fbpx

A Square Enix Collective é uma divisão da gigante japonesa voltada a ajudar novos desenvolvedores a brilhar. Graças a iniciativas como essa é que jogos como Forgotton Anne, um belo jogo de aventura, que parece ter saído direto dos estúdios Disney, veem a luz do dia. Confira agora nossas impressões.

A terra dos Esquecidos

A aventura de Forgotton Anne se passa no mundo de Forgotten Lands, uma terra onde vivem os Forgotlings, nome dado aqueles que são esquecidos e perdidos pelos seus donos. Brinquedos velhos, cartas, geladeiras ou qualquer objeto esquecido são transportados para esse lugar.

A heroína Anne

O jogador assume o papel de Anne, pupila de Bonku, governador de Forgotten Lands. Curiosamente, Anne e Bonku são os únicos humanos entre os Forgotlins. Mestre Bonku, como é comumente chamado, trabalha para criar um portal capaz de levar todos de volta ao mundo real, enquanto Anne é responsável em manter a ordem no reino de Forgotten Lands.

Mestre!

Tudo ocorria bem, até que um grupo de Forgotlins rebeldes ataca a estação de energia do reino. Anne é ordenada a restaurar a energia e acabar com o grupo de rebeldes. Conforme Anne se aprofunda em sua investigação, uma conspiração é descoberta que promete mudar tudo no qual ela acreditava.

Pense bem antes de fazer uma escolha

Forgotton Anne é um daqueles jogos em que o ponto forte é sua narrativa. Conforme a história vai se desenrolando, o jogador se vê preso em uma trama com escolhas morais que inicialmente podem não fazer diferença, mas podem acabar o assombrando no futuro.

Jogabilidade

Apesar de claramente focar na narrativa, Forgotton Anne ainda é um jogo plataforma investigativo. O jogador irá resolver muitos quebra-cabeças e ir atrás de coletáveis. Em alguns momentos será preciso escalar prédios, pular entre sacadas e perseguir forgotlins, mas são momentos bem raros.

Puzzles estarão presentes em boa parte da jornada

Apesar de ter comandos simples como correr e saltar, a execução é um pouco imprecisa. Principalmente em momentos que é preciso saltar com Anne. O jogador pode acabar se frustrando em momentos de perseguição.

Gráfico e Som

Forgotton Anne possui gráficos de animação, com todos os personagens desenhados a mão. Como já mencionado anteriormente, os forgotlins parecem ter saído de uma animação Disney, mostrando o esforço dos desenvolvedores em trazer algo de qualidade, que também fizeram bom uso da paleta de cores, indo da escura e cinzenta área industrial até as coloridas e iluminadas ruelas de Forgotten Lands.

Um Dollynho, por favor…

Com uma trilha sonora decente, o destaque fica por conta da dublagem do jogo. A performance dos dubladores é excelente, dando vida aos personagens de forma marcante. Infelizmente, o jogo não está localizado em nosso idioma. Bola fora da Square Enix.

Opinião

Forgotton Anne é um ótimo exemplo do motivo pelo qual os desenvolvedores indies estarem em ascensão. A aventura de Anne pode parecer um pouco clichê no início, com a heroína que precisa salvar um mundo mágico, mas conforme avançamos o jogo vai explorando aspectos mais sombrios. Uma vez esquecido, será que vale a pena voltar ao mundo real?

Os pontos fracos ficam por conta da jogabilidade, mais precisamente no comando de pulo. Chega a irritar em alguns momentos, mas sem atrapalhar a experiência como um todo, e na falta de, ao menos, legendas em português.

Entenda nossas notas

Clique e confira na Microsoft Store
Compartilhar.

About Author

Aficionado pela cultura geek. Se o cinema é a sétima arte, os games são a oitava. Entrou no mundo dos consoles no NES e desde então vem acompanhando a geração dos games até o Xbox One. Caçador de indies, nas horas vagas tenta ser biólogo.

Powered by keepvid themefull earn money