fbpx

Sniper Ghost Warrior Contracts é um jogo de ação em primeira pessoa, desenvolvido pela CI Games e construído com a famosa Cry Engine. O jogo faz parte de uma franquia já estabelecida, mas que hoje não se prende em cronologia e história. O novo jogo se passa na Sibéria, uma região que fazia parte da Rússia, mas que conquistou sua independência, e que está envolvida em grandes conflitos políticos e militares.

O jogo traz um novo sistema de contratos, onde o jogador deve cumprir objetivos na ordem que lhe convém. O sistema se assemelha ao jogos mais recentes da franquia Hitman, que trazem regiões que são semiabertas, e dão essa sensação de liberdade ao jogador.

O sistema de contratos é promissor e cheio de possibilidades, mas será que o novo jeito de jogar serviu para a franquia? Descobriremos em nossa analise.

UM MUNDO REPLETO DE POSSIBILIDADES

O mundo de Sniper Ghost Warrior Contracts é recheado de possibilidades, com muitos objetivos que podem ser completados na ordem que o jogador desejar. Essa liberdade na jogabilidade traz várias opções para o jogador, que pode jogar do jeito que quiser, podendo ser furtivo, mais bruto ou até mesmo só observando e atirando.

Escolha o caminho que desejar.

Esses objetivos não se resumem em somente assassinar os alvos, o jogador deverá coletar informações, salvar prisioneiros e muito mais. Os contratos são obrigatórios para o jogador avançar no jogo, desbloqueando o próximo mapa e avançando na história.

Além dos contratos, temos outros objetivos que são opcionais e fazem parte do contexto da trama:

  • Rivais – São outros mercenários controlados pela IA e estão lá para caçar o jogador, eles geralmente estão bem escondidos e são mortais. Algumas vezes não usam silenciador justamente para atrapalhar o jogador. Ao eliminar esses adversários o jogador ganha um bônus em dinheiro.
  • Desafios – Como já diz o nome, são desafios que testam as habilidades do jogador, trazendo mais recursos e diversão.
  • Recompensas – São objetivos que aparecem aleatoriamente durante a missão.

Ao completar um objetivo é apresentado uma rota de extração, que serve como um checkpoint, onde o jogador poderá decidir seguir ou não, deixando para acumular os objetivos e ser extraído em um só momento.

O único ponto negativo dos contratos é que eles não variam muito, se resumem em objetivos iguais com uma cara diferente. A franquia Hitman traz contextos diferentes, então o jogador deve lidar com situações muito diferentes. Poderiam ter feito algo mais dinâmico de mapa para mapa, para dar uma sensação de novidade ao jogador.

UM PAÍS EM CONFLITO

A história de Sniper Ghost Warrior Contracts acontece na Sibéria, que nos dias de hoje faz parte da Rússia, mas que no jogo conquistou sua independência. O jogador participa de diversas missões, que interferem em todo esse conflito. Você estará lutando nas sombras, por isso devemos agir com cautela e eficiência. Cada missão traz alvos importantes para esse conflito, e objetivos que mudam diretamente o destino de uma nação.

A Sibéria é um país com muitas belezas.

Isso é somente superficial, e as instruções servem apenas para entendimento de cada missão, dando um contexto somente para encher linguiça de uma possível história, pois o jogo se foca em contratos soltos. Então não espere uma trama que exploda cabeças envolvendo o protagonista.

UMA MÁQUINA DE MATAR

Você é o caçador, um mercenário que cumpre contratos por dinheiro e não tem nenhuma ligação pessoal com a trama, colete suas recompensas e invista em seus equipamentos para ser mais eficiente nas missões.

O jogador tem um arsenal com muitas opções, que vão desde rifles potentes a até mesmo drones, além da compra de equipamentos, podemos ajustar cada upgrade para se adequar ao nosso jeito de jogar, e isso é mega importante para passar por trechos que ficam cada vez mais complexos.

Além dos upgrades nas armas, o jogador tem a possibilidade de melhorar suas habilidades, armadura e muito mais. No começo, apenas o dinheiro basta para comprar essas habilidades, mas depois temos pontos de recompensas que são obtidos apenas ao concluir determinados desafios nas fases. Então caso queira ser o melhor, você deverá se atentar aos objetivos secundários.

O Sniper é um atirador que deve estudar seu alvo, verificar o vento e a distância para então dar o tiro certeiro., e em Sniper Ghost Warrior Contracts esse aspecto é colocado a prova, ao criar variações como terreno e local. Não espere que você terá moleza. Errou várias vezes o tiro? Se o inimigo notar, você será caçado e a coisa ficará bem feia para você. Então estude bem o terreno e se atente ao vento, para otimizar seus disparos.

O nível de dificuldade do jogo vai aumentando com o passar das fases, e quando vamos chegando perto do final a segurança aperta e temos várias equipamentos inimigos para lidar. Caso esteja muito fácil ou difícil, temos três opções de dificuldade, que interferem principalmente na IA dos inimigos, que não é muito boa, deixando o jogador em total vantagem.

A CRYENGINE AINDA MANDA

A CryEngine é um dos motores gráficos mais poderosos do mercado, principalmente na parte visual, por isso, Sniper Ghost Warrior Contracts é muito eficiente nesse aspecto. O jogo possui lindos cenários e uma ótima modelagem de armas e personagens. Além disso, ele foi muito eficaz no uso da ferramenta, trazendo uma ótima performance. O único problema encontrado foi na queda de frames, quando existem muitos inimigos na tela.

SOM

O som do jogo não é um grande primor, trazendo efeitos muito fracos. Imagine um ambiente cheio de natureza, mas que parece um mundo mudo. Faltou um capricho nesse quesito, ainda mais por trazer esses tipos de ambientes mais selvagens.

Existe uma localização para o jogo, com cópias fisicas sendo vendidas no Brasil. Mas não existe dublagem em Português, algo que poderia ter sido feito para incrementar Sniper Ghost Warrior Contracts. Pelo menos temos legendas decentes que trazem mais entendimento para cada missão.

OPINIÃO

Ghost Warrior Contracts é um bom jogo de Sniper, talvez pelo simples fato de o mercado não ter tantas opções de qualidade. O jogo brilha em trazer uma jogabilidade que te joga em um mundo semiaberto, onde você pode completar os objetivos na ordem que desejar. Essa sensação de liberdade faz o jogador investir horas e horas em algumas missões, aumentando o fator replay. Em contrapartida, a falta de variação nesses mapas traz a sensação de que estamos jogando a mesma missão, com apenas uma roupagem diferente.

Voltando a falar da jogabilidade, ela é complexa, mas com uma curva de aprendizado bem saudável, trazendo prazer para o jogador descobrir as variáveis que um sniper enfrenta em lugares extremos. Os gráficos exploram ao máximo da capacidade dos consoles atuais, principalmente nos cenários que abusam da iluminação.

Entenda as nossas notas

Clique e confira na Microsoft Store

Compartilhar.

About Author

Desenvolvedor Web e Analista de TI, gamer assíduo desde a época do Atari, fã de Metal Gear(menos o Phantom Pain) e Gears of War. Ter a oportunidade de trabalhar um pouco com games é um sonho realizado. Falta só ir para E3!!!

Powered by keepvid themefull earn money