fbpx

Minecraft é um fenômeno mundial. Você pode não gostar ou nunca ter jogado, mas com certeza já ouviu pelo menos o nome do jogo, que já vendeu mais de 176 milhões de cópias no mundo todo. O título da Mojang, que faz parte da Xbox Game Studios, continua sua jornada em diversos dispositivos, e até mesmo outras mídias como filmes, série e livros, mas agora irá abraçar um novo gênero de jogos, e se trata do Dungeon Crawler Minecraft Dungeons.

Com uma grande inspiração em jogos como os da franquia Diablo, Minecraft Dungeons é um RPG de ação que traz todas as características gráficas de Minecraft, como seus biomas e inimigos, mas traz ambientes mais refinados e uma jogabilidade divertida, para juntar os amigos em uma aventura por inúmeras masmorras, em busca de melhores equipamentos e maiores níveis.

Minecraft Dungeons está sendo desenvolvido por uma equipe pequena da Mojang, e traz toda a paixão e determinação desse time. Eu pude jogar o jogo durante um bom tempo na Brasil Game Show 2019 e compartilho agora com vocês as minhas primeiras impressões.

Uma jogabilidade divertida

Com a clássica perspectiva isométrica, onde vemos o personagem com câmera de cima para baixo, nós avançamos pelo mapa eliminando os inimigos em busca dos objetivos dados pelo jogo, e também torcendo para encontrar melhores equipamentos e subir de nível para ficar mais forte. Então entramos naquele frenesi de matar tudo no nosso caminho para a chance de cair algum item melhor ou achar um baú escondido para possa conter algo que sirva.

Além da matança, o jogo ainda oferece algumas outras mecânicas para diversificar o gameplay como momentos de horda, e até mesmo puzzles, como encontrar uma fofa chave dourada que fica presa às nossas costas, mas que pode cair se tomarmos dano de algum inimigo que pode pegá-la, ou a chave pode simplesmente fazer seu caminho de volta para seu local original. O jogo também traz um inimigo diferente, que funciona como o Goblin do tesouro de Diablo, que ao dar dano nele e eliminá-lo ele deixa uma série de cristais verdes pelo caminho.

Os comandos são simples e funcionam muito bem, fazendo o jogador ficar totalmente imerso no combate e na exploração. Infelizmente, não pude testar combinações de itens e builds diferentes para o personagem, pois a demo já oferecia uma classe pré-definida, mas já deu para perceber que o jogo visa oferecer ferramentas para que os jogadores encontrem se estilo de jogar. No entanto, só poderei analisar esse aspecto com detalhes em uma futura Beta. Meu personagem usava uma espada para ataques corpo-a-corpo, um arco e fecha para ataques de longo alcance, tinha a capacidade de invocar um bichinho para lutar junto, uma habilidade de ativar uma doma com a função de ser um escudo para se defender dos ataques à distância dos inimigos, e ainda um especial em forma de um foguete com grande dano em área. Podemos até mesmo utilizar itens do cenário, como caixas de explosivos, para arremessar nos inimigos. As habilidades possuem efeitos bem bonitos e interessantes na tela. As opções trazem dinamismo para o combate e nos oferecem diversas estratégias para abordar as mais diferentes situações.

Minecraft Dungeons ainda traz diversas mecânicas de RPG, como a subida de level, números de dano em combate na tela, e diferentes níveis de qualidade para os itens. Tudo pensado em colocar o jogador naquele ciclo vicioso, e delicioso, de continuar explorando para conseguir melhores itens e level, para assim conseguir enfrentar desafios cada vez maiores. Mas tenha em mente que assim como em Minecraft, a Mojang, além de querer conquistar um público mais velho, também visa atingir seu público mais jovem, então apesar de trazer desafio, inicialmente ele se apresenta mais amigável e acessível, com foco total na diversão.

Um mundo interessante e desafiador

Em Minecraft Dungeons não existe toda aquela estrutura de construir e destruir de Minecraft, pois o foco está na exploração de mapas pré-definidos, mas que são gerados proceduralmente, dando um frescor na aventura. Na demo eu pude jogar em um mapa com o tema do deserto, com uma ambientação bem interessante e cheia de lugares para o jogador explorar em busca de segredos e equipamentos. Dentre as ameaças estavam inimigos mumificados, esqueletos de soldados derrotados, aranhas gigantes, feiticeiros, Wraiths e inimigos conhecidos do mundo de Minecraft, como Creepers e o Endermen, que se torna ainda mais sinistro nesse novo universo. Os inimigos possuem ataques variados, sempre exigindo que o jogador tenha criatividade para derrotá-los. Eles também não costumam andar sozinhos, então muitas vezes precisamos pensar em maneiras de atacar e se defender de inimigos que te atacam de perto e de longe, e que também estão investindo em grandes grupos contra você.

Outro fator que eu gostei muito em Minecraft Dungeons, foi a luta contra o Boss da masmorra. No caso do mapa da demo era um Necromante sinistro, que além de invocar diversos inimigos para te atacar ainda utilizava uma habilidade de teletransporte, que o movimentava por toda a sala. Eu tinha que eliminar os inimigos rapidamente para que eles não se acumulassem e ainda chegar rápido no chefão, para conseguir infringir algum dano antes que ele fizesse o teleporte novamente. Uma mecânica bem interessante e que me deixou curiosa para o que os outros bosses podem oferecer.

O mais interessante é que a jogabilidade de Minecraft Dungeons interage muito bem com a sua história, e sua narrativa de que um Illager que após encontrar um objeto misterioso, e adquirir um grande poder, seguiu o caminho do mal e está causando um caos no Mundo Superior. Nossos personagens devem ser os grandes heróis que irão lutar para que isso não aconteça. Tudo é bem leve, mas funciona bem como pano de fundo para a jogabilidade, que é o foco central do jogo.

O jogo oferece suporte para grupos de até quatro jogadores, o que irá aumentar ainda mais a diversão, pois é um título claramente pensado para jogar com os amigos.

Gráficos e Som

A apresentação gráfica de Minecraft Dungeons me impressionou, com cenários bem desenvolvidos e cheios de detalhes, com algo bem mais bonito do que o conhecemos em Minecraft, mostrando o belo trabalho feito pelos desenvolvedores com o uso da Unreal Engine. Tanto os cenários, como as habilidades e jogabilidade em tela estavam bem polidas, além de apresentar um desempenho fluido e uma taxa de frames constante e sem quedas, mesmo com muitos elementos na tela. A tecnologia HDR impulsionou ainda mais essa apresentação, oferecendo uma iluminação natural e cores vibrantes. O teste foi realizado no Xbox One X.

O som estava satisfatório e trazia um bom clima para a exploração, assim como os sons das habilidades e personagens. No entanto, com todo o barulho existente na Brasil Game Show, não é possivel analisar esse aspecto com clareza, mesmo usando fones de ouvido.

Opinião

Minecraft Dungeons me impressionou. Apesar de nunca ter gostado de Minecraft, eu resolvi dar uma chance para o jogo, principalmente por causa da sua jogabilidade voltada para jogos como Diablo, um gênero que eu adoro. O resultado é competente, com belos cenários e um gameplay viciante. Apesar de não oferecer muito desafio inicialmente, traz uma diversão singular em explorar os cenários, e logo você se vê imerso naquele universo.

Com todo o nome que Minecraft já possui no mundo todo, e trazendo essa jogabilidade que consegue cativar os mais diversos estilos de jogadores, Minecraft Dungeons possui uma fórmula pronta para o sucesso, e tem tudo para se consolidar como um dos projetos mais promissores da Xbox Game Studios. Já estava curiosa desde a sua revelação, e agora o jogo entrou, definitivamente, no meu radar.

Saiba como se inscrever para uma chance de participar da Beta fechada do jogo neste link.

Compartilhar.

About Author

Administradora de Empresas, mas apaixonada pelo mundo dos games e pelo Xbox!Fã da incrível e complexa franquia Halo e de seu icônico líder, o Master Chief. Também apaixonada por Dragon Age e seu universo magnífico. Ahhh e quem disse que Dark Souls não é divertido? :DSempre ligada nas notícias e novidades do lado verde da força!

Powered by keepvid themefull earn money