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Análise: 8 Bit Hordes

8 Bit Hordes é um jogo RTS (Real Time Strategy) desenvolvido pela Petroglyph, utilizando gráficos pixelados inspirados no mundo 8 Bit. Foi portado para os consoles, fazendo parte da coletânea 8 Bit RTS Series, junto com 8 Bit Invaders e 8 Bit Armies que serão comercializados e lançados separadamente.

Há diversos jogos que já fazem sucesso utilizando-se dos gráficos pixelados inspirados no mundo 8 Bit. Entre eles os blockbusters Minecraft, Roblox, e até o brazuca Mônica e a Guarda dos Coelhos.

8 Bit Hordes é baseado no mundo de fantasia medieval com castelos, humanos, ogros, elfos, magos, anões, dragões, torres e muito mais. Unidades bastante comuns nos jogos de RTS.

INSPIRAÇÃO NOS CLÁSSICOS

O gênero RTS foi consagrado no universo dos games com o clássico jogo Dune 2 da Westwood Studions de 1992. Muitos dos conceitos introduzidos em Dune 2 estão presentes nos jogos de RTS, como mapas amplos, recursos a serem coletados, construção de bases e unidades específicas, além da presença de uma árvore de evolução de tecnologia. Depois de Dune 2 vieram grandes clássicos como Command and Conquer, Age of Empires, Dune 2000, Warcraft e Starcraft. Muitas Lan Parties foram animadas com estes clássicos!

Todos estes conceitos estão presentes em 8 Bit Hordes e vemos que eles assumem sem problemas. E isto é ótimo! Simplificaram a questão de recursos, aonde apenas dinheiro está disponível para ser minerado.

JOGABILIDADE

A interface também teve que ser adaptada para jogar com controles ao invés de teclado e mouse. Ao construir as unidades você define a qual agrupamento a mesma irá pertencer, com 3 opções X ou Y ou B. O botão A serve para as ações como movimentar e/ou atacar. Ao apertar o botão do agrupamento, todas unidades serão selecionadas.

Para construir as unidades utilize o RB abrindo a roda de seleção das unidades a serem construídas, selecione com o analógico esquerdo, e aperte o botão a qual agrupamento a unidade irá pertencer.

Para construir as edificações é o mesmo esquema das unidades, porém o LB.

Além dos recursos monetários consumidos para a construção da unidade é necessário que tenha fazendas para prover a alimentação e suporte das unidades. Assim como há unidades de utilização bélica, há também os vagonetes para coletar o recursos nas minas espalhadas pelos mapas.

Cada unidade bélica possui uma vantagem/desvantagem em relação as outras. Algumas são boas contra edificações, outras contra infantarias. O segredo é saber dosar a quantidade de cada um de modo a criar um grupo polivalente que possa superar os diversos desafios a serem enfrentados.

No modo Campanha há duas opções: Condenado e Iluminadores. Condenado possuem as unidades místicas como ogros, esqueletos de arco e flecha, ciclopes, dragões, etc. E os Iluminadores humanos com unidades piquetes, feiticeiras, elementos de água,

Além do modo Campanha, estão presentes as opções de multiplayer, com 10 mapas 1×1 e 12 mapas para coop.

A engine do jogo é a mesma dos jogos da série 8 Bit Armies, 8 Bit Invaders e com isso será possível um cross-play entre os jogos nos modos multiplayer.

SONS E GRÁFICOS

Embora utilizem da ideia de gráficos pixelados 8 Bit, os mesmos estão muito bem resolvidos, com ótima elaboração e palheta de cores, cenários de ótimo visual. Um ponto a se destacar é que mesmo com muitas unidades juntas na mesma tela não houve queda de frame rate. As explosões e visual do fogo estão ótimas. Ao dar o zoom nas unidades vemos que capricharam nos detalhes. Porém economizaram na definição/resolução da fonte utilizada nos textos, em telas menores deve ser difícil a leitura.

As unidades possuem o seu taunt característico e além da famosa voz informando quando as unidades e edificações estão prontas ou sendo atacadas. O jogo está disponível quase 100% em português, a única exceção são estas vozes.

A trilha sonora e a sonorização do jogo é de ótima qualidade, proporcionando ainda mais imersão no jogo. Ficou a cargo de Frank Klepacki, nada mais que o responsável pelos sons da franquia Command and Conquer.

CONCLUSÃO

8-Bit Hordes peca na falta de uma estória/narrativa por trás das campanhas. RTS que se preze não é só matar-matar-matar. Nas tentativas de jogar em modo multiplayer não conseguimos encontrar ninguém, pode ser pelo recém lançamento, mas encontramos relatos que também é comum nos PCs. Ainda assim os amantes de RTS irão encontrar uma boa opção para os consoles, mesmo que em uma versão simplificada. E os que estão se aventurando ou iniciando no gênero RTS, a mecânica simples pode ser uma ótima opção de entrada.


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