fbpx

Os jogos considerados retrô estão cada vez mais em foco na geração atual, com o advento da Steam, e os novos programas, como a iniciativa ID@xbox. As desenvolvedoras indies optam para a criação de jogos desse tipo, afim de conquistar um bom público com o pequeno orçamento que possuem.

Com isso, estilos como o Metroidvania e jogos de ação em 2D voltam a abocanhar uma fatia do mercado. Pegando essa proposta surge Blasphemous, que conseguiu um bom financiamento coletivo através do Kickstarter. O jogo tem uma temática gótica e que faz referência ao sinistro folclore da cidade de Sevilha, com uma direção de arte incrível e um gameplay bem simples, que pode conquistar em alguns minutos.

Será que Blasphemous tem algum diferencial para superar os ótimos jogos do gênero?

UM MUNDO BEM PECULIAR

A maioria dos jogos pegam as mitologias mais populares, afinal a história é mais fácil de ser explorada e assimilada pelo jogador. Blasphemous foi para o lado inverso e pegou algo que nunca havia sido visto pela maioria das pessoas, que é o folclore de Sevilha. Pense em um mundo bizarro, confuso, e cheio de figuras góticas. Esse é o mundo do jogo, onde cada canto descoberto possui algo perturbador.

O protagonista, que recebeu a alcunha de “O Penitente”, nasceu do suicídio de uma entidade, e agora parte para redimir seus pecados, através da busca por redenção. A história é bem confusa e não é mastigada, para entender melhor você deve buscar o conhecimento, um estilo narrativo que é muito bem explorado na série Souls. Então caso não seja acostumado com esse tipo de abordagem, poderá se sentir meio perdido. Uma dica é ler os itens que o Penitente encontra durante a sua jornada.

Figuras estranhas desafiam o Penitente

O jogo possui uma exploração em 2D, onde o jogador também irá usar muito a verticalidade. Além disso, como em jogos estilo Metroidvania, você voltará em alguns lugares antes inacessíveis com novas habilidades para então avançar sem problemas.

Os cenários trazem uma direção de arte incrível, onde o jogador é surpreendido a cada local que é descoberto. Os jogadores que gostam de colecionáveis se sentirão em casa, afinal o jogo possui vários, e para melhorar eles tem funções que vão desde melhorias,  até curiosidades da história que precisa ser desvendada a cada diálogo. Além disso, durante sua jornada o jogador encontrará inimigos cada vez mais estranhos, e outros NPCs também que complementam a história.

MORRA COM SABEDORIA

Em Blasphemous a morte está presente em sua jogabilidade, e provavelmente o jogador morrerá com alguma frequência no começo de sua jornada, mas a medida que o jogo avança você ficará mais poderoso e terá mais facilidade para lidar com situações corriqueiras. Além disso, com mais experiência o jogador aprende a matar com mais facilidade cada tipo de inimigo. Mas não fique muito empolgado, pois alguns chefes surgem para tirar a sua paciência.

CHEFES DIGNOS DOS CLÁSSICOS DO GÊNERO

Um dos pontos positivos do jogo são seus chefes, afinal eles são muito peculiares e com uma boa dose de dificuldade. Cada batalha é única e, em alguns casos, inesquecível. Quem não se lembra de alguns chefes de Super Metroid? A criatividade foi muito bem usada e garante altas estratégias para vencer cada desafio.

Os chefes são muito peculiares

Falando em desafio e dificuldade, em alguns pontos você irá passar raiva com alguns chefes, que são bem pentelhos e que mudam de ataques durante o combate.

JOGABILIDADE

A jogabilidade é muito simples, mas possui muitos recursos, garantindo diferentes estratégias para lidar com os perigos. O Penitente utiliza uma espada, chamada de “Mea Culpa“, que possui diversos poderes que podem ser obtidos nas lutas contra os chefes.

Além dos poderes obtidos com os chefes, ao eliminar os seus adversários, o jogador poderá comprar novas habilidades com pontos de penitência. Esses pontos são perdidos ao ser morto, mas ficam enraizados no local em que você morreu, para que possa resgatá-los na próxima vez que chegar nesse local.

Sua jornada o levará por caminhos desconhecidos.

Como disse anteriormente, a busca recompensa quem procura os colecionáveis, pois o jogador pode melhorar diversos aspectos através de alguns itens que garantem, por exemplo, um aumento na barra de sangue ou mesmo na de magia.

Além dos tradicionais checkpoints, o jogador encontrará em sua jornada alguns espelhos que podem ser usados como pontos de viagem rápida, facilitando a volta a certos locais antes inacessíveis.

SOM E GRÁFICOS

Os gráficos trazem um ótimo Pixel Art cheio de estilo, com cores bem escuras que retratam um ambiente melancólico e bem gótico. Os cenários são bem diversificados e com uma grande variação de inimigos, mostrando que a direção de arte caprichou nesses aspectos.

O som tem um aspecto pesado e que retrata o mundo bizarro do jogo. Blasphemous ainda não tem legendas em Português do Brasil, mas já foi noticiado pela The Game Kitchen que o idioma será incluído em uma próxima atualização.

OPINIÃO

Blasphemous se destaca como um dos melhores Metroidvanias do mercado, afinal o jogo reúne uma história intrigante, é desafiador e possui uma direção de arte incrível. Caso não goste do gênero, esse não é um jogo para você, procure algo mais simples, pois aqui você não terá facilidade.

A jogabilidade é de fácil aprendizado, com poucos comandos, mas com muitos recursos, oferecendo ótimas experiências, incluindo batalhas inesquecíveis contra chefes. O som macabro e imersivo faz o jogador mergulhar naquele mundo sinistro.

A dificuldade de entendimento da história pode afastar alguns jogadores que gostam de algo mais mastigado, mas quem está acostumado com o estilo narrativo da franquia Souls se sentirá em casa.

Entenda as nossas notas

Clique e confira na Microsoft Store

Compartilhar.

About Author

Desenvolvedor Web e Analista de TI, gamer assíduo desde a época do Atari, fã de Metal Gear(menos o Phantom Pain) e Gears of War. Ter a oportunidade de trabalhar um pouco com games é um sonho realizado. Falta só ir para E3!!!

Powered by keepvid themefull earn money