Ícone do site Xbox Power

Análise: PES 2019

Existem jogos que conquistam nossos corações, que vivem para sempre em nossa memória, mas após algumas mudanças, eles acabam nos frustrando. Pro Evolution Soccer, ou PES, é um grande exemplo disso. Eu jogava bastante lá na época em que o jogo se chamava Winning Eleven, e era muito superior ao FIFA, após alguns anos, PES foi perdendo sua essência, e se tornando um jogo cada vez mais truncado, isso é claro, na minha opinião.

Joguei a edição 2018 e odiei. Os gráficos estavam ótimos e as expressões faciais perfeitas, mas a jogabilidade estava pesada. Não tinha vontade de jogar, tentei algumas vezes, mas a jogabilidade que, pra mim, em um jogo de esporte deveria ser a principal virtude, não estava fluída. Após alguns trailers, e promessas de que PES 2019 teria mudanças na sua jogabilidade, me animei em jogar a nova edição, mas será que ele convence?

O PODER DO FUTEBOL

O novo slogan de PES 2019, O poder do Futebol“, faz todo o sentido para o novo jogo da KonamiPES 2019 trouxe o maior número licenciamentos de times e campeonatos da franquia. A Konami trabalhou duro, durante todo o desenvolvimento para aumentar seu hall de licenças. E mesmo após o lançamento do jogo, a ela continua agregando novos conteúdos, com times, estádios e novos campeonatos.

Outro aspecto mega importante é a frequência das atualizações, praticamente todos os dias o jogo é atualizado com status e transferências dos jogadores. Isso afeta positivamente o equilíbrio dos times, dando uma maior sensação de realidade.

JOGABILIDADE

PES 2019 deu um grande salto de qualidade em relação a edição 2018. A jogabilidade está bem mais fluída, os jogadores conseguem fazer jogadas em velocidade, dá para tocar com mais precisão… esses são alguns aspectos fundamentais em que o jogo teve uma excelente melhora.

O menu de PES 2019 agora tem um design bem mais amigável, e o jogador sabe exatamente onde ir, algo que não acontecia com a versão anterior. Seja jogando online ou local, tudo está separado por blocos, algo bem similar ao que acontece com a dashboard do Xbox One, facilitando a sua vida. Qualquer um que pegar o controle saberá o que fazer.

O Menu do PES 2019 tem um design moderno e intuitivo.

DIVERSOS MODOS DE JOGO

PES 2019 possui diversos modos de jogo, e isso é bem importante, pois agrada jogadores casuais e profissionais, até mesmo aqueles que ficam na mistura desses dois estilos. PES 2019 tem futebol para todos os gostos, e eu fico bem feliz com esse pensamento, pois o jogador não fica preso a um modo de jogo que ele não curte, você pode testar vários e se identificar com algum.

Fiz alguns testes com os modos tradicionais, e eles continuam com o mesmo brilho. A grande novidade fica para o licenciamento, onde o Hall de Campeonatos foi expandido, com isso temos várias opções para jogar, por um longo tempo.

MY CLUB

Tive ótimas experiências com os outros modos de jogo do PES 2019, mas o que mais me encantou foi o My Club. Pra quem não conhece, você começa com um time base, bem fraquinho e vai contratando outros jogadores, pode trocar o técnico também. Resumindo, você faz toda a administração de um clube. O desafio fica em achar os melhores atletas, e para isso o jogador deve participar de leilões de compra e venda de jogadores, usar olheiros para encontrar novos talentos ou fazer contratos de empréstimos.

A tela de administração do time é bem simples.

As transações de PES 2019  usam moeda própria, que são adquiridas através de conclusão de partidas ou campeonatos, tanto online como local. Existem também as moedas de ouro do My Club, que podem ser adquiridas através da conclusão de alguns objetivos ou com dinheiro real na Xbox Store.

O grande destaque da edição 2019, foi a inclusão do Modo Lendas, que traz jogadores como: Maradona, Beckham, entre outros. Algo que oferece uma ótima dinâmica para os times, onde os coroas também podem surpreender.

As opções de contratação são muito amplas.

O My Club pode ser jogado contra o computador ou contra outros jogadores em modo online, seja em amistosos ou eventos semanais. Os eventos semanais são uma ótima surpresa, onde podemos obter novos jogadores, olheiros ou outros bônus que são extipulados no menu do evento.

RUMO AO ESTRELATO

Pra quem ainda não conhece, nesse modo você assume o papel de um único atleta, podendo escolher sua posição e iniciar em algum clube aleatório de acordo com sua Nacionalidade. A Câmera desse modo é um pouco diferente da câmera padrão, ela é focada no jogador, algo que é ótimo para a proposta, pois podemos focar no que realmente interessa. Você tem toda a liberdade para marcar, se adiantar, fazer faltas ou tentar aquele chute maroto. Algo que achei bem interessante, foi a substituição, se você for escolhido para ir para o banco de reservas, você pode avançar a partida, ou simplesmente assistir seus companheiros do banco de reservas.

Caso você esteja insatisfeito com o clube, você pode pedir para ser incluído em um futura janela de transferência, ou pode esperar fazer sucesso e ser contratado por outros clubes.

PARTIDAS ONLINE

As partidas online são bem abrangentes, elas estão contidas dentro de alguns modos de jogo, então falarei do serviço. As partidas online não demoram muito para acontecer, pois geralmente você joga com pessoas da mesma região. Outro aspecto positivo é o lag, que aconteceu comigo de uma forma bem branda, não pude avaliar se foi erro da minha conexão, mas dentro de algumas partidas, ficou bem estável, e isso não comprometeu minha jogatina.

SOM E GRÁFICOS

Os gráficos de PES 2019 estão ótimos, claro que não teve um crescimento absurdo, mas o jogo roda liso, sem engasgos. As expressões faciais, que são características do jogo da Konami, estão perfeitas, claro que por conta do ótimo trabalho de licenciamento, que foi muito bem usado. Os estádios estão outro show à parte, com a torcida fazendo muito barulho.

Os efeitos sonoros estão ótimos, tudo feito com muita precisão. Mas o destaque do som, é a narração em português de Milton Leite e Mauro Beting, que estão impecáveis, passando toda a emoção que um partida de Futebol possui. Além disso, não está enjoativa, algo que acontece nos jogos de esporte.

OPINIÃO

PES 2019 teve uma grande melhora em todos os aspectos, trazendo aquela sensação boa de se divertir jogando um futebol com os amigos, ou mesmo embarcando em um modo carreira. Que por sinal está bem completo. A fidelização de alguns clubes, campeonatos e estádios, trazem uma maior realidade ao jogo.

A narração do game esta espetacular, assim como sua localização, onde todos os menus são em português, afinal o Brasil ainda é o País do Futebol.

Compre sem medo, esse na minha humilde opinião, é um dos melhores PES da atualidade, se você como eu deixou de curtir a franquia por algum motivo, dê a chance a essa nova edição, vai que você se diverte, como eu me diverti.

Entenda nossas notas

Clique e confira na Microsoft Store

Sair da versão mobile