fbpx

Tempest era um jogo de Arcade desenvolvido pela Atari na década de 80, quando foi lançado.

Os jogos da época não possuíam muitos recursos, principalmente nos quesitos sons e gráficos. Sendo assim a dupla de Gales, da Llamasoft resolveu refazer e acrescentar novidades no jogo, rebatizando para Tempest 4000. A Atari ficou responsável pela distribuição.

Trata-se de um jogo de nave bem psicodélico, com gráficos baseados em fractais, linhas proporcionando a sensação de profundidade, com uma trilha sonora bem Techo-Trance, com direito a 37 faixas de músicas, que ficam alternando durante o gameplay. Todas as músicas encontram-se disponíveis no menu de Extras, com seus respectivos créditos.

Você controla uma “garra”, Claw, que atira nos inimigos que sobem em grupos as paredes, tentando agarrá-lo. Durante o gameplay são disponibilizados Power Ups, que devem ser coletados para aumentar seu poder de fogo e até novos poderes como pular.

Nada mais é do que um jogo shoot’em down, aonde a estratégia é não deixar os inimigos subirem até o topo, tornando-se mais difícil desviar e matá-los. Os cenários vão se alterando, às vezes em formato de círculo, plano, em forma de U, etc.

Veja nosso gamplay de algumas fases:

Como nos arcades antigos, o jogo é desafiador, e a cada gameplay os inimigos se comportam diferentes da última vez. E claro, não poderia faltar um Leaderboard, com opções de ranking globais e de amigos. Ficaria perfeito se o nome a ser colocado no ranking fosse com apenas 3 letras.

O jogo teve grande evolução nos gráficos, além das linhas mais precisas, um fundo de tela dinâmico, ajuda a criar uma atmosfera mais psicodélica, ainda em conjunto com a trilha sonora. Veja um comparativo entre o novo jogo e o original, lado a lado. A evolução é notável.

Com controle simples, movimente Claw com o Direcional Analógico (LS) ou D-Pad, atire com A, quando estiver carregada utilize B para soltar a bomba inteligente, assim que tiver o poder de pular, utilize RT. Para simples, mas as vezes o simples acaba complicando.

Conclusão

Trata-se de uma boa readaptação de um jogo que não diria clássico, mas que teve seu auge e importância nos Arcades dos anos 80, muitos jogadores atuais acharão um pouco desafiador demais, mas para jogadores raiz de Arcade será diversão garantida ou controles quebrados na parede 🙂 Infelizmente só encontra-se disponível na Live US.

Entenda nossas notas

Clique e confira na Xbox Store
Compartilhar.

About Author

Aficionado por games, comecei cedo: Intellivision -> MSX -> PC -> Xbox 360 / PS3 / PSP -> Xbox One. Fã de Fallout, Bioshock, Assassin's Creed, Mass Effect, Borderlands, Skyrim, Just Cause, Dead Island, Gears of War, Far Cry, Halo, GTA entre outros. Também aficionado por séries de TV, NFL (GO GIANTS!), NBA (Go Lakers), Futebol (Fluminense).

Powered by keepvid themefull earn money