Nos últimos anos a Microsoft investiu pesado na agora chamada de Xbox Game Studios, que engloba 14 estúdios com propostas e estilos bem diferentes. Muitos desses times são conhecidos por grandes jogos focados em campanha e história, os chamados single player, onde o jogador vive a experiência do jogo sozinho. Mas também existe na Microsoft um grande foco nas experiências multiplayer, que são as jogatinas online. Mesmo que a empresa já tenha deixado claro, por diversas vezes, que não obriga que os jogos tenham recursos online, sempre surgem rumores de que esses estúdios tenham que construir seus jogos com o multiplayer em mente, mas Phil Spencer usou seu Twitter para desmentir isso, mais uma vez.
O chefe do Xbox reafirma que dentre os seus estúdios existem times que já fizeram grandes jogos single player, e que eles irão continuar construindo grandes experiências para esse estilo de jogo, pois é um desejo da Microsoft também.
Yes, I can confirm. With the additions to XGS we have a lot of teams that have built strong SP focused games and we want that to continue.
— Phil Spencer (@XboxP3) August 7, 2019
Sim, posso confirmar. Com as adições ao XGS (Xbox Game Studios), temos muitas equipes que construíram fortes jogos focados em SP (Single Player) e queremos que isso continue.
Muitos jogadores sentiram falta de grandes anuncios desses novos estúdios durante a conferência do Xbox na E3 2019, mas Phil Spencer explicou que optou para dar todo o tempo necessário para que essas equipes possam realizar suas criações e oferecer grandes jogos para os jogadores, inclusive sua principais franquias como Halo e Forza. A mentalidade do Xbox é dar o tempo necessário para que seus estúdios criem grandes jogos.
A Xbox Game Studios é composta das seguintes 14 equipes de desenvolvimento de jogos: 343 Industries, The Coalition, Compulsion Games, The Initiative, inXile Entertainment, Minecraft, Ninja Theory, Obsidian Entertainment, Playground Games, Rare, Turn 10 Studios, Undead Labs, Double Fine e Global Publishing Group.