fbpx

A atual geração caminha para a sua substituição. Os rumores estão cada vez mais fortes, e trazem datas, nomes e algumas especificações técnicas. Muitos números apresentados são factíveis e são trazidos por pessoas confiáveis, que já apresentaram rumores e vazamentos confirmados tempos depois, o que deixa toda essa situação ainda mais crível.

Portanto, com base na crescente escala de informações, resolvi trazer os detalhes dos mais recentes rumores acerca dos novos consoles Xbox que irão chegar a nós pelas mãos da gigante de Redmond. Isso mesmo, você leu certo: os consoles. Os rumores apontam mais de uma máquina chegando. E o termo “máquina” não é a esmo, realmente, os próximos hardwares tendem a ser incríveis. Eu nem mesmo sei ao certo, se trato isso como ‘notícia’ ou como ‘artigo’. Ainda preciso definir isso com a redação.

Os três atuais modelos

Scarlett, Scorpio, Lockhart, Anaconda, Maverick…

Atualmente, os consoles são regidos por uma plataforma base, onde os desenvolvedores (developers, devs) constroem os jogos que serão trazidos já no lançamento do console. Como aconteceu com o Xbox One X, por exemplo, anteriormente chamado de “Scorpio“. A base do Xbox One (2013) era chamada de “Durango“.

De acordo com as fontes, há dois consoles atualmente sendo preparados para a próxima geração, um console estilo “S” mais barato, para suceder o Xbox One S, e um console estilo “X”, mais bestial, para suceder o Xbox One X. O codinome do “S 2” parece ser “Lockhart“, e o codinome do “X 2” parece ser “Anaconda“, que também pode servir como um kit de desenvolvimento, como expliquei antes.

O projeto “Scarlett“, que engloba toda essa nova geração de consoles da Microsoft, será a primeira geração completa e totalmente supervisionada pelo vice-presidente executivo, Phil Spencer. O investimento e a inovação do Xbox para sua oferta de próxima geração devem superar amplamente os anos anteriores.

Antes que qualquer um de seus consoles tradicionais de última geração sejam lançados, a Microsoft planeja lançar ainda um console somente de streaming sem disco, de codinome “Maverick”. Isso não faz parte da linha do Scarlett, embora os planos possam mudar. É sempre válido lembrar que ainda se tratam de rumores, como apontei no início deste texto.

Quando e Quantos

Os rumores dizem que a Microsoft está trabalhando em dois consoles tradicionais da próxima geração, que são tratados sobre o nome Scarlett. Um, codinome Anaconda, semelhante ao Xbox One X – uma máquina poderosa para entusiastas. O outro console tem o codinome de Lockhart, semelhante ao Xbox One S – uma opção menos cara para o jogador mais mainstream. Estes dois novos consoles, tratados como proxima geração, Anaconda e Lockhart, são esperados para o lançamento em 2020.

A Microsoft também está preparando outra revisão do Xbox One S – essa versão do console será redesenhada para reduzir os custos de fabricação e será focada principalmente no streaming do xCloud, mas ainda terá uma unidade de disco tradicional. Este você pode esperar para 2019.

E pra finalizar temos o console de codinome Maverick, que não faz parte da linha de Scarlett e pode chegar na primavera de 2019. Estes dois últimos modelos, podem ser o mesmo, diferenciando apenas de carcaças com e sem leitor de disco físico.

xCloud e Steam CrossPlay

Ainda dentro do pacote de rumores, temos algumas especificações do que os consoles poderão ser hábeis de fazer. E isso deixou as rodas de bato papo e os grupos de WhatsApp ainda mais movimentados.

O xCloud é o futuro do gaming. A possibilidade de jogar o jogo que você quiser, com as pessoas que você quiser, na hora que você quiser, e no dispositivo que você quiser. Um novo relatório expande ainda mais o anunciado dispositivo de backup em nuvem, afirmando que planeja usar um chipset AMD semi-personalizado, baseado em sua série Picasso Accelerated Processing Unit (APU).

A ideia da Microsoft é que você possa jogar seu jogo em qualquer dispositivo e mesmo ela, com toda bagagem e conhecimento nessa área, entende que é um sistema complexo. Porém, já foi confirmado que estão trabalhando nisso e estão trabalhando em cima dos servidores da Azure. Os rumores, nesse caso, abordam a data de lançamento bem como a extensão desse programa.

Para complementar o papo do “jogo o que quero onde quiser“, temos o possível cross-play com a Steam. O crescimento com o suporte multiplayer multiplataforma foi massivo em 2018. Várias empresas aderiram e até mesmo a Sony, relutante nesse caminho, abriu a guarda. Ainda está longe da norma, mas se torna cada vez mais atraente em meio à pressão para derrubar as barreiras estabelecidas há muito tempo.

Uma atualização recente da versão beta do Steam sugere uma integração mais profunda entre plataformas, com o código-fonte diretamente comprometido com os recursos de rede relacionados ao Xbox. Conforme postado no ResetEra, novas adições ao repositório do Steam Beta GitHub aparentemente se referem aos identificadores do Xbox Live.

O cross-play já é possível há algum tempo, com Killer Instinct e Rise of Nations entre os exemplos existentes. No entanto, essas alterações no código-fonte indicam uma integração mais profunda e padronizada por meio do conjunto de ferramentas do desenvolvedor Steamworks da Valve.

Sem menção oficial de tal integração da Valve, leve este conceito apenas como rumor. No entanto, como o cross-play está em alta, tal perspectiva pode ser benéfica para os jogadores do Xbox One e do PC. Também vemos interesse similar da Epic Games, que recentemente se comprometeu a abrir a tecnologia de cross-play subjacente do jogo Fortnite para os desenvolvedores gratuitamente.

Jogar qualquer jogo, em qualquer lugar, contra qualquer um estando em qualquer plataforma, parece um sonho próximo de acontecer. A nova geração de consoles que serão desenvolvidos pela Microsoft já virão com esse desenvolvimento em mente. Possivelmente, ainda teremos console sem leitor, com foco total em streaming, já no próximo ano.

Lembrando que, este artigo aborda todos os recentes rumores sobre a Microsoft e portanto, deve ser considerado desta forma. O futuro é brilhante e ele está cada vez mais próximo, só resta confirmar.


Compartilhar.

About Author

Xbox Ambassador. 13 anos de Xbox Live. Gamertag: Vingador Brambz

Powered by keepvid themefull earn money