fbpx

Sucesso da Capcom entre os dispositivos móveis, a série Ace Attorney agora tenta conquistar os consoles de mesa com Phoenix Wright: Ace Attorney Trilogy, que se trata de uma coletânea que reúne os três primeiros jogos da franquia.

Será que a Capcom consegue emplacar mais um sucesso este ano? Confira nosso veredito.

O nascimento de uma lenda

Uma das franquias mais amadas nos portáteis finalmente chegou aos consoles. Lembro-me claramente quando joguei o primeiro Phoenix Wright: Ace Attorney no Game Boy Advance e fiquei estupefato com o jogo. Foi amor a primeira vista. Logo me via aguardando ansiosamente por mais um lançamento da franquia. Então vocês devem imaginar minha felicidade ao receber o anuncio da Capcom de que estaria lançando uma coletânea nos consoles de mesa, inclusive no Xbox One.

Phoenix Wright, advogado amador

Phoenix Wright: Ace Attorney Trilogy conta a história do icônico advogado que dá nome ao jogo. Nosso herói ainda é um amador nas cortes, mas a cada caso resolvido, cada réu julgado inocente, ele logo ganha notoriedade, até tornar-se uma lenda entre os advogados. Mais que um advogado, Wright é um investigador e sempre busca novas evidências para ajudar inocentar seus clientes. E acredite, cada pista é crucial, pois do outro lado haverá um prodígio da promotoria que sempre achará uma contradição em seus argumentos.

Promotor Edgeworth, maior rival de Wright

Phoenix Wright: Ace Attorney Trilogy reserva aos jogadores casos cheios de reviravoltas, e haverão momentos nos quais você se perguntará se seu cliente é, de fato, inocente, Tudo com boas pitadas de drama, suspense e até um pouco de comêdia. O que não falta no jogo são ingredientes para tornar as batalhas nas cortes super empolgantes.

Gameplay

Phoenix Wright: Ace Attorney Trilogy se divide em dois atos: investigação e julgamento. A investigação possui elementos de point and click clássico, onde o jogador irá investigar diversos cenários, para buscar por pistas e conversar com testemunhas. Para isso, Wright sempre terá uma parceira que ajudará na busca por novas evidências, sejam elas científicas ou, até, sobrenaturais. É o caso de algumas testemunhas que mostram mais resistência ao falar sobre os casos.mas graças a um certo item da família Fey, a qual a mentora de Wright faz parte, o jogador terá como quebrar cadeados que protegem o coração da testemunha. Afinal de contas, pode ser doloroso relembrar de um acontecimento traumático.

De impressões digitais a exames de DNA. Todas as evidências achadas são vitais

O segundo ato é o julgamento. Ele sempre iniciará após o jogador coletar todas as provas possíveis. Neste ato, as testemunhas fazem suas declarações e precisamos achar contradições. Esse aspecto envolve um pouco de observação e lógica. O jogador precisa está atento a cada fala da testemunha para achar a contradição. Ao achar um furo no testemunho, basta apresentar uma prova para revelar a contradição. Mas nem sempre esse furo está em evidência. As vezes a testemunha está tão bem preparada, que é necessário pressionar uma de suas declarações para ter informações mais precisas. É aí que muitos dos furos aparecem e o jogador pode rebater com uma prova.

Sempre fique atento aos mínimos detalhes

A investigação é bem interessante inicialmente, mas logo pode se tornar enjoativa. Afinal, a verdadeira emoção está no julgamento, quando Wright e o promotor batalham para provar a verdade. E quando quebramos o argumento de uma testemunha ou da própria promotoria? A satisfação ao ver a cara de frustração deles é impagável.

Gráficos e Sons

Phoenix Wright: Ace Attorney Trilogy recebeu um belo tapa no visual para chegar aos consoles. Os gráficos pixelados e borrados, menus enfadonhos e textos lentos foram deixados para trás. O jogo agora apresenta texturas em alta definição e cores bem mais vibrantes que os jogos originais.

O jogo é recheado de personagens extravagantes

No quesito áudio, o jogo pode decepcionar. Deixaram o som um pouco mais limpo, e só. Não há inclusão de voz aos personagens, deixando apenas alguns efeitos sonoros que podem irritar com o tempo. Em contrapartida, os áudios do jogo são bem característico. Logo você começa a sacar quando está desvendando um caso só de ouvir a música de fundo, por exemplo.

Para o público brasileiro a situação é um pouco pior. O jogo está totalmente em inglês e não há um anuncio de que o mesmo receberá legendas em pt-br. Para um jogador sem conhecimento de um outro idioma pode ser inviável de se jogar.

Opinião

Phoenix Wright: Ace Attorney Trilogy traz o melhor de um gênero não muito popular na família Xbox. Enredos bem elaboradas e personagens marcantes garantem uma ótima experiência para os fãs de uma boa história. Para quem já teve oportunidade de jogar nos portáteis, vale a pena dar uma conferida nesta versão que conta com todo conteúdo já lançado e gráficos remasterizados.

Infelizmente, a Capcom pisou na bola em não localizar o jogo em nosso idioma. O que é uma pena, pois é uma série excelente. Resta aguardar para um anúncio de uma atualização com legendas em pt-br.

Entenda nossas notas.

Clique e confira na Microsoft Store

Compartilhar.

About Author

Aficionado pela cultura geek. Se o cinema é a sétima arte, os games são a oitava. Entrou no mundo dos consoles no NES e desde então vem acompanhando a geração dos games até o Xbox One. Caçador de indies, nas horas vagas tenta ser biólogo.

Powered by keepvid themefull earn money