres bem grandes e intelectuais. E por fim, temos os seres Humanos.

O sistema para a realização de missões e dungeons para subir até level máximo, que é 65, também é bem fácil e intuitivo, e o jogo ainda recompensa o jogador com boosters de experiência para facilitar essa escalada. TERA Online traz um sistema dinâmico, que mistura missões da história de diversos tipos, com dungeons, atividades diárias e modo PvP. A quantidade de masmorras também é algo para se destacar, pois são muitas e bem diferenciadas, com recompensas variadas para incentivar o grind por elas. No End Game ainda existem as versões Hard de algumas masmorras que trazem mais desafios e mecânicas, para colocar as habilidades dos jogadores em teste.

O modo PvP se divide em dois modos, o terrível Kumas Royale que nos coloca pele de um Kuma, que um personagem gigante, com fraldões e chupeta, onde aquele que conseguir derrotar o Kuma Boss do outro time ganha. Nesse modo, o trabalho de equipe é fundamental. Apesar de recompensar com bons prêmios e experiência, não é algo que u tenha gostado muito de fazer, pois o jogo possui atividades bem mais interessantes para serem realizadas. Já nas outras arenas do Battleground existem modos que consistem em invadir o forte inimigo e destruí-lo, eliminar outros jogadores e por ai vai. Não chega a ser uma parte muito interessante do jogo, mas está presente para quem curte e quer mais opções.

TERA Online, como todo MMORPG, incentiva que você jogue com seus amigos ou faça amigos para a realização das Dungeons, principalmente as mais avançadas, onde, em algumas, é obrigatória a organização de um grupo prévio. No entanto o jogo também proporciona uma experiência solo bem agradável, com grande parte do conteúdo sendo acessível para jogadores solo e com muitas atividades com matchmaking disponível.

Vale lembrar que existe dois tipos de mapas do mundo para os jogadores se aventurarem, com servidores focados no PvE e alguns com PvP ativo o tempo todo, onde você não enfrenta apenas inimigos do jogo, mas pode ter que lidar com outros jogadores também.

Um combate deliciosamente viciante

Primeiro, preciso destacar o trabalho incrível dos comandos do jogo para o controle e com uma jogabilidade decente, pois ficou realmente intuitivo e fácil de administrar. Os menus também estão ótimos, muito bem distribuídos e bem explicativos. No entanto, o grande destaque de TERA Online é o seu combate focado na ação que marca a sua jogabilidade e faz as batalhas ganharem vida, tornando a jornada bastante dinâmica e divertida.

Você se sente sempre como parte ativa dos combates sendo o dono dos seus movimentos, algo que tornam as batalhas extremamente viciantes e dá gosto de enfrentar os inimigos. O sistemas de chains dos combos também foram muito bem pensados para os consoles, deixando todo o sistema de combos ainda mais dinâmico.

Sistema monetário

Todo jogo free-to-play precisa ganhar dinheiro de alguma forma, e para isso sempre colocam a venda itens e moedas para serem comprados com dinheiro real. Esses itens geralmente são bem tentadores e em TERA Online isso não é diferente. O jogo vende pacotes com montarias, assinaturas Elite e com a moeda EMP, que serve para comprar itens cosméticos e consumíveis. No geral são itens que não influenciam na jogabilidade, e os que influenciam podem ser comprados com o Gold ganho dentro do jogo, então não temos aqui um caso clássico de Pay-to-Win, pois mesmo que existam esses consumíveis eles não possuem um impacto muito grande e podem ser conquistados no jogo.

A assinatura Elite, traz grandes vantagens, principalmente para quem está subindo de level, pois oferece booster de XP ativo na conta, além de Booster de Gold, o que aumenta consideravelmente a fortuna do jogador. Além disso, os assinantes podem abrir uma caixa elite e consumível por dia, que podem vir itens diversos. Outra facilidade é ganhar diariamente ticket para resetar as instâncias e conseguir realizar mais Dungeons por dia. Benefícios que valem valer a assinatura para quem pretende jogar por muito tempo.

Infelizmente, TERA Online não está disponível na Xbox Live BR, dessa forma é necessário mudar a região do seu console para US para conseguir baixar o jogo e também realizar a compra desses pacotes, EMP e assinaturas, o que é algo realmente decepcionante, pois não só demonstra que o estúdio e a publicadora não se preocuparam com o grande mercado da América Latina, como também transpareceu que não somos uma prioridade para eles.

No geral, TERA Online consegue equilíbrio para quem pretende investir mais no jogo, quanto para aqueles que preferem jogá-lo totalmente de forma gratuita.

Gráficos e Som

TERA Online é realmente um jogo bonito graficamente, com lugares incríveis de se visitar, com cada um trazendo uma nova sensação. Cada área traz seu próprio tema, mostrando a vida das pessoas que vivem naquele lugar, com atenção meticulosa aos detalhes. Os ambientes são realmente enormes, sejam nas partes externas, ou nas incríveis e misteriosas ambientações internas. Os itens também são bem detalhados e com características bem interessantes, que realmente destacam a histórias de cada raça e classe.

O ponto negativo em TERA Online, que eu havia notado nos testes e permanece nessa versão final, é que o jogo ainda sofre com problemas de framerate e no carregamento das texturas, e essas otimizações se fazem necessárias para melhorar desempenho do jogo nos consoles, que obviamente pode melhorar. Felizmente, apesar de irritantes, esses problemas não estragam a experiência geral dos jogadores.

A trilha sonora é excelente e consegue transmitir para o jogador o real sentimento do mundo de fantasia no qual ele está se aventurando. Cada tema se encaixa perfeitamente com as situações e os sons emitidos pelas ataques e gritos de combates, que são realmente imersivos. As canções de TERA Online foram compostas por dois veteranos da indústria de games, Rod Abernathy e Inon Zur, que realizaram trabalhos incríveis em jogos como Dragon Age e Fallout 3.

As vozes são interpretadas de maneira satisfatória e conseguem passar bem o que vemos na tela. Infelizmente, o jogo está todo em inglês, tanto as legendas quanto os menus, o que pode ser uma barreira para quem não conhece o idioma, mas se souber o básico já consegue se virar de boa.

Opinião

TERA Online é quase que obrigatório para quem curte o gênero nos consoles, pois os desenvolvedores conseguiram manter a essência do jogo nascido no PC, mas mantendo toda a sua dinâmica do combate focado na ação. Além disso, o jogo possui uma quantidade insana de atividades variadas que consegue prender o jogador, e o mantêm incentivado em continuar a se aventurar pelo seu universo para ficar cada vez mais forte.

O jogo ainda sofre com problemas de desempenho, mas espera-se que isso seja melhorado com o tempo. A falta de localização e da existência do jogo na Xbox Live BR também é algo bem decepcionante, mas que a En Masse Entertainment promete resolver em breve.

No geral, TERA Online se posiciona como a melhor opção no Xbox One na atualidade para os jogadores que curtem MMORPG ou que buscam um jogo free to play para ficar preso durante um bom tempo.

Entenda nossas notas

Clique e confira na Microsoft Store
Compartilhar.

About Author

Administradora de Empresas, mas apaixonada pelo mundo dos games e pelo Xbox!Fã da incrível e complexa franquia Halo e de seu icônico líder, o Master Chief. Também apaixonada por Dragon Age e seu universo magnífico. Ahhh e quem disse que Dark Souls não é divertido? :DSempre ligada nas notícias e novidades do lado verde da força!

Powered by keepvid themefull earn money