Ícone do site Xbox Power

Análise: Tempest 4000

Tempest era um jogo de Arcade desenvolvido pela Atari na década de 80, quando foi lançado.

Os jogos da época não possuíam muitos recursos, principalmente nos quesitos sons e gráficos. Sendo assim a dupla de Gales, da Llamasoft resolveu refazer e acrescentar novidades no jogo, rebatizando para Tempest 4000. A Atari ficou responsável pela distribuição.

Trata-se de um jogo de nave bem psicodélico, com gráficos baseados em fractais, linhas proporcionando a sensação de profundidade, com uma trilha sonora bem Techo-Trance, com direito a 37 faixas de músicas, que ficam alternando durante o gameplay. Todas as músicas encontram-se disponíveis no menu de Extras, com seus respectivos créditos.

Você controla uma “garra”, Claw, que atira nos inimigos que sobem em grupos as paredes, tentando agarrá-lo. Durante o gameplay são disponibilizados Power Ups, que devem ser coletados para aumentar seu poder de fogo e até novos poderes como pular.

Nada mais é do que um jogo shoot’em down, aonde a estratégia é não deixar os inimigos subirem até o topo, tornando-se mais difícil desviar e matá-los. Os cenários vão se alterando, às vezes em formato de círculo, plano, em forma de U, etc.

Veja nosso gamplay de algumas fases:

Como nos arcades antigos, o jogo é desafiador, e a cada gameplay os inimigos se comportam diferentes da última vez. E claro, não poderia faltar um Leaderboard, com opções de ranking globais e de amigos. Ficaria perfeito se o nome a ser colocado no ranking fosse com apenas 3 letras.

O jogo teve grande evolução nos gráficos, além das linhas mais precisas, um fundo de tela dinâmico, ajuda a criar uma atmosfera mais psicodélica, ainda em conjunto com a trilha sonora. Veja um comparativo entre o novo jogo e o original, lado a lado. A evolução é notável.

Com controle simples, movimente Claw com o Direcional Analógico (LS) ou D-Pad, atire com A, quando estiver carregada utilize B para soltar a bomba inteligente, assim que tiver o poder de pular, utilize RT. Para simples, mas as vezes o simples acaba complicando.

Conclusão

Trata-se de uma boa readaptação de um jogo que não diria clássico, mas que teve seu auge e importância nos Arcades dos anos 80, muitos jogadores atuais acharão um pouco desafiador demais, mas para jogadores raiz de Arcade será diversão garantida ou controles quebrados na parede 🙂 Infelizmente só encontra-se disponível na Live US.

Entenda nossas notas

Clique e confira na Xbox Store
Sair da versão mobile