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Análise: Nascar Heat 4

Nascar é uma categoria bem conhecida dentre os apaixonados por automobilismo, mas ainda pouco difundida entre os jogadores. É uma categoria que eu considerado de nicho, ao menos aqui em terras tupiniquins, mas que alcançou certo sucesso no passado pelas poderosas mãos da EA.

Pra começar: a categoria Nascar não é “só virar pro lado esquerdo“. Tudo bem que o circuito oval é uma das principais ideias convencionais da categoria, mas ela vem se reinventando com o tempo. Algo parecido com o que acontece com a Fórmula 1, que usa desse artifício para poder manter os espectadores consumindo o produto e também garantir um espetáculo a altura, acessível a todas as equipes.

Nascar Heat 4 foi uma grata surpresa para mim, e espero que dentro desta análise eu consiga passar ao leitor a minha tamanha gratidão com esse título.

GRÁFICOS

Essas recentes mudanças estão todas inseridas em Nascar Heat 4, trazendo uma experiência bem equivalente ao campeonato real. Em um primeiro impacto, confesso que a engine Unity não me traz boas lembranças. Como motor gráfico, ele é bem bonito e a 704Games conseguiu um belo jogo desta vez, mas que sofre com quedas regulares de quadros. Esse aliás, é velho conhecido da franquia.

Em Talladega não dá pra piscar, coração na mão o tempo todo

Em Nascar Heat 4 você tem todas as categorias que existem (Dirty Tour, Truck Series, XFinity Series e Monster Energy Series), com os patrocínios exatamente iguais aos deste ano. Os carros e suas “Bolhas” também são representados aqui fielmente. “Bolha” é o nome dado a essa cobertura que remete a carros de rua e são cobertas de adesivos dos patrocinadores da equipe.

As pistas, por sua vez, eu conheço poucas, apenas aquelas mais faladas pelos outros meios do esporte, como Daytona, Indianápolis, Talladega e, outras por conhecer de outros jogos, como a Miami Homestead. Durante uma livestream que assisti, um jogador norte americano afirmava veemente que pistas como Dover, Bristol e Martinsville são as mais reais já vistas em um jogo. Vou ter de acatar isso como um ponto positivo ao game, porque eu, como disse, não conheço as pistas.

Mesmo nas dificuldades mais baixas, é difícil fazer pole position

JOGABILIDADE

Eis aqui o melhor de Nascar Heat 4. Como jogo de corrida ele é muito competente, pois os controles são precisos e ainda existe a possibilidade de jogar usando um volante (que eu fortemente indico para as dificuldades mais altas).

O jogo é todo customizável e você pode deixá-lo ainda mais divertido. É possível  alterar inclusive as chances (em porcentagem) de acontecer um acidente envolvendo a IA, a quantidade de pit stops necessários para concluir uma etapa, a velocidade que o pneu se desgasta, entre muitas outras, além da dificuldade do jogo.

Se é vitória, tem que comemorar!

Com tantas possibilidades de mudanças, nenhuma corrida é igual a outra. Em algumas delas acontecem acidentes homéricos, envolvendo boa parte dos carros. Essas alterações visam trazer mais diversão ao título e cumprem bem seu papel, inclusive dosando a dificuldade do jogo.

MODO CAMPANHA

Menu limpo e intuitivo, lembra até a dashboard do console

O jogo traz diferentes modos, como partida rápida, campeonato totalmente customizável, o famigerado multiplayer e lógico, um robusto modo campanha. E quando eu digo robusto é porque você literalmente começa sem nada, nem mesmo uma equipe. De começo, você pode optar por começar lá na primeira categoria mas, não é bem a graça desse modo.

Assim como num jogo de futebol, é legal você começar em divisões mais baixas e depois subir com a equipe. No começo da campanha de Nascar Heat 4 você precisa receber ligações com ofertas para um dia de corridas. Você não é chamado para a equipe em si, você apenas corre aquele dia com o carro de alguém. Esta oferta é chamada de Hot Seat.

Subir de divisão é muito satisfatório, ainda mais quando você é chamado pra uma ótima equipe

Somente após apresentar bons resultados é que você então é chamado para alguma equipe, geralmente de baixo desempenho. Durante as corridas (e seu desempenho dentro delas) você pode arrumar amigos (caso seja limpo nas corridas) ou rivais (caso saia batendo em todo mundo). Algumas equipes pedem que você não tenha rivais dentro dela para que sua passagem seja aceita, ou que tenha um número elevado de amigos no campeonato. Ou seja, não é só vencer corridas, terá que vencer de forma limpa… ou você nunca sairá da equipe que está.

O legal é que, mesmo você correndo por uma equipe da divisão inferior, a oferta de carros da divisão superior também acontecerá. Você pode estar na categoria Dirty Tour e receber Hot Seat para a Truck Series. Lembrando que, mesmo na Truck Series você terá de desempenhar um bom papel, para poder manter a oferta de Hot Seat contínua e também manter uma amizade legal com os pilotos dessa categoria. Fazer amigos no jogo é imprescindível para subir de categoria.

Minha equipe na Monster Energy Series

Além de correr por outras equipes, você pode também criar sua própria equipe do zero, em qualquer divisão. Lógico que para criar uma equipe na última divisão você precisará de uma quantidade absurda de dinheiro, sendo mais aconselhável você correr antes por outras equipes. Após a criação da sua equipe, você tem acesso ao quadro de funcionários, e foi então que tive minha primeira decepção com esse modo.

O quadro de funcionários do time é muito pequeno. Apesar de você poder ter um carro pra cada tipo de pista, a necessidade dos funcionários são básicas. Você pode fazer upgrade em suas capacidades, mas nada além disso. Você ainda precisa, a cada corrida, designar suas funções repetidamente. É bacana sim, mas esse conceito já foi muito evoluído em jogos como F1 2019 e WRC8, ambos analisados por mim aqui no site, e que já apresentam situações muito mais densas.

Os upgrades de equipe e departamentos

O jogo também traz um modo de desafios, onde você precisa recriar situações históricas da categoria. Algumas são bem simples e outras são bem intensas, como a que você precisa sobreviver a um gigantesco acidente e ainda vencer a corrida.

SOM

Preciso dizer que, apesar de poucas músicas, elas são suficientes. Inúmeras vezes eu estava muito ocupado e abria o jogo só pra ficar ouvindo sua trilha sonora. As músicas vão de um rock alternativo com aquele velho jeitão country, a até uma pegada mais hardcore, bem conhecido do norte americano (eu escuto elas todas no Spotify mesmo quando não estou jogando).

Os carros também não fazem feio e os sons do V8 são orgásmicos. Entrar em uma curva no oval de Talladega, a 300 quilômetros por horas, com outros 40 carros a um palmo de distância é indescritível. O som ecoando dos carros, as bolhas rangendo ao menor toque e o vento rasgando as quinas do carro… olha, é arrebatador.

O jogo por usa vez não tem tradução alguma pra nossa língua, estando completamente em inglês.

OPINIÃO

Antes de Nascar Heat 4, a minha melhor aposta na categoria era a expansão disponível para Forza Motorsport 6. Pra vocês verem, a categoria é tão mal representada nos jogos nos dias atuais que até uma expansão se torna a melhor compra. A expansão é de fato muito boa, mas Nascar Heat 4 é muito maior no que diz respeito a dimensão da categoria.

Até que estou indo bem com a minha equipe, usando motores Chevrolet nesta sexta temporada

O jogo recebe conteúdos mensais que podem ser acessado por aqueles que tem o Season Pass e também há conteúdos gratuitos para os que não possuem. No geral, são pinturas de diferentes esquemas, já que a Nascar promove muitas ações com seus pilotos e não é raro eles mudarem toda a pintura para uma única corrida. Por mais que sejam apenas pinturas, é interessante para manter o visual do jogo, que é um ponto positivo, sempre atualizado.

Para um fã da categoria Nascar, ele aqui é bem representado. Você pode ser um ás dos jogos de corridas, você pode ser um jogador que está chegando agora, você pode jogar no volante, pode jogar no controle… Você irá se divertir com Nascar Heat 4.

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