fbpx
Membros Gold e Ultimate tem Desconto Duplo - Economize até 60%

Phantasy Star Online 2 é considerado como um dos maiores MMORPGs do Japão, ele foi lançado em 2012, mas desde então não havia chegado ao ocidente. No entanto, durante a E3 2019, na confereência do Xbox, foi anunciado que o MMORPG free to play não só chegaria aos jogadores do ocidente, como isso seria feito através do Xbox One, que recebe o jogo primeiro.

O aquecimento desse retorno da franquia para o Xbox aconteceu nesse último fim de semana, quando aconteceu a primeira fase Closed Beta do jogo, e eu vou compartilhar com vocês a minha experiência durante quase 17 horas de teste.

Muitas missões, muito conteúdo

Phantasy Star Online 2 traz diversas atividades para os jogadores se desafiarem, um sistema de controle de personagem fácil, ações de combate bem desenvolvidas e personalizáveis, para tornar cada personagem único. Durante o teste consegui experimentar diversos desses conteúdos e realmente pude comprovar que tem muita coisa para os jogadores se manterem ativos. Depois de um tutorial para você entender a história e aprender os esquemas da jogabilidade, somos levados para o hub central do MMORPG, onde além de continuarmos nossa missão principal, somos apresentados a outras missões secundárias e ainda conhecemos diversos NPCs com as mais variadas atividades para os jogadores. Alem disso, ainda existem eventos aleatórios para os jogadores realizarem juntos que recebem o nome de Urgent Quests. Mas ainda não acabou, pois em todas essas atividades existem modificadores de dificuldade, o que expande ainda mais as opções para os jogadores aproveitarem o já vasto conteúdo.

As missões são interessantes de seguir com uma boa história de plano de fundo para dar sentido para as batalhas e atividades. Algo que eu gostei muito são os eventos aleatórios que ocorrem durante as missões, o que não permite que o jogo se torne repetitivo, pois sempre existem algo novo acontecendo em um mesmo mapa. Você entra em uma região e ocorre um evento envolvendo um puzzle, e nessa mesma região um pouco depois aparece um inimigo poderoso para você derrotar com os outros jogadores. Um sistema que é bastante dinâmico. Como se tudo isso já não fosse o bastante ainda existem atividades de pescaria e coleta de recursos, como minerais e plantas.

Um pouco de pescaria para relaxar.

É tanto conteúdo, e tanta coisa para fazer ao mesmo tempo, que demora um pouco para o jogador entender o que se deve fazer, mas conforme vamos completando as missões e entendemos como o sistema funciona, essa navegação de adquirir e completar missões vai ficando um pouco mais fácil, mas realmente a curva de aprendizagem não é tão simples, principalmente se você não está familiarizado com um MMORPG.

Jogabilidade divertida e cheia de possibilidades

Passado esse momento de adaptação com o sistema de missões e exploração, podemos nos aprofundar no delicioso sistema de jogabilidade de Phantasy Star Online 2. Inicialmente, podemos escolher entre seis classes, com estilos bem diferentes de gameplay e habilidades, e mais quatro raças onde cada uma oferece características diferenciadas para o seu personagem. Após entrar no jogo você pode mudar de classe, o que expande suas opções para nove. Além disso, existe um sistema de sub-classe que expande mais as possibilidades e combinações das habilidades. A ideia é dar liberdade para o jogador testar diversas classes e descobrir aquela que mais se assemelha ao se estilo de jogar, sem ficar preso a uma escolha inicial. As classes são muito boas e fica até difícil escolher uma principal, mas depois que a escolha é feita e você se aprofunda com aquela classe e expande a sua vasta árvore de habilidade, a jogabilidade só melhora.

As opções de equipamentos também são muito grandes, cada classe possui tipos de armas específicas, que além de níveis, atributos e até mesmo danos elementais diferentes, também podem ser melhoradas com outras armas e recursos, que são encontrados durante as missões, mas também podem ser comprados com os NPCs. A armadura pode receber até três acessórios que melhoraram seus atributos e que também podem ser melhorados. E por fim ainda existe dois anéis para expandir o seu poder fogo, mas que precisam de diversos recursos, vindos da pescaria e da coleta, para serem construídos. Ou seja, muita coisa para manter o jogador ativo na exploração e na busca em melhorar seu personagem. Por fim, ainda existe o seu mascote Mag, que você precisa alimentar para ele crescer e se tornar mais um recurso para suas batalhas.

Urgent Quests

Todos esses elementos funcionam com uma ótima sinergia, e é delicioso ir no Hub melhorar seu personagem para então voltar para os mapas e colocar todas essas melhoras em prática.

O mundo de Phantasy Star Online 2 possui ambientes diversificados, mas seus mapas não são abertos, apesar de grandes, e seguem um estilo mais setorizado, onde passamos por instâncias onde só podemos explorar sozinhos ou com nosso grupo, mas diversas outras onde encontramos outros jogadores, o que traz aquele sentimento de um MMO mesmo, onde o trabalho de equipe é essencial para o sucesso dos eventos e missões. Você pode ignorar tudo isso e seguir direto para seu objetivo, mas irá perder boa parte da diversão dos eventos aletórios em grupo. No entanto, a escolha é totalmente sua.

Microtransações

Phantasy Star Online 2 é um jogo free to play, e como tal possui uma série de recursos, passes e facilitadores para quem está disposto a investir dinheiro real. Durante o Closed Beta a loja com esses itens estava desabilitada, mas já era possivel ver alguns elementos desse sistema. Existirão passes para facilitar a melhoria de itens, a administração dos seus recursos e a aceleração da progressão com boosters, mas tudo é opcional e o jogador escolhe se vai optar por esses facilitadores ou não.

Como o sistema estava bem limitado ainda não foi possível determinar se o sistema será invasivo, ou ainda se será possível trocar resursos ganhos dentro do jogo pela moeda ou itens premium. Mas nesse contato inicial não pareceu algo invasivo ou injusto, mas só dará para julgar isso com precisão na versão final.

Gráficos e Som

Levando em consideração que Phantasy Star Online 2 foi lançado em 2012, o jogo se apresenta muito bem no Xbox One. Os ambientes estão muito bem representados e apresentam diversidade de climas e construções. Os inimigos são muito interessantes, assim como os efeitos das habilidades, tanto as nossas quanto as deles. Vale lembrar que os jogadores do Xbox One X terão acesso a uma versão otimizada com 4K e um interface mais expandida. Não são os gráficos mais avançados do mundo, mas também não comprometem a experiência e a imersão do jogador, pois o jogo envelheceu bem.

A trilha sonora é muito boa e dá o tom certo para as missões e combates, assim como as vozes que também se encaixam bem e trazem dinamismo para a história e a interação com os NPCs. Infelizmente, o jogo não possui suporte para legendas em português, pelo menos nesse teste inicial.

O jogo envelheceu bem.

O desempenho do jogo começou bem problemático, pois o servidor disponível não estava funcionando. A demanda foi tão alta que derrubou o servidor, e a SEGA reconheceu que não esperava tanto acesso durante o Closed Beta. A empresa liberou mais um servidor, mas ainda assim a situação continuava ruim. Foi então que os servidores foram totalmente desligados, alguns ajustes aconteceram e o jogo voltou com seu total funcionamento, Depois disso, mais nenhum problema ocorreu durante os testes. O mais importante disso tudo foi que os desenvolvedores estavam atentos ao feedback dos jogadores e se apressaram para consertar o jogo. Isso mostrou um suporte eficiente, o que é essencial para o ciclo de vida de um MMORPG.

Os comando desenvolvidos para o controle do Xbox One funcionam bem e não atrapalham o dinamismo dos combates. A navegação nos menus é boa, mas ainda carece de alguns ajustes para deixar a administração do inventário e habilidades mais fácil. O desempenho do jogo foi bom no geral, pelo menos no Xbox One X, que foi onde eu joguei, oferecendo uma experiência suave. Outro jogador que estava no meu grupo e estava no Xbox One padrão também elogiou o desempenho.

Opinião

Esse primeiro contato com Phantasy Star Online 2 foi muito promissor, o jogo apresentou um mundo dinâmico, um gameplay divertido e muito conteúdo para o jogador, onde ficamos constantemente imersos no seu universo que mistura fantasia e ficção científica. Ele apresentou alguns problemas iniciais com os servidores, mas que foram rapidamente resolvidos, o que mostra um estúdio atento a que acontece com o seu jogo. Os jogadores também se mostraram animados com o MMORPG, o que pode criar uma comunidade ativa, algo que é essencial em um jogo desse gênero.

Eu fiquei rapidamente imersa no mundo do jogo e mal posso esperar para explorar novas atividades e melhorar meu personagem. A espera não deve ser muito longa, já que Phantasy Star Online 2 está previsto para chegar no outono de 2020.

Compartilhar.

About Author

Administradora de Empresas, mas apaixonada pelo mundo dos games e pelo Xbox!Fã da incrível e complexa franquia Halo e de seu icônico líder, o Master Chief. Também apaixonada por Dragon Age e seu universo magnífico. Ahhh e quem disse que Dark Souls não é divertido? :DSempre ligada nas notícias e novidades do lado verde da força!

Powered by keepvid themefull earn money