fbpx

Rico está de volta em Just Cause 4, com inimigos armados com uma nova tecnologia de ponta e uma trama que envolve seu pai. O jogo leva a ação para um outro nível, com uma gama enorme de armas e veículos, além de efeitos climáticos perfeitos.

O game foi desenvolvido pela Avalanche Studios, usando a nova engine APEX, que é focada em jogos de mundo aberto. Just Cause 4 é a vitrine que a empresa precisava para mostrar sua engine para o mundo dos games, afinal o game coloca Rico em situações realmente extremas.

Será que o quarto game da franquia convence?

UMA HISTÓRIA MORNA

Just Cause 4 tem uma trama que envolve o passado de Rico, com um caminho morno a ser explorado. Não espere plot twists ou momentos de fazer chorar, o game aposta totalmente na jogabilidade e diversão, algo que é tão bem explorado, que após jogar algumas missões você já nem liga mais para aquela trama clichê.

A história de Just Cause 4 se passa na Ilha de Solis, um paraíso controlado pela Mão Negra. Por mais que a franquia sempre mostre lugares paradisíacos, Solis trouxe um novo patamar de beleza e diversidade, e isso está fortemente ligado a história do jogo.

Rico esta mais velho e furioso.

A Mão Negra já estava presente na franquia Just Cause desde os primeiros jogos, mas agora está com forte presença no quarto game. Você vai lutar contra a organização com todas as suas forças, e o game te oferece um bom motivo para isso.

Algo que ficou mal construído foi a rivalidade de Rico e Gabriela Morales. Antes do lançamento de Just Cause 4 foi divulgado que ela seria o nêmesis de Rico, mas foi algo que ficou só nas palavras. A antagonista é mal usada, e acaba estando ali só para cumprir tabela. Assim como o grande vilão Espinosa, que facilmente será esquecido, com uma atuação morna e bem estática. Fica bem claro que ele só está ali apenas como um grande figurante.

Rico se torna um protagonista mais experiente e mais durão, se torando um líder nato. O personagem foi bem explorado, mostrando alguns sentimentos que foram semeados durante a franquia.

APEX ENGINE CHEGA CHUTANDO PORTAS

O grande destaque de Just Cause 4 é a sua engine, algo que foi muito bem trabalhado pela Avalanche Studios. A APEX ENGINE conseguiu retratar muito bem os efeitos climáticos mais extremos do planeta. Pense em um tornado descontrolado, passando por uma base e destruindo tudo pelo seu caminho, agora mude para uma tempestade elétrica que dificulta a sua visão e pode lançar um raio a qualquer momento. Além de tempestades de areia no deserto e nevascas poderosas. Solis tem o clima mais tenso em todos os jogos da franquia, e é claro que tudo isso faz sentido dentro da trama.

Sinta a Fúria do Tornado

Além de efeitos de iluminação e sombra, a engine foi muito bem trabalhada na física. Rico voa perfeitamente no seu traje planador, com alterações no trajeto e velocidade de acordo com a direção do vento

As armas são um show a parte, com uma quantidade absurda, desde canhões de vento até misseis teleguiados. Você pode até mesmo usar o poder de fogo ao seu favor. Além da munição comum, temos a munição secundária para cada arma, garantido muitos recursos para eliminar seus inimigos. O cenário é muito bem construído, com construções que explodem em micropartículas, dando um toque de realidade a destruição para os ambientes.

O EXÉRCITO DO CAOS

Rico agora possui um exército para chamar de seu, e após cortar todos os laços com a Agência, o personagem está pronto para liderar a resistência de Solis contra a Mão Negra. Basicamente, durante grande parte do game, o jogador deve completar missões, que se dividem em opcionais, missões de invasão a fabricas, e até mesmo de conquista. Tudo para aumentar ainda mais o seu Exército do Caos.

O mapa de Just Cause 4 tem dezenas de coletáveis e missões opcionais para se distrair, além de mostrar as missões principais e o território conquistado pelo seu exército. Reúna seu exército e conquiste novas regiões que haviam sido conquistadas pela Mão Negra. Algumas missões principais só são possíveis se Rico dominar alguns territórios, pois alguns elementos são usados nas missões posteriores.

Rico possui amigos que podem fornecer algumas missões, e elas oferecem vantagens e mais Exército do Caos para te ajudar na missão principal.

JUST CAUSE 4 É PURA AÇÃO

Pense em um game que você pode voar perto de um Tornado tranquilamente, ou mesmo jogar seus inimigos para longe com balões que sobem muito alto. Just Cause 4 é feito para você chegar em casa e tirar todo o estresse da vida. O jogo consegue combinar ação com diversão, sem ser muito pastelão. A trama pode até ser digna de um filme de Sessão da Tarde, mas a diversão é relmente muito boa.

Just Cause 4 tem algumas missões de tirar o folego, imagine usar um jato para eliminar algumas torretas? Ou um barco para fugir pelo mar? No game também é possível usar pilotos para entregar armas, veículos ou mesmo te ajudar em um Fast Travel. Essa liberdade faz com que o jogo não seja tão previsível.

Destrua as instalações da Mão Negra.

UM SOM DE RESPEITO

O som de Just Cause 4 está muito bom, com ótimos efeitos. Claro que a franquia já explorava muito bem isso, mas nessa versão com a mudança na Engine, ficou muito melhor executado. Disparos balísticos, explosões e muita música latina, fazem qualquer jogador mergulhar nessa franquia de cabeça, o que o faz ser um dos melhores do gênero. Outro aspecto que chama a atenção no som é a dublagem que foi muito bem feita, em especial em Rico, que recebeu ótimas piadas com contexto, além de passar a emoção necessária que o personagem está sentindo.

OPINIÃO

Just Cause 4 inova na jogabilidade através da engine APEX, trazendo efeitos climáticos de tirar o fôlego. Como uma engine recém criada, ela cumpriu seu papel com excelência, trazendo poder de fogo para a próxima geração, e mostrando que a Avalanche Studios está pronta para arrebentar com seus próximos jogos. A ação ficou ainda melhor por usar essas situações extremas, em conjunto com um grande arsenal. As missões principais são muito boas, mas algumas missões para se chegar nelas são repetitivas, quebrando o ritmo do jogo.

A história, como um todo, continua clichê, sendo muito fácil de entender tudo rapidamente, o que não empolga tanto. Os vilões são sem vida e se tornam esquecíveis.O marketing investiu pesado nisso e não me convenceu.

A dublagem esta ótima, e mesmo em personagens secundários o trabalho foi feito com maestria. O som das armas está espetacular, temos explosões, raios e muitos outros efeitos sonoros, um conjunto da obra que compõem um belo game.

Entenda nossas notas

Clique e confira na Microsoft Store

Compartilhar.

About Author

Desenvolvedor Web e Analista de TI, gamer assíduo desde a época do Atari, fã de Metal Gear(menos o Phantom Pain) e Gears of War. Ter a oportunidade de trabalhar um pouco com games é um sonho realizado. Falta só ir para E3!!!

Powered by keepvid themefull earn money