fbpx

A elite do esporte automobilístico retorna no ano de 2019 com a promessa de um jogo totalmente novo, adequado as novas regras, e que traga emoção na medida, para que este jogador viva tão intensamente quanto um piloto de fórmula 1. A Codemasters conseguiu esse feito?

GRÁFICOS

Tecnicamente um jogo que enche os olhos de fato. Graficamente, F1 2019 se apresenta muito robusto, com desempenho acima da média que te traz realmente pra dentro da emoção, velocidade e tensão entre uma prova e outra. De fato é um jogo muito bonito. Méritos da Codemasters que vem ano após ano aprimorando sua franquia restrita a licença do mundial de Formula 1, aqui nesse caso representando o mundial de 2019.

Porém, existe um ressalva: comparando diretamente com F1 2018, seu antecessor, o jogo não mudou muito. São detalhes, óbvio, que deixa a desejar no quesito inovação. É feio? Não, não é mesmo. Mas é muito parecido com o anterior e uma hora essas poucas diferenças farão peso.

JOGABILIDADE

A jogabilidade ainda segue como a maior joia da Codemasters. É muito intuitivo o jogo e poucos tutoriais te colocam dentro dele. É como se você já tivesse jogado aquilo antes. Não vou citar como mudanças (ou a falta delas), pois o jogo é muito fácil de aprender, dentro da medida, e mesmo encarando as limitações de um jogador que nunca antes jogou algo do gênero. É certo que, alguns recursos como atalhos e outros acessos, é necessário que você descubra sozinho ou mexa muito no jogo… como aconteceu comigo, que descobri como economizar combustível somente fuçando. E confesso que isso foi determinante pra eu vencer (perder também) algumas provas.

ONLINE

F1 2019 também traz boas adições ao online e, aquilo que mais me chamou atenção: a carteira de piloto. Nela você precisa realmente se portar como um piloto online. Nesta carteira estarão reunidas todas suas formas de conduzir e como você joga neste modo, tudo através de soma de pontos. Se você for um mau perdedor, alguém que causa muitos acidentes, alguém que joga limpo e etc., tudo isso conta como diferencial nesta sua carteira.

Eu não sou muito fã de jogos de corrida online, justamente por conta da bagunça generalizada que se instala logo na primeira curva, que no geral causa muito estresse. F1 2019 não foge dessa regra, trazendo aquilo que mais dá desgosto em jogos de corrida online: o ‘bate-bate‘.

Pensei que no caso a carteira fosse pesar como diferencial mas, o sistema parece não diferenciar o jogador que causou a batida daquele que se envolveu apenas. Acaba que ambos serão ‘punidos’ pelos pontos do sistema. A personalização de pilotos e carros para uso online é rasa, mas suficiente.

CAMPANHA

Entre uma corrida e outra no modo carreira, você precisa dar uma breve entrevista pra TV, que pode te colocar em situações constrangedoras com perguntas bem pontuadas. Qualquer resposta fora do contexto, pode te trazer problemas. Seja com outros pilotos, seja com a equipe, seja com seu parceiro. Dar boas respostas pode aumentar sua moral com todos eles, mas o sistema não apresenta muitos efeitos, mesmo positivos ou negativos, que vá te atrapalhar durante sua carreira. Seu contrato pode ser renegociado durante o ano de corridas, e mesmo sem completar 01 ano por uma equipe pequena, poderás tentar a sorte em uma equipe grande.

Um ponto bem bacana é que você começa jogando na F2, tentando ascender á F1. Esse modo me lembrou muito o Modo Jornada, oriundo dos FIFA’s. Algumas rivalidades nascem durante esse campeonato, que seguem vivas mesmo quando você chega ao campeonato principal.

SOM

O jogo é todo traduzido para o nosso idioma. Todas as regras, opções e menus. O seu chefe de equipe fala com você totalmente em português, e até mesmo as entrevistas são feitas na nossa língua. Interessante essa preocupação que a Codemasters teve em trazer o jogo todo para o nosso português.

Alguns erros ocorrem, seja por cortes abruptos durante uma frase e outros, mas as que eu achava mais engraçadas eram as discordâncias de momento. Por exemplo: eu havia acabado de vencer a corrida e ganho o mundial de pilotos, e durante a entrevista, a moça me pergunta: “Tudo bem que o dia não foi bom mas, você pode nos dizer o que aconteceu com o carro?“. Ué, como assim o que aconteceu? Ele venceu!

Tirando esses pequenos deslizes, todo o jogo é muito bem ambientado. A torcida vibra nas últimas voltas e durante brigas por posição, inclusive lamentam se você bater o carro. A narração segue muito estilosa ao nível televisivo mesmo. Eu já havia jogado antes o F1 2018, então estava um tanto habituado quanto a narração. Para jogadores que chegarem agora na franquia, irão se assustar com tamanha imersão dos narradores, citando os nomes, posições, equipes, todos de forma muito adequada a condição atual do mundial.

CONCLUSÃO

F1 2019 traz toda a tensão do circo oficial pra dentro do seu Xbox One. É um jogo muito fácil de comandar e mesmo com toda a velocidade dessas máquinas, você vai se sentir no controle todo o tempo. Há muitos ajustes pra serem feitos, tornando assim o jogo bem acessível. Você também pode transformá-lo em algo mais purista, lotado de dificuldades, zerando assistências e calibrando todas as regras. Fazendo dele o seu jogo de corridas definitivo.

Lógico que também é necessário uma certa dose de vontade e aceitação com a categoria. Hoje eu não sou muito fã de Formula 1, mas já fui muito apaixonado, daqueles de acordar de domingo para ver tudo desde o começo até o último piloto descer do pódio, todo molhado de champagne.

Tendo em vista o F1 2018 disponível no Xbox Game Pass, eu não consigo recomendar esse jogo para compra imediata. Ele é muito parecido com seu anterior, apenas com alguns detalhes a mais. Isso frustra quem pagou preço cheio no anterior, e possivelmente pagará neste também. Nesse caso, só consigo recomendar para comprar em promoção.

Entenda nossas notas

Clique e confira na Microsoft Store

Compartilhar.

About Author

Xbox Ambassador. 13 anos de Xbox Live. Gamertag: Vingador Brambz

Powered by keepvid themefull earn money