fbpx

Desde seu primeiro trailer de revelação, algo me chamou muita atenção em Truck Driver: até então, não havia jogo algum de temática parecida. Bem popular nos PCs, o gênero não tinha representante no console. Será que Truck Driver vai conseguir segurar esse bastão do pioneirismo?

HISTÓRIA

Esse é um tópico complicado pra começar, pois veja bem, é um jogo que você dirige caminhões. Necessita de história? Talvez não, mas poderia ter uma? Sim. Truck Driver tem algo que eu poderia suficientemente dizer que é uma ‘novela mexicana‘. Entre uma entrega e outra, você precisa acionar missões no mapa e tendo assim uma breve descrição pelo seu celular. Uma espécie de troca de mensagens por aplicativo, WhatsApp, sei lá.

Dirigir e digitar mensagens, isso não vai dar certo

Dentre essas descrições daquilo que precisa ser feito, você conversa com as pessoas que estão lhe pedindo ajuda. Resumidamente você é apenas um motorista que herdou o caminhão de seu pai, recém falecido, e se mudou para essa região. Assim sendo, você não conhece ninguém dessa área, mas precisa manter bons laços afim de ganhar dinheiro honestamente e ajudar o local a progredir.

Entre um bate papo e outro, rolam uns papos meio atravessados sobre situações locais e até mesmo pessoais. Briga de família, ex-esposa, concorrentes da área e por aí vai. Esse é o máximo de história que você tem em Truck Driver.

JOGABILIDADE

Em um jogo onde você passa muito tempo dirigindo entre os locais, precisa ter uma boa jogabilidade e nesse quesito Truck Driver não faz feio. É um sistema bem competente que ainda te deixa escolher a melhor sensibilidade de direção. Você precisa saber disso, pois alguns caminhões são muito difíceis de fazer curva e outros são muito fáceis.

As habilidades passivas você compra com pontos de experiência acumulados

Entre uma carga e outra, você não nota diferença no peso, mas o seu contador de desgaste não para. Uma vez que a barra se esgota, seu personagem irá dormir. Se você estiver durante uma missão, ela irá falhar. O caminhão também sofre desgaste no motor, que irá consumir muito combustível extra e também tem o desgaste dos pneus, que dificulta as curvas e frenagens.

Basicamente o jogo é ir do ponto “A” ao ponto “B”. Tendo em mente o tempo para fazer a entrega, o desgaste dos pneus, combustível restante e sua barra de energia. Só o que você precisa fazer é dirigir. Algumas missões são gigantes e você precisa ir e voltar várias vezes, deixando cargas e buscando reboques. Já em algumas outras o que temos que fazer é simplesmente uma entrega, coisa de 02 minutos e você conclui.

Eis o mapa

O problema aqui a meu ver é a falta do ponto de viagem rápida. Muitas das vezes você está numa local inóspito com o caminhão e, por mais que o mapa seja pequeno (para os padrões do gênero), é frustrante voltar vazio de uma entrega. O jogo ainda não concilia duas missões próximas, e você precisa sempre ficar indo e voltando.

De acordo com seu progresso, algumas habilidades ficam liberadas para compra através de pontos de experiência. Estas podem até ajudar com aumento de ganho em dinheiro, ganho em experiência, diminuição de desgaste (motor, pneu e energia) e habilidade de barganhar preços melhores nos caminhões, que podem ser comprados com o dinheiro ganho nas missões.

Não dá pra colecionar caminhões. Comprou um o outro some

O bacana é que vários elementos se fazem presente, como radares de velocidade e sinal vermelho, setas direcionais, farol alto e baixo do caminhão, só pra citar alguns. Ainda existe o tráfego, que por vezes não respeita a sua seta e invade sua faixa… tal qual na vida real, não dá pra reclamar.

GRÁFICOS

Os caminhões em Truck Driver infelizmente não são licenciados. Aqui você tem nomes como Quest, Jaunt e Omotion, integrando a concessionária. São bem reproduzidos de fato e a maioria deles você consegue distinguir qual o nome do modelo real.

Algumas paisagens são muito belas

A paisagem varia muito e, apesar do mapa ser pequeno, tem diferenças de altitude, viadutos e vegetações bem reproduzidas. Lógico que, se formos apontar o dedo para todos os erros visíveis, ficarei aqui um bom tempo. No geral o jogo é bem simples, mas é um simples bem caprichado, entende?

Os pedestres nas ruas são meramente uma ilusão de ótica, você não vai conseguir atropelá-los. Já os outros carros podem te trazer trabalho e te complicar, são modelos razoavelmente bem feitos que remetem a carros reais com uma inteligência artificial incompreendida. E, não há outros caminhões pelo mapa. Situação esta que será corrigida em breve com uma atualização.

O interior do caminhão Quest, uma cópia do Scania

SOM

O jogo é todo transcrito por mensagens. Você definitivamente não troca uma palavra falada com ninguém, isso facilitou e muito o trabalho dos desenvolvedores, que trouxeram o jogo localizado para nós. Sim, todas as mensagens de texto estão em português brasileiro.

O som dos caminhões se diferenciam entre si e são característicos. Uma freada brusca, altas velocidades, trocas de marcha, todos esses sons foram bem recriados, sonoramente dizendo. Os locais exibem poucos sons e os pedestres então, sem chance. Talvez você ouça algum carro buzinar, caso aconteça de você fechar alguém. É um jogo deveras silencioso. Fica um som ambiente tocando, que muito se assemelha a músicas de elevador. Dá pra aumentar e abaixar isso nas opções, e eu recomendo que você abaixe senão o sono é certo.

Tá pesado mas esse caminhão puxa tranquilo

O ESFORÇO DA SOEDESCO

Criei esse tópico só pra mencionar o ponto mais positivo de todo o jogo: o desenvolvedor que ouve feedbacks dos jogadores. Logo no lançamento, entrei em contato com eles via Twitter, pois pretendia dar um feedback a eles. É um desenvolvedor pequeno, e dessa forma toda ajuda é bem vinda, e eles prontamente responderam aceitando meus conselhos.

No canal oficial da SOEDESCO no Youtube existem vários vídeos sobre tudo o que estão fazendo no jogo, e os bugs que já foram consertados. O pessoal ainda conversa em livestream com os jogadores no chat pra obterem feedbacks mais rápidos e precisos, tudo isso para deixar Truck Driver cada vez melhor.

Os principais pedidos dos jogadores são expansão de mapa, maior número de caminhões, presença de outros caminhões nas rodovias, além de outros itens de menor importância mas que ajudam na imersão do jogo, como pedágios e blitz policiais. Se eles irão fazer algo disso eu não sei, mas ao menos é nítido que eles estão trabalhando no jogo, já que alguns bugs que ocorreram no lançamento do título já foram prontamente corrigidos.

Bonito né?

OPINIÃO

Truck Driver é um jogo simples e muito bem feito. Tem seus erros, óbvio, mas se você olhar pro tamanho do estúdio, e o gênero que ele se encaixa nos consoles, o resultado foi positivo. Seria interessante se o valor do jogo fosse um pouco mais em conta, haja vista que o desenvolvedor ainda está trabalhando para melhorar o jogo. Ele não tem preço cheio, mas também não possui um valor módico de qualquer outro jogo indie.

Talvez com a expansão prometida pelos desenvolvedores o jogo possa carregar esse valor. Nesse momento, pelo que ele oferece e a baixa imersão, tá um pouco puxado. Eu vejo muito potencial nesse jogo e espero mesmo, de coração, que os desenvolvedores consigam expandir o jogo de acordo com os feedbacks recebidos

Entenda nossas notas

Clique e confira na Microsoft Store

Compartilhar.

About Author

Xbox Ambassador. 13 anos de Xbox Live. Gamertag: Vingador Brambz

Powered by keepvid themefull earn money