fbpx
Participe do nosso grupo no Telegram

Durante o mês de julho o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, demonstrou interesse em trabalhar para reduzir os impostos para o mercado de games no nosso país. Ele já havia revelado que iria consultar sua equipe econômica para estudar a viabilização dessa redução. E hoje, a primeira vitória para os jogadores brasileiros aconteceu, pois foi publicado no Diário Oficial da União, que o governo reduziu as alíquotas do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) incidentes sobre videogames, acessórios dos consoles e suas partes. Essas alíquotas apresentavam uma variação de 20% a 50%, e agora estarão entre 16% e 40%.

As novas alíquotas são:

  • Consoles e máquinas de jogos de vídeo, exceto os classificados na subposição: De 50% para 40%.
  • Partes e acessórios dos consoles e das máquinas de jogos de vídeo cujas imagens são reproduzidas numa tela de um receptor de televisão, num monitor ou noutra tela ou superfície externa: De 40% para 32%.
  • Máquinas de jogos de vídeo com tela incorporada, portáteis ou não, e suas partes: De 20% para 16%.

O Brasil é um dos maiores mercados de games do mundo, mas a alta carga tributária afasta investidores e coloca um freio na geração de empregos no setor, o que também impede a movimentação da economia.

Vale lembrar também que irá para votação no plenário a proposta sobre a adição dos jogos eletrônicos produzidos no Brasil na lista de produtos que já contam com isenção tributária graças à PEC 51/2017, que inclui produtos como livros e CDs. Além disso, o próprio Bolsonaro já havia declarado que tem interesse na redução de impostos, de 16% para 4%, para a importação de produtos de tecnologia da informação, como computadores e celulares, além de jogos eletrônicos.

É bom ressaltar que implementar uma carga tributária mais justa para a produção de jogos no nosso país, incentiva a compra de jogos originais, além de ser um fator importante para que as grandes empresas de games voltem a produzir no Brasil, aumentando também as oportunidades de trabalho para a população.

Compartilhar.

About Author

Administradora de Empresas, mas apaixonada pelo mundo dos games e pelo Xbox!Fã da incrível e complexa franquia Halo e de seu icônico líder, o Master Chief. Também apaixonada por Dragon Age e seu universo magnífico. Ahhh e quem disse que Dark Souls não é divertido? :DSempre ligada nas notícias e novidades do lado verde da força!

Powered by keepvid themefull earn money