fbpx

A Microsoft está lançando um novo SDK (software development kit) que pode ser usado nos mobiles, para que os desenvolvedores de jogos possam levar a funcionalidade do Xbox Live a jogos executados em iOS e Android. Ou seja, os recursos do Xbox Live, como conquistas, Gamerscore acumulado, estatísticas de jogos, listas de amigos, clubes e até mesmo algumas configurações familiares, estarão disponíveis nos celulares com iOS e Android.

Isso tudo faz parte de um esforço maior da Microsoft para disponibilizar seus jogos e serviços Xbox em várias plataformas, como diz no site The Verge. Os desenvolvedores de jogos poderão escolher partes do Xbox Live para integrá-los em seus jogos, e tudo será ativado por meio de um único login em uma conta da Microsoft.

A Microsoft está usando sua rede para oferecer suporte a login, privacidade, segurança online e contas conjuntas.

Kareem Choudhry, no programa Inside Xbox

Kareem Choudhry, diretor chefe do sistema de jogos em nuvem da Microsoft disse em uma coletiva de imprensa nesta semana:

“Acreditamos tão fortemente na comunidade, e o Xbox Live está realmente no centro da nossa comunidade de jogos. Se você observar o que fizemos, principalmente com o Minecraft, nos últimos anos, levamos o Xbox Live para o maior número possível de plataformas do Minecraft. Realmente unindo todas essas comunidades com uma experiência singular e consistente para os jogadores”

A Microsoft quer que os desenvolvedores de jogos adotem uma abordagem semelhante ao Minecraft e tragam o Xbox Live para mais jogos para celular. Alguns jogos para iOS e Android já têm suporte a conquistas somatórias, mas eles só estão habilitados em títulos da Microsoft Studios neste momento e este novo SDK abrirá a funcionalidade do Xbox Live para muitos outros jogos.

Se com essa notícia, você esperava ver a Xbox Live no Nintendo Switch, Choudhry tem uma revelação pra você:

“Nosso objetivo é realmente unir os 2 bilhões de gamers do mundo e somos grandes fãs de nossa comunidade Xbox Live, mas não temos nenhum anúncio específico relacionado a Switch hoje”

A Xbox Live no PlayStation também parece improvável, mas a Microsoft está aberta à ideia caso a Sony esteja disposta a permitir isso. Segundo Kareem:

“Se você nos assistiu nos últimos anos, adotamos uma abordagem muito abrangente. Phill Spencer tem sido muito proativo em questões como crossplay, progressão cruzada e união de redes de jogadores, e estamos dispostos a nos associar ao setor o máximo que pudermos.”

Nota do Redator:  “Por questões de opinião própria, eu acho muito difícil a Sony aceitar uma SDK de sua concorrente direta, rodando em seu aparelho. A Sony recusou o EA Access, que é um programa menos nocivo (comercialmente dizendo) ao ambiente da PSN.”

Este novo SDK para dispositivos móveis é parte de um esforço maior da Microsoft para jogos em nuvem e ferramentas para desenvolvedores. A produtora de software está anunciando uma nova Microsoft Game Stack para desenvolvedores logo antes da Game Developers Conference (GDC) anual.

O Microsoft Game Stack combina todas as ferramentas, serviços e plataformas de desenvolvimento da empresa com o Azure e o PlayFab, a plataforma de serviços que ajuda os desenvolvedores a criar e lançar jogos conectados à nuvem. A Microsoft adquiriu a PlayFab no ano passado e este é o primeiro grande marco para o serviço.

O PlayFab agora fará parte das ferramentas de nuvem da Microsoft e do Azure, permitindo que os desenvolvedores criem servidores multijogador para jogos com serviços de matchmaking, voz e bate-papo e conteúdo gerado pelo usuário. O Microsoft Game Stack também incluirá o DirectX, o Mixer, o Power BI, o Havok, o Visual Studio, o Windows, o Xbox Game Studios, o Xbox Live e o Simplygon.

É uma mistura completa das ferramentas de desenvolvimento de jogos mais poderosas da Microsoft em uma plataforma única mais gerenciável.

Compartilhar.

About Author

Xbox Ambassador. 13 anos de Xbox Live. Gamertag: Vingador Brambz

Powered by keepvid themefull earn money