fbpx

Os anos 90 foram uma ótima época para os jogos de luta, os jovens lotavam os fliperamas e esse estilo de jogo reinava nessa época. Com grandes lançamentos como Mortal Kombat e Street Fighter, para se destacar entre os jogadores precisava haver algum diferencial. Foi nesse pensamento que surgiu Samurai Shodown, um jogo que tinha uma jogabilidade mais cadenciada e estratégica.

Claro que isso tornou o jogo não tão popular quanto os jogos citados acima. Mas fez com que uma legião de fãs o admirasse, pois eram aqueles que desejavam algo mais estratégico. Chegando em 2019, Samurai Shodown surge como um misto de continuação e remake, pois ele avança no tempo, mas não nega suas origens. Mas será que hoje temos espaço para um jogo desse tipo?

XADREZ COM ESPADAS

Uma das características mais marcantes na franquia é sua jogabilidade mais cadenciada, o jogador deve analisar cada movimento antes de executar. Um passo em falso e seu golpe vira um contra-ataque do adversário. Como em um jogo de xadrez que é um jogo mais estratégico, em Samurai Shodown o jogador deverá estudar seu adversário, para então dar o xeque-mate.

Estude os movimentos do adversário

Jogadores que gostam de velocidade podem estranhar essa jogabilidade mais lenta, mas é algo presente em todos os jogos da franquia. Dessa forma, quem não conhece pode necessitar de um maior aprendizado. Algo que pode ser obtido ao jogar o modo Dojo, onde o jogador poderá lutar contra sombras e aprimorar suas habilidades. A dificuldade do jogo também pode ser ajustada, dando uma maior liberdade.

MODO HISTÓRIA BÁSICO

O modo história não se aprofunda muito em questões de narrativa, mas cumpre seu papel ao mostrar alguns conteúdos relevantes de cada personagem. Já a vilã é bem construída e sinistra, com transformações que aumentam a dificuldade consideravelmente.

MODO ONLINE FRUSTRANTE

Um dos pontos mais negativos do jogo, na minha opinião, foi o modo online, onde tive diversos problemas para encontrar uma partida. Aguardei diversas vezes e até entrei em contato com outras pessoas para ver se o problema era só comigo. Várias pessoas tiveram o mesmo problema para jogar nesse modo. Claro que esse aspecto pode ser melhorado através de um update, então vamos torcer para que isso não interfira no número de vendas do jogo.

NOVOS PERSONAGENS APROVADOS

Um dos grandes problemas dos jogos de luta é desenvolver novos personagens, que sejam tão bons quanto os clássicos. Em Samurai Shodown isso foi feito com maestria, unindo o novo ao já estabelecido. Personagens como o novo protagonista Yashamaru farão muito sucesso, pois foram feitos com muito carinho, trazendo personalidade aliada a golpes cada vez mais mortais.

SOM E GRÁFICOS

Ao assistir alguns gameplays antes do lançamento de Samurai Shodown, tive a impressão de que os gráficos não estariam com um traço satisfatório. Mas me surpreendi positivamente ao jogar por alguns minutos e perceber que o jogo esta bonito e com uma arte que se reinventa, mas que ainda mantêm a essência da franquia.

Os cenários do jogo, em alguns casos, parecem pinturas, com elementos que te fazem ficar admirando aquele lugar. Posso citar a fase de Genjuro que tem um mistura de cores bem interessantes e dão um ar de batalha épica. O design dos personagens é bem bonito e cheio de detalhes, com belas expressões faciais quando o lutador aplica um golpe, por exemplo. Além disso os golpes especiais são cheio de estilo e dão um charme extra para a luta.

Alguns cenários parecem pinturas de tão belos.

O Som clássico está de volta, desde a narração da abertura até mesmo algumas músicas que marcam a franquia. Samurai Shodown não é dublado, mas possui legendas em Português do Brasil, o que é uma vitória, se tratando para um jogo nipônico.

OPINIÃO

Aficionados pela franquia ou por jogos de luta irão amar Samurai Shodown, afinal a base do jogo está muito boa. Ter um jogo mais cadenciado traz uma variedade para o mercado de jogos de luta, que já está bem cheio. Os únicos problemas que podem afetar a escolha do jogador é o modo online, que ficou bem abaixo do esperado. Claro que é algo que poderá ser melhorado com futuros updates, mas foi algo que me incomodou demais. Eu testei o jogo um pouco depois do lançamento e ainda estava com esses problemas.

As questões técnicas como desempenho gráfico e performance rodaram perfeitamente, inclusive no Xbox One S onde foram feitos os testes. Voltando a falar dos gráficos, os cenários parecem pinturas orientais, e isso traz um charme único ao jogo.

Clique e confira na Microsoft Store

 

 

Compartilhar.

About Author

Desenvolvedor Web e Analista de TI, gamer assíduo desde a época do Atari, fã de Metal Gear(menos o Phantom Pain) e Gears of War. Ter a oportunidade de trabalhar um pouco com games é um sonho realizado. Falta só ir para E3!!!

Powered by keepvid themefull earn money