fbpx

A franquia Battlefield é, sem dúvida, uma das mais bem-sucedidas da atualidade e cativa uma multidão de jogadores com seus mapas gigantes, veículos variados e seu gameplay tático e recheado de estratégia. Agora é a vez de Battlefield V chegar para mostrar que a série continua com fôlego.

O jogo está ambientado na Segunda Guerra Mundial e traz um extenso novo arsenal de armas e veículos para aumentar ainda mais a imersão e a intensidade do combate frenético da série. Além disso, os desenvolvedores trazem novidades para o gameplay, maior foco nos Pelotões e grande mudanças na jogabilidade e mecânicas das Classes. Tudo trazendo gráficos impressionantes e sem abandonar seu modo campanha.

O Modo Campanha

Já em Battlefield 1 a DICE inovou com a proposta de trazer diferentes histórias de guerra para a campanha, onde cada uma delas traz uma narrativa inspirada em fatos reais dos conflitos, com cada uma tendo os seus próprios personagens e acontecimentos. Em Battlefield V esse formato foi mantido, com foco total nas histórias não contadas da Segunda Guerra Mundial, com um prólogo onde temos um breve e emocionante resumo de cada história, e mais 3 capítulos separados com três belas tramas diferentes, ainda haverá uma quarta parte que será lançada no início de dezembro.

As Histórias de Guerra escolhidas são emocionantes, com personagens realmente carismáticos e narrativas muito bem desenvolvidas, que fazem você se importar com aqueles soldados e membros das resistências, com seus dramas familiares, amizades inesperadas e luta por reconhecimento. Outro fator muito importante desse modo Campanha é que sua progressão por ele não é linear, e existem cenários realmente vastos para explorar em busca de uma melhor maneira de chegar no objetivo. Além disso, cada um desses capítulos possui seus próprios desafios e colecionáveis, o que aumenta consideravelmente o fator replay deles.

Cada missão pode durar em torno de 2 horas, trazendo, inicialmente, 6 horas de duração da campanha. Pode parecer curto, mas as histórias estão realmente intensas e bem desenvolvidas, e mostram que a DICE não só ainda acredita na presença do single player em um jogo de tiro, como está evoluindo o Modo trazendo narrativas cada vez melhor construídas, com boas doses de emoção e ação. Mas sim, seria interessante que mais histórias fossem adicionadas e espero que isso aconteça nas atualizações que virão.

Jogabilidade

O principal foco da DICE para Battlefield V foi trazer real importância para o trabalho do pelotão e o seu trabalho de equipe, para passar a real sensação de estar em um pelotão de guerra, onde seus companheiros possuem real importância para você e também dependem do seu apoio. Os esquadrões foram reduzidos para o número de quatro jogadores (em Battlefield 1 eram 5), não só para dar essa sensação de unidade, mas também incentivar cada jogador da equipe a jogar com uma classe diferente. Essas mudanças não servem apenas para injetar um gás novo no gameplay, mas também para trazer ainda mais estratégia para as partidas, pois não se trata apenas de eliminar os inimigos e capturar objetivos, você deve trabalhar com seu esquadrão para ter vantagens no campo de batalha.

E falando em vantagens de pelotão, agora o Líder do seu grupo tem atribuições que vão além de marcar as bandeiras que o pelotão deve ir, ele também é o responsável em usar os chamados Reforços de Guerra. Essa nova mecânica se trata de espécies de recompensas para os pelotões que podem ser compradas usando a pontuação ganha por todo o esquadrão, que sendo acumulada durante a partida, e pode ser gasta pelo líder do pelotão por Reforços como um pacote de recursos para a equipe, um tanque de Guerra ou até mesmo o lançamento de um foguete em uma área selecionada pelo líder. Recompensas que ajudam a encorajar o jogo cooperativo, com um sistema que traz ainda mais sensação de união em busca de um objetivo.

Esse teor mais tático e no trabalho de equipe, também está claramente demonstrado na mudança nas classes, pois todas agora possuem particularidades bem definidas. Mais uma vez, a ideia dos desenvolvedores é fazer com que os jogadores realmente conseguissem se sentir em um campo de batalha e com as dificuldades inerentes a ele.

Confira as principais mudanças:

  • Médico – Não existe mais aquela mecânica de jogar um caixa no chão e todos em uma área serem curados, o Médico deve jogar o Kit Médico para cada um ou colocar uma caixa no chão para que cada um pegue o seu próprio Kit. Também existem estações de suprimentos médicos nos locais de disputa e esses Kits Médicos também caem dos inimigos abatidos, caso eles estejam com ele no momento da morte. Apesar de todos poderem se curar, apenas o médico poderá curar totalmente a barra de vida do soldado, e ela não é mais preenchida automaticamente ao sair de combate, será necessário um médico para completá-la totalmente.Outra grande mudança é que todos podem reviver os jogadores, mas apenas o médico pode fazer isso com rapidez. E mesmo assim, deverá observar uma animação durante esse processo. Essas animações trouxeram ainda mais drama para a ação, pois você vê o amigo implorando por ajuda no chão e também pode gritar por socorro caso esteja sangrando no chão, o que é sensacional para a ideia de trazer maior imersão ao jogo.
  • Suporte – O processo de dar munição também foi individualizado e não ocorre mais em uma área onde está posicionada uma caixa. O recarregamento de granadas e minas, não ocorre mais com o tempo, mas apenas ao reabastecer nas estações de suprimentos nos locais de disputa. Os inimigos abatidos também deixam sua munição cair no chão. Mas a maior novidade do Suporte é a mecânica das Fortificações, onde é possível construir barricadas e torretas nos locais de disputa para frear a investida inimiga e proteger seus objetivos. Todos podem construir, mas apenas o Suporte pode fazer isso com rapidez.
  • Assalto – ainda mais focada do que nunca na destruição de veículos e é essencial para acabar com a festa dos tanques no mapa.
  • Batedor – os Snipers se tornaram essencial para a marcação dos inimigos no mapa, pois agora só eles podem fazer isso, o que torna a classe crucial para a localização dos inimigos e assim facilitar a eliminação deles pelo seu time.

As armas e veículos também foram atualizados para se adaptarem à Segunda Guerra Mundial, mas ainda assim trazem opções para o equilíbrio de uma jogabilidade mais avançada. A ideia é oferecer ferramentas que causem um impacto na jogabilidade sem deixar de ser fiel à história. A grande novidade para as armas é opção não apenas de melhorá-la com acessórios, mas também através de uma árvore de habilidade com Especializações, que são desbloqueadas conforme você vai jogando com ela, e você as compra com os créditos ganhos, ao realizar desafios, chamados de Designações, propostos pelo jogo.

Essa grande novidade chegou com a Companhia. Nessa parte do jogo você também pode aplicar uma série de customizações para o seu soldado, além das armas e veículos. Os itens poderão ser adquiridos apenas jogando o jogo, sem envolver dinheiro real nas transações. O legal dessa nova ferramenta é que não apenas as armas e veículos podem ficar com o estilo que o jogador quiser, mas também a aparência do seu personagem que pode ser homem ou mulher, customizar camisa, calça e cabeça, e ainda colocar diversas pinturas diferentes no rosto.

Infelizmente os menus ainda são problemáticos como a irritante escolha de só poder customizar seus equipamentos e personagens, no menu inicial do jogo, que é algo muito ruim, já que tira toda a imersão das partidas do gameplay, te obrigando a sair de um servidor para realizar a personalização. Algo que era ruim em Battlefield 1 e eu esperava que fosse ser diferente em Battlefield V.

O multiplayer

E agora vamos ao que interessa a quase todos os jogadores que se aventuram por Battlefield: o multiplayer. Tendo em vista todas as mudanças apontadas acima, as partidas do multiplayer de Battlefied V estão mais interessantes e frenéticas do que nunca. São oito mapas bem diversificados e que trazem bastante opções de estratégia para os jogadores, sem falar que seus cenários variados que vão desde desertos a locais com nevascas, que trazem um boa variedade para as partidas, que não se tornam cansativas.

Dentre os modos disponíveis, mais uma vez destaco o clássico modo Conquista e a sua batalha colossal entre 64 jogadores, um modo que continua excelente como sempre, e se encaminha para ser, mais uma vez, o mais popular. Além dele, os jogadores podem se divertir em modos como Ruptura, Dominação, Linhas de Frente e Cada Equipe Por Si.

Já o modo Operações Grandiosas foi uma grata surpresa, ele traz uma experiência narrativa inspirada nos eventos históricos da Segunda Guerra Mundial, onde os jogadores vivenciam dias fictícios dentro de uma guerra, onde cada dia é representado por uma rodada e por um modo diferente. Tudo o que foi feito pelo pelotão no primeiro dia afeta a narrativa, jogabilidade e recursos no começo do segundo dia, que por sua vez afetará o terceiro dia, que é o final.

O primeiro dia traz um modo exclusivo para Operações Grandiosas, que ganhou o nome de Invasão Aérea, onde o mapa possui canhões de artilharia que a equipe de ataque tentará destruir, enquanto os defensores tentam impedir que isso aconteça. O bacana desse modo é que o time de ataque chega ao campo de batalha de paraquedas, o que traz uma sensação muito legal para a partida. Já o segundo dia segue o estilo de dominar os setores inimigos para ir avançando no mapa, em modos como Ruptura ou Conquista. O último dia é chamado de Último Esforço, outro modo exclusivo para Operações Grandiosas, e só ocorre caso as equipes estejam empatadas, sendo resultado direto do sucesso ou fracasso nos dias anteriores. A equipe possui ressurgimento limitado, recursos muito reduzidos, um carregador e a possibilidade de condições climáticas extremas, como nevascas ou tempestades. Além disso, a equipe atacante precisa conquistar todas as áreas do mapa para vencer.

A duração das Operações Grandiosas também é muito boa, não sendo demasiadamente extensas e, consequentemente, cansativas, como as Operações de Battlefield 1, o que as torna bem mais interessantes de jogar. No geral, uma experiência muito bem-vinda para Battlefield V com um peso narrativo bem interessante dentro do multiplayer.

Battlefield V não terá mais o sistema de Premium Pass e todos os novos conteúdos serão liberados para todos, sem divisão dos jogadores por causa de conteúdo pago, o que é excelente, pois os conteúdos pagos sempre fragmentaram muito a comunidade resultando em novos conteúdos com poucos jogadores. Dentro desse novo posicionamento surgiu o Cursos da Guerra, um novo sistema que vai oferecer uma série de eventos, mapas e recompensas, com diversos modos e maneiras de jogar, trazendo um ar novo para as partidas. Tudo gratuito para todos os jogadores. Esses conteúdos começam a sair no início de dezembro.

Vale lembrar que em março de 2019, Battlefield V recebe o modo Tempestade de Chamas, que se trata de um Battle Royale dentro de Battlefield, isso sem falar em diversos conteúdos já previstos para os próximos meses, mostrando que a DICE e a EA estão dispostas a manter os jogadores ocupados dentro do jogo por muito tempo.

Gráficos e Som

Graficamente o jogo está belíssimo, com ambientes bem detalhados e grande diversidade de ambientações. Seja nos locais internos ou abertos, o jogo oferece uma grande experiência visual, e o que já era belíssimo no jogo anterior está ainda melhor em Battlefield V. As animações faciais, os efeitos de explosões e a destruição massiva dos cenários estão impressionantes e naturais, contribuindo ainda mais para a imersão dos jogadores nessa grande experiência com o tema da Segunda Guerra Mundial.

O jogo apresentou um desempenho estável, sem travamentos ou quedas de frames. A maioria dos loadings estão bem rápidos, o que não quebra a ação do jogo, você mal acaba uma partida e já inicia outra. No entanto, em alguns momentos eles são demasiadamente longos, ou simplesmente não terminam, sendo necessário fechar o jogo e abri-lo novamente, o que é bem irritante. Mesmo não sendo algo recorrente, acontece.

Os servidores também se comportaram muito bem, sem lags ou desconexões. O grande problema fica por conta do carregamento demorado nas texturas dos personagens na tela inicial das partidas do multiplayer, que faz com que apareçam verdadeiras aberrações onde deveriam estar o seu personagem e o dos seus amigos. Não é tão preocupante, pois é algo que uma atualização resolve rapidamente.

O som do jogo está absurdo! Os efeitos sonoros das armas, explosões e da movimentação da infantaria está incrível, o que aumenta ainda mais a imersão das partidas. As trilhas sonoras, principalmente as que surgem perto do final das partidas, estão muito bem produzidas e dão um tom dramático ao combate, o que é realmente muito bom. O modo campanha também impressiona com temas musicais que elevam ainda mais o drama das histórias.

Apesar de revelar há alguns meses atrás que não haveria dublagem para o português no jogo, ela está presente no multiplayer, e vai agradar quem curte vozes dubladas, pois elas estão naturais e conseguem trazer todo o drama dos acontecimentos de uma guerra. Já na campanha, as vozes originais das nacionalidades envolvidas nos conflitos mostrados foram mantidas, a ideia é reforçar a precisão histórica e aumentar a imersão dos jogadores, o que funciona muito bem e realmente se apresentou como uma boa escolha.

Opinião

Battlefield V chega não apenas para trazer novos ares para o seu gameplay, como também mostra o comprometimento da DICE de sempre procurar colocar sua franquia em novos níveis de qualidade. A EA também mostra que está atenta ao feedback dos jogadores e com a retirada do Premium Pass, todos os jogadores poderão se divertir juntos pelos próximos anos, sem separação por conteúdo pago, o que faz de Battlefield V uma conquista incrível para sua comunidade.

O jogo está mais tático do que nunca e a estratégia da equipe está bem mais valorizada, o que deixa a jogatina com os amigos ainda mais divertida. Além disso, o jogo se apresentou com uma alta qualidade técnica, com gráficos belíssimos e desempenho estável durante as partidas. A campanha poderia ter mais capítulos, mas ainda assim oferece narrativas realmente belas e emocionantes.

Battlefield V tem tudo o que precisa para manter seus jogadores ativos por muito tempo e a promessa de muitos novos conteúdos chegando nos próximos meses só confirma isso. A DICE continua oferecendo a experiência de tiro mais completa do mercado, e ainda é um prato cheio para os jogadores que curtem partidas mais completas e táticas.

Entenda nossas notas

Clique e confira na Microsoft Store

Compartilhar.

About Author

Administradora de Empresas, mas apaixonada pelo mundo dos games e pelo Xbox!Fã da incrível e complexa franquia Halo e de seu icônico líder, o Master Chief. Também apaixonada por Dragon Age e seu universo magnífico. Ahhh e quem disse que Dark Souls não é divertido? :DSempre ligada nas notícias e novidades do lado verde da força!

Powered by keepvid themefull earn money