fbpx

Semana passada, noticiamos que a Microsoft estaria trabalhando em um projeto totalmente voltado para stream de games e app. O Project xCloud é a nova empreitada da Microsoft, que permitirá você jogar seus jogos favoritos em qualquer dispositivo.

O Project xCloud é, na visão da Microsoft, o futuro dos games. A possibilidade de jogar o jogo que você quiser, com as pessoas que você quiser, na hora que você quiser, e no dispositivo que você quiser. A ideia de prender o jogador em um dispositivo é considerada obsoleta para figuras como Phil Spencer. É preciso dar liberdade de escolha aos jogadores.

Parece algo surreal, até impossível de ser realizado, mas a equipe da Microsoft está confiante em seu trabalho. Para dar vida a este projeto, a gigante de Redmond fará uso de toda a infraestrutura de seus super servidores para trazer qualidade e alta fidelidade da experiência em consoles/PC. Imagine jogar Halo, Forza Horizon 4, Gears 5 e tantos outros em qualquer dispositivo? Esta é a ideia da Microsoft.

Os testes com Project xCloud já estão acontecendo. Basta ter um controle sem fio de Xbox pareado em um smartphone ou tablet, e voilà, temos um dispositivo compatível com Project xCloud. É preciso ter em mente que, apesar de toda bagagem da Microsoft em games (quase 40 anos), este em um projeto extremamente complexo. Os testes com público começarão somente em 2019, para que então a equipe por trás do projeto possa ter o feedback mais preciso quanto ao volume de pessoas usando seus servidores e a localidade de onde estão usando.

Falando em servidores, a Microsoft fará uso de seus 54 datacenters Azure, que estão espalhados em 140 países. Felizmente, o Brasil está incluso neste seleto grupo. Atualmente, o Project xCloud é compatível com redes móveis de 4G e 5G e requer conexões de, pelo menos, 10Mb/s. Mas calma, o objetivo final é trazer a melhor experiência possível usando menos banda. Então é possível que estes valores mudem até o lançamento oficial do serviço.

O que acharam desta nova iniciativa da Microsoft? Será que o projeto vinga?

Compartilhar.

About Author

Aficionado pela cultura geek. Se o cinema é a sétima arte, os games são a oitava. Entrou no mundo dos consoles no NES e desde então vem acompanhando a geração dos games até o Xbox One. Caçador de indies, nas horas vagas tenta ser biólogo.

Powered by keepvid themefull earn money