fbpx

8 Bit Hordes é um jogo RTS (Real Time Strategy) desenvolvido pela Petroglyph, utilizando gráficos pixelados inspirados no mundo 8 Bit. Foi portado para os consoles, fazendo parte da coletânea 8 Bit RTS Series, junto com 8 Bit Invaders e 8 Bit Armies que serão comercializados e lançados separadamente.

Há diversos jogos que já fazem sucesso utilizando-se dos gráficos pixelados inspirados no mundo 8 Bit. Entre eles os blockbusters Minecraft, Roblox, e até o brazuca Mônica e a Guarda dos Coelhos.

8 Bit Hordes é baseado no mundo de fantasia medieval com castelos, humanos, ogros, elfos, magos, anões, dragões, torres e muito mais. Unidades bastante comuns nos jogos de RTS.

INSPIRAÇÃO NOS CLÁSSICOS

O gênero RTS foi consagrado no universo dos games com o clássico jogo Dune 2 da Westwood Studions de 1992. Muitos dos conceitos introduzidos em Dune 2 estão presentes nos jogos de RTS, como mapas amplos, recursos a serem coletados, construção de bases e unidades específicas, além da presença de uma árvore de evolução de tecnologia. Depois de Dune 2 vieram grandes clássicos como Command and Conquer, Age of Empires, Dune 2000, Warcraft e Starcraft. Muitas Lan Parties foram animadas com estes clássicos!

Todos estes conceitos estão presentes em 8 Bit Hordes e vemos que eles assumem sem problemas. E isto é ótimo! Simplificaram a questão de recursos, aonde apenas dinheiro está disponível para ser minerado.

JOGABILIDADE

A interface também teve que ser adaptada para jogar com controles ao invés de teclado e mouse. Ao construir as unidades você define a qual agrupamento a mesma irá pertencer, com 3 opções X ou Y ou B. O botão A serve para as ações como movimentar e/ou atacar. Ao apertar o botão do agrupamento, todas unidades serão selecionadas.

Para construir as unidades utilize o RB abrindo a roda de seleção das unidades a serem construídas, selecione com o analógico esquerdo, e aperte o botão a qual agrupamento a unidade irá pertencer.

Para construir as edificações é o mesmo esquema das unidades, porém o LB.

Além dos recursos monetários consumidos para a construção da unidade é necessário que tenha fazendas para prover a alimentação e suporte das unidades. Assim como há unidades de utilização bélica, há também os vagonetes para coletar o recursos nas minas espalhadas pelos mapas.

Cada unidade bélica possui uma vantagem/desvantagem em relação as outras. Algumas são boas contra edificações, outras contra infantarias. O segredo é saber dosar a quantidade de cada um de modo a criar um grupo polivalente que possa superar os diversos desafios a serem enfrentados.

No modo Campanha há duas opções: Condenado e Iluminadores. Condenado possuem as unidades místicas como ogros, esqueletos de arco e flecha, ciclopes, dragões, etc. E os Iluminadores humanos com unidades piquetes, feiticeiras, elementos de água,

Além do modo Campanha, estão presentes as opções de multiplayer, com 10 mapas 1×1 e 12 mapas para coop.

A engine do jogo é a mesma dos jogos da série 8 Bit Armies, 8 Bit Invaders e com isso será possível um cross-play entre os jogos nos modos multiplayer.

SONS E GRÁFICOS

Embora utilizem da ideia de gráficos pixelados 8 Bit, os mesmos estão muito bem resolvidos, com ótima elaboração e palheta de cores, cenários de ótimo visual. Um ponto a se destacar é que mesmo com muitas unidades juntas na mesma tela não houve queda de frame rate. As explosões e visual do fogo estão ótimas. Ao dar o zoom nas unidades vemos que capricharam nos detalhes. Porém economizaram na definição/resolução da fonte utilizada nos textos, em telas menores deve ser difícil a leitura.

As unidades possuem o seu taunt característico e além da famosa voz informando quando as unidades e edificações estão prontas ou sendo atacadas. O jogo está disponível quase 100% em português, a única exceção são estas vozes.

A trilha sonora e a sonorização do jogo é de ótima qualidade, proporcionando ainda mais imersão no jogo. Ficou a cargo de Frank Klepacki, nada mais que o responsável pelos sons da franquia Command and Conquer.

CONCLUSÃO

8-Bit Hordes peca na falta de uma estória/narrativa por trás das campanhas. RTS que se preze não é só matar-matar-matar. Nas tentativas de jogar em modo multiplayer não conseguimos encontrar ninguém, pode ser pelo recém lançamento, mas encontramos relatos que também é comum nos PCs. Ainda assim os amantes de RTS irão encontrar uma boa opção para os consoles, mesmo que em uma versão simplificada. E os que estão se aventurando ou iniciando no gênero RTS, a mecânica simples pode ser uma ótima opção de entrada.


Entenda nossas notas

Veja na Microsoft Store

Siga o #XboxPower nas outras redes sociais:

Instagram: http://bit.ly/2lX5bAT | Twitter: http://bit.ly/2PKOI0M

Compartilhar.

About Author

Aficionado por games, comecei cedo: Intellivision -> MSX -> PC -> Xbox 360 / PS3 / PSP -> Xbox One. Fã de Fallout, Bioshock, Assassin's Creed, Mass Effect, Borderlands, Skyrim, Just Cause, Dead Island, Gears of War, Far Cry, Halo, GTA entre outros. Também aficionado por séries de TV, NFL (GO GIANTS!), NBA (Go Lakers), Futebol (Fluminense).

Powered by keepvid themefull earn money