fbpx

Quando o primeiro State of Decay foi lançado para Xbox 360, ninguém imaginava que a Undead Labs conseguiria criar uma experiência tão singular. Com State of Decay 2 a pequena desenvolvedora tenta expandir todos os conceitos do primeiro jogo. Será que ela conseguiu?

De volta ao fim do mundo

Já se passaram cinco dias desde que montamos a primeira base nas planícies. O estoque de remédios está baixo, então resolvo sair em busca de mais. Ao sair, lembro de fechar o portão para não facilitar a vida dos zumbis. Vasculho residências abandonadas nas redondezas sem sorte, é preciso me arriscar e me distanciar ainda mais do lar. Encontro uma farmácia, mas está infestada de zumbis. Para piorar um berrador está no meio. Não posso deixá-lo gritar e chamar mais atenção indesejada. Limpo o local e encontro um estoque de remédios, finalmente o prêmio desejado. Ao retornar para base, infelizmente as coisas parecem ter piorado, alguém roubou nosso estoque de comida e todos estão morrendo de fome.

A civilização precisa prosperar

O trecho acima mostra uma pequena dose da minha experiência em State of Decay 2. Minha comunidade de sobrevivente passou por poucas e boas. Sofremos o ataque de uma horda de zumbis, fomos chantageados por outros sobreviventes, executei um anarquista e ainda o vi se transformar em um zumbi. State of Decay 2 é tudo isso, um sentimento constante de insegurança e um pouco mais.

Momentos de terror a frente

Apesar de ter uma experiência prévia com o primeiro jogo, no primeiro momento fiquei perdido devido a chuva de informações que recebi. Novas construções para base, novas armas, itens etc. Mas logo estava de volta aos trilhos. Após essa adaptação, é como se estivesse jogando o primeiro jogo com gráficos bem melhores e mecânicas ainda mais sólidas.

Sobrevivendo ao apocalipse zumbi

O primeiro State of Decay apostava em elementos de sobrevivência como foco do jogador. A coleta de recursos para sua comunidade era tão importante quanto acabar com zumbis. A história servia apenas de pano de fundo, sem momentos marcantes.

State of Decay 2 segue a mesma pegada, só que com um leque maior de opções. Primeiro é preciso achar um local para transformá-lo em seu lar. Então construir cômodos essências para os sobreviventes, como uma enfermaria, horta, cozinha etc. Após resolver a situação das acomodações, é preciso buscar recursos para manter seu grupo de sobreviventes satisfeito.

Não deixe um berrador…berrar!

O jogador gastará boa parte do seu tempo explorando o mapa em busca de recursos. Pode não parecer, mas essa é uma das atividades mais perigosas do jogo. Assim como na franquia The Walking Dead, os zumbis de State of Decay são sensíveis ao som. Correr, atirar, bater ou qualquer outra ação emite um raio de ruído em volta do jogador. Quando mais ruído fizer, mais zumbis serão atraídos.

Imagine que você está com pressa e decide correr para chegar ao seu destino. Qualquer zumbi dentro do raio de ruído irá atrás de você e, caso o jogador não cuide dos zumbis, existe a possibilidade de uma horda ser formada! Cada ação deve ser bem pensada para evitar que um sobrevivente tenha um final trágico. Quando falo trágico, é trágico mesmo. O jogo possui um sistema de morte permanente. Então se bobear, aquele seu querido personagem com level alto pode ir a sete palmos do chão, se levantar e você terá que matá-lo com outro sobrevivente.

Convivendo com outros sobreviventes

Uma grande novidade em State of Decay 2 é a maior interação com NPCs. Enquanto no primeiro jogo você encontrava grupo de sobreviventes que podiam ou não ser recrutados, agora existem comunidades independentes com as quais você pode criar uma relação. A relação do seu grupo com estas comunidades dependerá diretamente das ações que o jogador tomar. Ajude uma comunidade com um problema e você terá novos aliados. Ignore-os e ganhe novos inimigos, como se os zumbis já não fossem o bastante.

Matar um infectado ou procurar achar uma cura?

Logo que o jogador monta sua base, objetivos começam a pipocar na tela. Objetivos da sua comunidade (história), objetivos de algum sobrevivente específico (secundário) e objetivos de outros grupos (secundário). Os objetivos da comunidade vão influenciar diretamente na moral do seu grupo. O mesmo serve para um sobrevivente específico. Já objetivos de outros grupos vão ajudar a criar aliados no jogo. Houve um episódio no qual um grupo de sobreviventes contatou nossa base pedindo remédios. Ao invés de dar remédios da nossa base, resolvi procurar pelo ambiente e então entregá-los. Logo que completei o objetivo o grupo pediu para formamos uma aliança. Mas nem tudo são rosas. Certa vez, um grupo diferente de sobreviventes quis negociar munição. Durante as negociações acabei não concordando com o preço cobrado, então o grupo se tornou hostil. Matei dois integrantes e o último se rendeu, implorando pela sua vida. Poupei-o em troca de toda a munição que o grupo tinha.

Haverá momentos em que o jogador terá de tomar decisões difíceis. Afinal, não dá para agradar a todos.

Erradicando zumbis com amigos

De longe, o pedido mais realizado pela comunidade era a opção de um modo cooperativo. Logo que o primeiro jogo foi lançado, a Undead Labs informou que, caso ele fosse um sucesso, trabalharia em uma sequência com esta opção. E então State of Decay 2 foi lançado. Já vou adiantando que sua vida será facilitada imensamente com a ajuda de outros jogadores.

A união faz a força

Durante minha aventura solo, houve um momento em que era preciso acabar com um núcleo pestilento. A tarefa é extramente perigosa caso você não tenha bons equipamentos. Armas de fogo, bombas, etc. Quando entrei na sessão de outro jogador, coincidentemente ele estava fazendo a mesma missão. Eramos quatros integrantes, as condições estavam perfeitas para meu experimento. Tudo foi realizado rapidamente, sem sufoco algum. Enquanto dois atacam o núcleo, os outros ficavam protegendo a retaguarda de eventuais zumbis, não eram poucos, que se aproximavam. Voltamos para a base para finalizar a missão e tive de sair do jogo. No dia seguinte, logo que entrei no meu mundo estava um aviso com as premiações que recebi por ter ajudado na sessão de outro jogador.

Para jogar em modo cooperativo é extremamente simples. Você pode convidar seus amigos diretamente no menu para entrar em sua sessão. Caso você não tenha amigos (forever alone), você pode soltar um sinalizador para que outros jogadores possam ingressar em sua sessão, e vice versa. Então pode reunir a galera para relaxar explodindo cabeças de zumbis.

Jogabilidade

Uma dos maiores destaques do primeiro State of Decay era a sua jogabilidade. Combates, coleta de recursos e ataques furtivos. E isso tudo está tudo aqui, mas de forma aprimorada. Os elementos de RPG também estão mais aprofundados, podendo criar árvores de habilidades. Quem jogou o primeiro jogo se sentirá em casa.

Diferente de muitos jogos do gênero, em State of Decay 2, não controlamos nenhum exterminador de zumbis, mas pessoas comuns. Elas sentem fome, sono, cansaço e podem sofrer ferimentos letais e até serem infectados pela peste sanguínea (nome dado a doença que transforma humanos em zumbis). Por isso, dificilmente você controlará um único personagem, pois sua barra de saúde e energia caem conforme você leva dano ou realiza muito esforço. Por isso é bom fazer um rodízio com seus sobreviventes, assim você vai subindo o nível de cada um, descobrindo novas formas de jogar e fortalecendo seu grupo.

O jogador também pode recrutar novos sobreviventes, afinal qualquer ajuda é bem vida quando zumbis atacam sua base. É sempre bom procurar formar um grupo heterogêneo, afinal um cozinheiro não vai ser a melhor escolha para tratar dos feridos, né?! Quando um destes sobreviventes chega a um certo nível, ele poderá ser nomeado a líder do grupo. Dependendo dos atributos desse sobrevivente, sua base receberá diferentes tipos de bônus.

Os pontos de influência também estão de volta. Funcionando como a moeda local, é preciso ter pontos de influência para adquirir novas bases e trocar itens com outros NPCs. Você adquire influência completando objetivos, matando zumbis e acabando com núcleos pestilentos.

Falando em núcleos pestilentos, aquele amontoado de corpos bem bizarro, erradicá-los é meio que o objetivo principal. O jogador irá explorar os mapas para encontrá-los e então eliminá-los. Conforme você vai destruindo-os, eles vão ficando ainda mais desafiadores, com mais zumbis aparecendo para protegê-los. Imagine um Colossal (AQUELE GORDÃO), conhecido domo Juggernaut, no meio de uma horda de zumbis. Então, pode ser uma boa chamar a cavalaria.

Infelizmente, nem tudo são flores na “zumbilândia“.  Apesar de State of Decay 2 ter melhorado vários aspectos do primeiro jogo, existem algumas ressalvas. Ao explorar o mapa, seu personagem pode pular muros e janelas, caso não estejam muito altas. A animação acontece automaticamente. Mas caso você queria pular uma rocha da altura do seu joelho, o mesmo não ocorre. Seu personagem fica travado ali, obrigando a dar a volta na rocha. Tiveram momentos que precisei cortar caminho para chegar mais rápido a minha base, e no meio do trajeto existiam diversos pedregulhos. Nem perdi tempo tentando pular, sabendo que não seria possível.

Gráficos e Som

State of Decay 2 apresenta um salto gráfico gigante se for comparado ao primeiro jogo. Diga adeus aos imensos vazios e aprecie a paisagem. Houve momentos em que pude apreciar o por do sol em meu carango, enquanto zumbis iam sendo atropelados no caminho. Também vi uns bugs bem bizarros nesses passeios. Animações bugadas ao entrar no carro. Zumbis que caiam do céu. Nada que prejudicasse a jogatina, mas a sensação de que faltou um polimento era evidente. Com atualizações futuras certamente estes bugs serão sanados.

Zumbis também tem problemas com gases

A parte sonora é decente. O jogador passará boa parte do jogo ouvindo grunhidos de zumbis, tiros ou cabeças explodindo. State of Decay 2 está legendado em pt-br, sem dublagem em nosso idioma dessa vez. Vale notar que quem legendou acabou usando alguns termos pouco usuais.

Opinião

State of Decay 2 era aquilo que os fãs estavam esperando desde o lançamento do primeiro jogo. Um verdeiro jogo de sobrevivência em um apocalipse zumbi. Administrar sua comunidade enquanto acaba com zumbis nunca foi tão bom. Junte seus amigos e serão várias horas de diversão garantida

A existência de alguns bugs acaba tirando o brilho do jogo, mostrando que ainda estava um pouco cedo para seu lançamento. É bem provável que atualizações futuras acabem resolvendo estes pequenos problemas.

 

Entenda nossas notas

Clique e confira na Microsoft Store
Compartilhar.

About Author

Aficionado pela cultura geek. Se o cinema é a sétima arte, os games são a oitava. Entrou no mundo dos consoles no NES e desde então vem acompanhando a geração dos games até o Xbox One. Caçador de indies, nas horas vagas tenta ser biólogo.

Powered by keepvid themefull earn money