fbpx

Lançado exclusivamente para Xbox Original, e só no Japão, Metal Wolf Chaos foi uma das tentativas da Microsoft atrair o público nipônico para seu console. Produzido e publicado pela From Software, o jogo é um shooter em terceira pessoa recheado de ação. A Devolver Digital juntamente com a From Software trazem Metal Wolf Chaos XD, uma nova versão deste jogo que tornou-se uma lenda no Japão.

Uma aventura muito louca nos EUA

O ano é 2004, a Sony já havia consolidado o Playstation 2 no mercado e a Microsoft estava tentando emplacar no ramo com Xbox Original. Que maneira melhor do que fechar parceria com uma das desenvolvedoras mais consagradas no mercado nipônico para angariar fãs? Foi o que a Microsoft fez ao juntar-se com a From Software na produção de Metal Wolf Chaos.

Vem pro papai

O jogo se passa em um futuro onde a economia dos Estados Unidos atravessa um período de turbulência. O Vice-presidente juntamente com as forças militares armam um golpe de estado contra o Presidente Michael Wilson, nosso protagonista. Wilson se vê como a última esperança do país e parte ao contra ataque.

Seria apenas mais história clichê de filmes de ação americano, se não fosse pelo fato do Presidente possuir um mecha a seu dispor. É isso aí, um robô gigante capaz de bater de frente com o poderoso exército americano. Dentro do lendário Air Force One, Wilson viaja por todo país acabando com as forças rebeldes lideradas pelo Vice-presidente.

Diálogos recheados de piadinhas marotas

É, parece até brincadeira, mas Metal Wolf Chaos não foi feito para ser levado a sério mesmo. A história lembra muito os filmes da década de 1980. A liberdade americana está ameaçada e somente o protagonista pode resolver isso. Em parte, essa é uma estratégia para justificar toda a ação que o jogo proporciona. Por outro lado, foi uma forma que a From achou para mostrar a cultura americana ao Japão, enchendo o jogo de referências e patriotismo americano.

Tiro, porrada e bomba (literalmente)

Deixando o raso enredo para trás, o jogo não demora a nos jogar na ação. A Casa Branca é sitiada pelas forças rebeldes e o Presidente não demora a usar sua arma secreta. Logo que o jogador tem o controle do mecha, o chumbo começa a comer. Caminhões e helicópteros vão deixando hordas e hordas de soldados quase que ininterruptamente. Para acabar com a chegada de novas unidades, é precioso acabar com os alvos que aparecem em amarelo no mapa.

Qual modelito usar?

Felizmente, nosso robô pode ser considerado facilmente o exército de um homem só. O mecha do Presidente possui duas rodas de armas a seu dispor, podendo equipar uma arma em cada braço. No caso de armas de grande porte, é necessário usar os dois braços. Fuzis de assalto, escopetas, pistolas, bazookas, canhões laser…Não faltam opções para dizimar as forças inimigas.

Cada gatilho do controle atira com uma arma, direita ou esquerda. O mecha possui propulsores para mover-se mais rápido ou planar pelos ares. Quando as armas falharem ou você ficar sem munição, você pode usar um ataque de pisada bem destruidor. Ainda há a barra do especial, que enche conforme você vai destruindo tudo. Em horas de desespero, basta apertar os dois analógicos para soltar uma chuva de tiros com todas as armas que estão equipadas. Ao final de cada missão você ganha pontos para investir em novas tecnologias e fabricar um armamento melhor.

Não importa o que era, apenas era preciso ser destruído

Com controles precisos, a From Software consegue entregar um shooter de qualidade. O jogador pode facilmente destruir tudo que estive em seu caminho. Em contrapartida, é só isso que o jogo tem a oferecer. Destruir alvo X. Libertar reféns destruindo as forças inimigas. Destruir, destruir, destruir. Não demora a tornar-se algo repetitivo, por mais divertido que possa ser inicialmente.

Mostrando todo o poder do Xbox Original

Uma das coisas que mais impressiona em Metal Wolf Chaos XD é o poder bélico do nosso mecha. Além de veículos, alguns edifícios acabam virando ruínas em meio ao caos das missões. Claro que atualmente isso pode ser nada de mais, todavia é preciso lembrar que 15 anos atrás era algo revolucionário. Some isso a uma quantidade considerável de inimigos na tela bem detalhados e você percebe o excelente trabalho da From Software.

Diversos ambientes aguardam o jogador

No entanto, o jogo apresentou alguns bugs bem chatos. Tiro de inimigos atravessando prédios inteiros. Simplesmente atravessavam, sem serem bloqueados ou destruir o que estava no caminho. Colisão com objetos invisíveis também pode ser comum.

Outro destaque é a trilha sonora de Metal Wolf Chaos. Um rock de qualidade, sempre tendendo para algo mais pesado, o que acaba casando bem com toda ação, destruição e caos.

Melhorando sua máquina de destruição

Por mais datados que os gráficos de jogos do Xbox Original possam estar, alguns ainda conseguem nos surpreender. É o caso de Metal Wolf Chaos XD. O jogo foi feito para mostrar a superioridade do hardware do Xbox em comparação ao Playstation 2 e, claramente, consegue o feito.

Opinião

Metal Wolf Chaos XD diverte naquilo que é proposto: ação descompromissada. O gameplay é descomplicado e rapidamente você irá pegar o jeito. A destruição dos cenários realmente impressiona, e me fizeram pensar na possibilidade de um novo jogo com os gráficos da atual/próxima geração. Seria o lançamento dessa  nova versão uma manobra para ver a reação do público e estudar a possibilidade de um novo jogo?

Caso sim, será preciso corrigir os problemas na repetitividade, principal ponto fraco do jogo. Mas com a bagagem que a From Software adquiriu ao longo dos últimos anos, acredito que isso não seja mais um problema.

Entenda nossas notas.

Clique e confira na Microsoft Store

Compartilhar.

About Author

Aficionado pela cultura geek. Se o cinema é a sétima arte, os games são a oitava. Entrou no mundo dos consoles no NES e desde então vem acompanhando a geração dos games até o Xbox One. Caçador de indies, nas horas vagas tenta ser biólogo.

Powered by keepvid themefull earn money