fbpx

Call of Chulhu é um jogo da Cyanide Studios / Focus Home Interative. É baseado no jogo de tabuleiro RPG de mesmo nome, inspirados no mundo literário de H.P. Lovecraft, famoso escritor de contos de terror.

Por ser baseado em um jogo de tabuleiro RPG, imediatamente associamos o jogo ao gênero RPG, ledo engano. Ele possui mecânicas de RPG, como progressão de níveis e escolha de especialidades, mas realmente trata-se de um jogo de aventura investigativa.

Você é Edward Prince, um investigador particular, geralmente sempre bêbado, e veterano da primeira guerra, que passa por alguns bocados e assim está prestes a perder sua licença por falta de casos. Ao apagar das luzes, surge um cliente querendo seus serviços: ajudar a entender o que aconteceu com a sua filha Sarah Hawkins. Morta em um incêndio juntamente com seu marido Charles Hawkins e filho.

Algumas de suas escolhas serão levadas contigo ao longo do jogo e irão refletir no desenrolar da estória. Lembrando que como as obras de Lovecraft, tudo é provocativo e confuso. O primeiro passo da investigação é ir para Darkwater, uma ilha meio que desconhecida, aonde a pesca de uma grande baleia já salvou a população da fome.

Em tempos de Lei Seca e proibição da caça de baleias, já que estamos em 1924, a ilha luta para se manter sustentável e assim diversas estórias e intrigas aparecem.

Sarah Hawkins é uma pintora de quadros no mínimo intrigantes, com um certo sucesso na venda de diversos deles. Alguns de seus quadros estão na ilha e você necessitará analisá-los para ajudar a entender toda a trama. A família Hawkins possui um galpão que os caminhos estão bloqueados pelos capangas da ilha.

Pierce tem que arrumar um jeito de entender não só o que aconteceu com a família Hawkins, mas o que se passa em Darkwater. Ai entra o cenário de Lovecraft, com catacumbas, bolhas verdes, ocultismo, e também jogos de mente. O desafio de Pierce é manter-se são e não perder a cabeça.

Os elementos de RPG estão presentes nas escolhas das habilidades que Pierce possui. Conforme ganha experiência você atribui os pontos a estas habilidades, sendo que a evolução ao longo do jogo para as habilidades de Medicina e Ocultismo são feitas com pontos específicos obtidos por livros e acontecimentos presenciados no jogo.

As outras habilidades são Visão, Eloquência, Força, Investigação e Psicologia. Todas elas aumentam as possibilidades e probabilidades de ações e diálogos ao longo do jogo.

A investigação na grande maioria das vezes é baseada em clicar e achar itens escondidos. Nada muito fora da caixa, deixando a obtenção das pistas para entendimento e resolução dos mistérios bem simples e direcionada. Durante o jogo surge a necessidade de usar o stealth em certas passagens, porém as mesmas são bem lineares e sem variações.

Como nos jogos de terror o uso de imagens borradas, trêmulas e escuras está presente, às vezes até bem utilizado.

O jogo possui 4 finais diferentes, sendo que 2 deles depende das ações tomadas ao longo do jogo. Também há conquistas assim, forçando um outro gameplay.

Conclusão

A ambientação, estória e atmosfera dão o tom do jogo, faltou um melhor polimento nos designs dos mapas, animações e principalmente investigações. Quase tudo é bem relativamente simples e linear, inclusive os caminhos e coberturas stealth. Os personagens, cenários e tensões são bem característicos do mundo de H.P. Lovecraft, agradando seus fãs na trama. Para os que não conhecem a obra, ficarão intrigados e de certa forma decepcionados com o potencial não alcançado do jogo. Mas é uma boa pedida para Entrar na Insanidade.

Análise: Call of TchulhuEntendas nossas notas

Veja na Microsoft Store

Compartilhar.

About Author

Aficionado por games, comecei cedo: Intellivision -> MSX -> PC -> Xbox 360 / PS3 / PSP -> Xbox One. Fã de Fallout, Bioshock, Assassin's Creed, Mass Effect, Borderlands, Skyrim, Just Cause, Dead Island, Gears of War, Far Cry, Halo, GTA entre outros. Também aficionado por séries de TV, NFL (GO GIANTS!), NBA (Go Lakers), Futebol (Fluminense).

Powered by keepvid themefull earn money