fbpx

Devil May Cry tem uma grande tradição no mundo dos games, sendo reconhecida como uma das franquias mais influentes da indústria e responsável por definir o gênero Hack and Slash, com seu estilo de gameplay desenfreado e frenético. Eu costumo dizer que se hoje muitos resumem um jogo difícil como “Souls”, antes acontecia o mesmo para os jogos de ação e a sua comparação inevitável com o jogo de Dante.

Devil May Cry 5 chega sob o comando do lendário diretor Hideaki Itsuno, e desenvolvida pelo time principal da série, que se reuniram mais uma vez para criar não apenas um grande jogo para os fãs da franquia, como também chamar a atenção de novos jogadores. Ele propõe uma história impactante, jogabilidade que intercala três personagens, RE Engine com gráficos impressionantes e uma trilha sonora brutal, além da já conhecida irreverência da franquia. Será que o jogo conseguiu seguir no caminho certo? Vamos conferir nessa análise.

Uma trama impactante sobre a prole de Sparda

A cronologia de Devil May Cry muda constantemente e temos que ir tentando ligar os pontos sempre que os criadores mudam a sequência da história, que agora está nessa ordem: Devil May Cry 3 > Devil May Cry 1 > Devil May Cry 2 > Devil May Cry 4 e, finalmente, Devil May Cry 5. Tanto por causa dessa confusão na linha de acontecimentos da série, quanto para deixar novos jogadores por dentro da trama, a Capcom fez um pequeno filme sobre toda a história de Devil May Cry, explicando os acontecimentos mais importantes da série e os colocando na ordem correta para que os jogadores consigam entender bem a trama principal, além da importância do legado do lendário guerreiro Sparda que seguiu adiante com seus filhos Dante e Vergil. O mais legal dessa explicação é que ela está toda legendada em português do Brasil, assim como todo o jogo.

Em Devil May Cry 5 estamos enfrentando novamente a grande ameaça do poder demoníaco que voltou para assolar o mundo. A invasão tem início com as sementes de uma “árvore demoníaca” brotando em Red Grave City. Esta invasão infernal chama a atenção do jovem caçador de demônios Nero, que agora está sem o seu poderoso braço demoníaco, que foi cortado por uma figura misteriosa, e também temos o icônico Dante, o lendário caçador de demônios, que é aliado de Nero e vai ajudá-lo a enfrentar um demônio poderoso, conhecido como Urizen, que é o responsável por essa nova invasão do submundo. Além disso, temos V, um misterioso personagem, que não temos a menor ideia de quem seja, e que nos faz criar diversas teorias sobre suas origens durante toda a aventura.

Urizen, o Rei Demônio

A trama de Devil May Cry 5 te prende do início ao fim, com toques de drama e diálogos mais sérios, mas sem perder a irreverência e momentos de galhofa que são marca registrada da série. A cada nova missão você quer saber mais e mais os rumos que a narrativa vai tomar, pois tudo é conduzido com maestria e brilhantismo, seja na introdução dos personagens, flashbacks ou a progressão da história em si. O jogador vive uma constante montanha russa de emoções e revelações que realmente impactam, e que te fazem parar por alguns minutos para conseguir digerir tudo que foi jogado na sua cara.

Ambientes internos belíssimos

Uma evolução realmente significativa não só do mundo de Devil May Cry como também dos seus personagens principais. A maneira como tudo foi conduzido trouxe ainda mais qualidade para a franquia como também abre possibilidades para caso queiram realizar uma ótima sequência no futuro.

O bom e velho hack and slash está de volta

Uma das principais características de Devil May Cry, e um dos maiores motivos do seu sucesso, é o seu gameplay recheado de ação sem limites, com um amplo leque de possibilidades de combate para os jogadores. E Devil May Cry 5 faz tudo isso com maestria. Os desenvolvedores modernizaram a franquia, mas não deixaram ela perder a sua raiz, e é isso que torna o jogo tão especial. A ação está mais grandiosa do que nunca e volta com toda a sua essência.

O combate está fluido e cheio de possibilidades, onde você tem um amplo arsenal de armas e habilidades que deixam o combate divertido, e você joga querendo mais e mais batalhas, pois o sistema é realmente bom, tanto do ponto de vista técnico, pois tudo funciona muito bem e de forma natural, quanto do ponto de vista da diversão, pois é realmente incrível usar tudo que cada personagem tem a oferecer. Devil May Cry 5 possui espadas, armas de fogo, soqueiras, animais, transformações e até uma moto, para que os jogadores possam realizar combos incríveis. Essa grande variedade de equipamentos, aliada ao sistema de combate fácil e fluido faz com que os jogadores se sintam incentivados na busca dos Ranks SSS.

Sempre em busca do Smokin’ Sexy Style!!

O combate está sim recheado de ação, mas não pense que ele é fácil, pois oferece boas doses de desafio, para não ser apenas um jogo de apertar um botão, mas tomar cuidado com as ações para não ser destruído pelos inimigos e, principalmente bosses, que são bem desafiadores. Os inimigos são variados e trazem um bom desafio para os jogadores, pois cada um possui uma maneira de te atacar e também se ser abordado. Já os Bosses além de trazerem um grande desafio, oferecem batalhas que são um verdadeiro espetáculo para os olhos. Essa variedade faz com que o gameplay nunca se torne enjoativo, pois sempre tem uma novidade te aguardando na próxima batalha.

Cada chefão, uma nova surpresa

Para se dar bem nos combates de toda a franquia Devil May Cry, você não deve apenas eliminar os inimigos, mas também fazer isso com estilo, o que irá te recompensar com tipos de diferentes de ranks, o que influencia diretamente sua recompensa ao final de cada missão, pois os Pontos de Estilo são muito importantes. O jogo te oferece uma seleção ampla de opções para customizar o personagem, de acordo com o seu estilo de jogar, e que podem ser totalmente personalizadas por você, usando os Orbes Vermelhos, que ganhamos eliminando os inimigos com muito estilo e também explorando os mapas. São opções realmente amplas e que trazem um senso de liberdade realmente grande para o jogador, que pode deixar seus personagens personalizados com sua forma favorita de jogar. Quanto mais habilidades desbloqueadas e melhoradas, mais chances de se dar bem nos combates e receber melhores recompensas no final. E as possibilidades de customização são realmente gigantes, então use com cautela seus Orbes Vermelhos, pois além das habilidades únicas de cada personagem, você também pode aumentar a barra de vida, que é compartilhada por todos eles. Sendo assim, antes de entrar em cada missão administre bem os seus recursos.

Pra incentivar esse fator replay que é forte em todos os jogos da franquia, o jogo conta com dois modos de dificuldade na primeira jogatina, que é o Humano (para novatos) e o Caçador Infernal (para veteranos), além do insano Filhos de Sparda, que desbloqueia apenas ao finalizar o jogo uma vez. Pode ter certeza que você irá refazer diversas missões em busca do melhor rank, pois isso é viciante.

Use com sabedoria seus Orbes Vermelhos

Além disso, o jogo possui diversas áreas secretas onde existem Orbes e armas muito bem escondidas, além de salas secretas, que requerem um alto nível de observação e exploração dos cenários para serem encontradas. Dentro delas você pode se aventurar pelos mais diversos desafios em busca das mais diversas recompensas.

Se empenhe para achar as áreas secretas

Outra novidade bem interessante é poder ver outro jogador em ação durante nossa jogatina, pois existem diversos momentos onde os personagens conseguem se ver em batalha, e quando isso acontece o jogo simula o que outro jogador fez. O mais bacana é que ao final da missão você pode avaliar o jogador como estiloso e ele receberá uma recompensa do jogo. Eu recebi 4 Orbes Dourados e fiquei muito orgulhosa da minha desenvoltura estilosa.

Três maneiras de se aventurar por Red Grave City

Uma das melhores coisas de Devil May Cry 5 é a possibilidade de jogar com mais de um personagem, o que traz ainda mais opções de jogabilidade, pois cada um possui um estilo bem único de combate. Uma escolha muito inteligente dos desenvolvedores, que faz com que a progressão mantenha sempre um ar de novidade, sem se tornar previsível ou enjoativa. Grande parte das missões te direciona a um personagem não sendo possível mudar, mas em outras essa escolha fica nas suas mãos e você pode decidir com quem prefere seguir naquela situação.

O primeiro personagem que jogamos é o Nero, que além das espadas e armas de fogo, traz uma das grandes novidades do título: os Devil Breakers. Esse novo equipamento se trata de um braço mecânico usado pelo personagem, depois que o seu braço com os poderes demoníacos foi retirado por um ser misterioso. Os Devil Breakers possuem as mais variadas funcionalidades, onde cada um pode ser escolhido de acordo com o estilo do jogador, seja para realizar explosões de energia ou socos poderosos. Os braços podem ser comprados com Orbes Vermelhos e também encontrados pelos cenários, sendo possível equipar diversos modelos, distribuídos em diversos pentes do inventário, para um uso extenso do equipamento especial. O uso deles é limitado, pois se desgastam e quebram, então seu uso deve ser feito com cautela e estratégia. Junto com as tradicionais armas da série, os Devil Breakers trazem ainda mais possibilidades para combos insanos com Nero.

Nero, o Caçador de Demônios

O segundo personagem que jogamos é o misterioso V, e ele traz um grande diferencial para o gameplay de Devil May Cry 5. Ele não entra em combate direto com os inimigos, mas usa animais invocados para isso. Para os ataques de longa distância ele invoca um pássaro (Grifo) que atira projéteis mágicos e para os ataques corpo-a-corpo ele utiliza uma pantera (Sombra). Assim como Dante, ele utiliza o Poder Demoníaco para ficar mais poderoso, e quando possui poder suficiente ele pode invocar uma espécie de Golem Gigante (Pesadelo) que chega na batalha destruindo tudo por um certo período de tempo. Com esse poder ainda é possível que ele faça com que seus animais ataquem sozinhos por um período de tempo. A barra de Poder Demoníaco enche conforme V ataca e também recebe dano, além de também ser preenchida com os Orbes Brancos, que estão espalhados nos cenários. Mas como estamos falando de Devil May Cry, é claro que V teria uma forma não convencional de ganhar esse poder, e ele pode fazer isso simplesmente lendo seu livro no meio do combate, isso mesmo, ele ganha poder ao colocar a leitura em dia e declamar seus poemas. Tudo a ver com a irreverência da série.

Esses animais invocados por V também sofrem dano e podem cair em combate, caso isso ocorra eles podem voltar com o tempo, ou tendo seu mestre próximo deles. O único momento no qual V realmente entra em combate direto, ocorre quando os inimigos ficam vulneráveis depois de tomarem uma certa quantidade de dano, pois nesse momento o personagem se aproxima para realizar uma finalização. Uma jogabilidade bem diferente para a série e que se encaixou muito bem, trazendo possibilidades muito divertidas para a batalha e para combos insanos.

V, o Misterioso

Por fim, temos ele, o icônico e amado Dante. O personagem continua com todo o seu estilo debochado e com um combate totalmente focado na ação desenfreada. Para o combate corpo-a-corpo ele chega com sua espada Rebellion e também com as novas Soqueiras. Já para o longo alcance ele traz suas amadas pistolas Ebony & Ivory e a escopeta. Mas isso não é tudo, pois o cara ainda tem no seu arsenal a moto Cavaliere, que pode ser dividida em duas partes e usadas como arma corpo-a-corpo, o que já demonstra que o céu é o limite para as possibilidades de Devil May Cry 5. Dante ainda possui o Poder Demoníaco, que também cresce conforme ele recebe e inflige dano, além de preencher mais barras com o uso dos Orbes Brancos. Quando possui poder suficiente, ele assume uma forma demoníaca diferente, que deixa o personagem extremamente poderoso por um certo período de tempo.

As possibilidades de combos com Dante são variadas e deliciosas de realizar, trazendo toda a tradição da série, mas com boas novidades que garantem ainda mais diversão para os combates.

Dante, o Lendário Caçador de Demônios

Vale ressaltar que as armas citadas acima são algumas das possibilidades para os combates, pois muitas outras podem ser adquiridas em combate e até mesmo encontradas nos cenários. Além de outras que não quero citar, para não dar spoiler desnecessário. Opções não faltam nessa aventura alucinante de Devil May Cry 5.

RE Engine mostrando toda a sua competência

Quando o jogo foi anunciado como levando Devil May Cry para gráficos mais realistas eu fiquei com medo que o resultado final não ficasse bom, mas um dos pontos mais impressionantes de Devil May Cry 5 é a sua apresentação gráfica, com um resultando realmente impressionante na tela. Os personagens estão incrivelmente detalhados e com uma atuação bem natural, com expressões que representam muito bem suas personalidades e os momentos da trama, aumentando a imersão. Os cenários estão belíssimos e com efeitos de partículas, iluminação e sombras muito bem introduzidos. O jogo está usando toda a capacidade da bem sucedida RE Engine, e apresenta um resultado fantástico, e sem dúvida nenhuma, um dos mais impressionantes da geração.

O Xbox One X é, sem dúvida, a grande plataforma para aproveitar o jogo na sua melhorar performance, com uma impressionante resolução 4K nativa, suporte para HDR e 60 fps, trazendo uma fluidez e beleza gráfica sem igual. O jogo também conta com um modo foto, o que fará muitos jogadores capturarem telas incríveis.

A trilha sonora da franquia Devil May Cry sempre foi conhecida por seu tom mais brutal, e o novo jogo traz todo o clima que se espera de um jogo da série, trazendo toda a intensidade das batalhas, com um rock pauleira contagiante, dando gosto de jogar com fone de ouvido e se transportar para dentro desse universo. Mas o jogo vai além disso, pois nos momentos onde os acontecimentos tomam proporções mais dramáticas, as canções instrumentais e outras belamente cantadas acompanham esses sentimentos, trazendo uma imersão profunda para o que acontece na tela.

As vozes dos personagens também foram muito bem escolhidas e combinam perfeitamente não só com eles, mas com o que eles passam através do seus criativos diálogos. O jogo não possui dublagem, mas chega totalmente legendado em português do Brasil, e com frases bem adaptadas, que realmente combinam com as expressões vistas no nosso país. Se prepare para ler coisas do tipo “O pau vai cantar”.

Opinião

Devil May Cry 5 chega trazendo todos os elementos necessários para acertar bem no meio do coração dos fãs da franquia, com grandes revelações sobre sua trama e desenvolvimento de muitas questões que estavam abertas. Além disso, o jogo traz uma bela apresentação gráfica e mantém suas raízes, trazendo tudo o que o gênero hack and slash tem de melhor, e ainda adiciona diversas novas variáveis para a jogabilidade e exploração, que não a deixam mais com aquele sentimento de só apertar um botão, mas sim de criar estratégias reais para o combate, com diversas possibilidades para cada tipo de luta e inimigo. Sendo assim, o franquia de reinventa para a nova geração, mas sem perder a sua essência.

Devil May Cry 5 é, definitivamente, não apenas o jogo que os fãs esperavam, mas também o título que faltava para trazer o hack and slash para sua antiga glória.

Ele será lançado no dia 8 de março de 2019 e já se encontra em pré-venda na Xbox Live.

Entenda nossas notas

Clique e confira na Microsoft Store

Mídia física é no MauroSPBRGAMES, confira aqui (Cupom: XBOXPOWER).

Compartilhar.

About Author

Administradora de Empresas, mas apaixonada pelo mundo dos games e pelo Xbox!Fã da incrível e complexa franquia Halo e de seu icônico líder, o Master Chief. Também apaixonada por Dragon Age e seu universo magnífico. Ahhh e quem disse que Dark Souls não é divertido? :DSempre ligada nas notícias e novidades do lado verde da força!

Powered by keepvid themefull earn money