fbpx

Desenvolvido pela Merge Games, Stranded Sails: Explorers of the Cursed Islands é um jogo que mistura mecânicas de sobrevivência com farming. Com grande inspiração em sucessos como Zelda e Harvest Moon, o jogo traz um pouco de inocência para o Xbox.

Mas será que somente a diversão é suficiente para manter o jogador por perto? Ou o jogo tem mais coisas para oferecer.

INTRODUÇÃO

O jogo começa no preparo da viagem onde você e seu pai devem partir em um aventura, o jogador embarca no navio e a aventura começa. Só que nada é tão fácil como parece, e o navio acaba naufragando em um arquipélago desconhecido. O protagonista acorda e deverá reunir os tripulantes, para então tentar escapar daquele lugar.

Nesse começo, o jogador é levemente apresentado as mecânicas do jogo, que envolvem a sobrevivência do seu grupo. Com isso, devemos plantar, construir e explorar o ambiente ao nosso redor. Esse tutorial é apresentado ao jogador sem forçar a barra, afinal precisamos aprender a sobreviver em um local desconhecido.

Cada tripulante possui um tipo de habilidade, ajudando o protagonista a fortalecer o seu acampamento, esse aspecto vai ajudando na formação da história principal que vai engrenando aos poucos.

TÉCNICAS DE SOBREVIVÊNCIA

Na maioria dos jogos temos mecânicas complicadas de sobrevivência, com vários medidores para ocupar o jogador. Em Stranded Sails: Explorers of the Cursed Islands temos um medidor que interfere diretamente na sobrevivência do jogador, ficou vazio, você volta para o seu acampamento. Então o segredo é se preparar para a exploração, através do plantio de alimentos, estocagem e descanso.

Fortaleça o seu acampamento.

Para o plantio, temos sementes que podem ser encontradas nas Ilhas, e uma pequena horta de inicio, ali você deve plantar, regar e colher para então usar a cozinha e criar suas receitas. Como disse, tudo bem prático, sem muita complexidade.

Assim que o jogador cria uma receita, ela fica salva em uma lista, então é só usar rapidamente para criar mais comida. Cada comida possui um tipo de energia, então escolha o alimento mais nutritivo para explorar ainda mais longe.

O jogador ganha um vara de pescar assim que ele completa uma missão específica, ai ele pode combinar alguns animais marinhos a sua alimentação. A pesca é bem simples, apenas precisa que o jogador aperte um botão para puxar o peixe quando ele fisgar a isca.

EXPLORAÇÃO DIVERTIDA

Um dos grandes triunfos de Stranded Sails: Explorers of the Cursed Islands é a sua exploração amigável, onde assim que encontramos o mapa, conseguimos visualizar onde deveremos ir e inclusive voltar rapidamente para o acampamento, mesmo longe. Voltando a falar do mapa, o jogador pode usar uma luneta e marcar um ponto dele, para então seguir aquele objetivo.

Use seu barquinho para explorar outras ilhas.

A locomoção do personagem é a pé e mais para frente em um barquinho a remo, que ajuda o jogador a explorar vários cantos das Ilhas. A exploração fica mais complicada a medida que o jogador necessita de ir a lugares mais distantes do acampamento, então se prepare para viagens mais longas. Essas viagens mais longas exigem uma energia maior, pois o caminho é longo e cercado por ondas que consomem muita energia para remar.

PROBLEMA SÉRIO QUE FRUSTRA

Um problema que acredito ser inadmissível em alguns jogos, são os bugs de savepoints, imagine você jogar com todo carinho, olhando cada aspecto e entrando naquele mundo, para então aparecer um bug e você perder todo o seu save, inclusive sem a possibilidade de até começar outro, pois o jogo não abre mais, isso é um problema gravíssimo.

Infelizmente não pude avançar muito na análise por esse problema grave, mas ontem ao passar o feedback para a desenvolvedora, eles disseram que estão cientes e que será corrigido na próxima atualização.

SOM E GRÁFICOS

Os gráficos são bem simples e repleto de cores vivas. Como a simplicidade foi adotada, o jogo não possui problemas de performance, bugs não foram encontrados durante o meu gameplay, mostrando que o trabalho foi bem feito.

O som cumpre seu papel, com efeitos  bem simples e que trazem a calmaria de uma ilha deserta. Temos legendas em Português que ajudam o jogador a entender melhor a sua relação com a tripulação e a aprender as mecânicas de sobrevivência.

OPINIÃO

Stranded Sails: Explorers of the Cursed Islands traz uma exploração sadia e bem divertida, aqui temos um enredo simples e que cativa aos poucos. Não espere nada muito trabalhado e com reviravoltas. Os gráficos cartunescos trazem um charme de desenho animado. Já o som cumpre seu papel de simplicidade.

Infelizmente, um problema grave destruiu meu save e não consegui jogar mais, e para melhorar o jogo nem abria mais, nem para começar um novo jogo. Então recomendo que esperem sair uma atualização, pois o título vale a pena tentar, mas apenas com possíveis melhorias futuras.

Entenda as nossas notas

Clique e confira na Microsoft Store

 

Compartilhar.

About Author

Desenvolvedor Web e Analista de TI, gamer assíduo desde a época do Atari, fã de Metal Gear(menos o Phantom Pain) e Gears of War. Ter a oportunidade de trabalhar um pouco com games é um sonho realizado. Falta só ir para E3!!!

Powered by keepvid themefull earn money