fbpx

Quando revelado, ainda com nome de Project Scarlett, o Xbox Series X foi apresentado como aquele que seria o console mais poderoso já desenvolvido, tendo como objetivo oferecer uma experiência única no mundo dos jogos. Para mostrar mais dessa proposta, a Microsoft revelou mais detalhes do console, bem como o seu impacto para o futuro dos games. A empresa reforça o seu foco em colocar o jogador no centro de tudo e finalmente confirma, oficialmente, que o Xbox Series X terá 12 teraflops.

Equilíbrio superior de potência e velocidade

O Xbox Series X teve seu design pensando para oferecer equilíbrio superior de potência e velocidade, visando oferecer mundos incríveis, dinâmicos e vivos, além de minimizar quaisquer aspectos que possam tirar o jogador da sua experiência. Para isso, o console oferece as seguintes ferramentas avançadas:

  • Processador personalizado aproveitando as mais recentes arquiteturas Zen 2 e RDNA 2 da AMD, o que fornece quatro vezes o poder de processamento de um Xbox One normal e permite que os desenvolvedores aproveitem 12 TFLOPS de desempenho da GPU (Unidade de processamento gráfico), o que já traz duas vezes o que foi apresentado para o Xbox One X e mais de oito vezes o Xbox One original. Com isso, a Microsoft pretende apresentar um verdadeiro salto geracional no poder de processamento e gráficos com técnicas de ponta, resultando em maiores taxas de quadros, mundos de jogo maiores e mais sofisticados, para que realmente aconteça uma experiência imersiva diferente de tudo o que se vê nos jogos de console atualmente.
  • Variable Rate Shading (VRS), que é a forma patenteada de VRS, e permite que os desenvolvedores utilizem com mais eficiência toda a potência do Xbox Series X, pois em vez de gastar ciclos de GPU uniformemente para cada pixel na tela, eles podem priorizar efeitos individuais em personagens específicos ou objetos ambientais importantes. Isso resulta em taxas de quadros mais estáveis ​​e em alta resolução, sem impacto na qualidade final da imagem.
  • Hardware-accelerated DirectX Raytracing, que proporciona ambientes mais dinâmicos e realistas, com iluminação realista, reflexões precisas e acústica realista em tempo real. Se trata do primeiro para jogos em console.

Imersão e Velocidade

Com o Xbox Series X a Microsoft está focada em praticamente eliminar os tempos de carregamento (loadings), fazendo com que os jogadores entrem no mundo dos seus jogos mais rápido do que nunca. E as ferramantas para que isso aconteça são:

  • SSD de última geração que permite que todos os aspectos dos jogos sejam aprimorados. Dessa forma, os desenvolvedores conseguem oferecer mundos maiores, mais dinâmicos e que carregam instantaneamente.
  • Novo recurso Quick Resume (Resumo Rápido) que permite continuar vários jogos de um estado suspenso quase instantaneamente, retornando para onde você estava, sem esperar pelas longas telas de carregamento. Se hoje você pode fazer isso com um jogo, com o novo console isso será possível com vários jogos.
  • A Dynamic Latency Input (DLI) vai fazer com que o Xbox Wireless Controller ofereça controles ainda mais precisos e responsivos.
  • Com a Inovação HDMI 2.1 a Microsoft firmou uma parceria com o fórum HDMI e os fabricantes de TV para oferecer a melhor experiência de jogo por meio de recursos como o modo de baixa latência automática (ALLM) e a taxa de atualização variável (VRR). O ALLM permite que o Xbox One e o Xbox Series X definam automaticamente a exibição conectada para o modo de menor latência. Já o VRR sincroniza a taxa de atualização da tela com a taxa de quadros do jogo, mantendo visuais suaves sem prejuízos. Um pacote que foca em garantir um atraso mínimo e a experiência de jogo mais responsiva.
  • Suporte para 120 FPS, o que permite que os desenvolvedores excedam a saída padrão de 60 FPS em favor de realismo elevado e ação rápida.

Respeitando o legado e mantendo a compatibilidade de jogos

Com o Xbox Series X, a Microsoft reforça seu compromisso com a retrocompatibilidade, e o jogador poderá agregar todo o seu legado de jogos e seus acessórios do Xbox One, além de jogos suportados do Xbox Original e Xbox 360 no novo console, oferecendo quatro gerações em apenas uma máquina. Sem esquecer do bem-sucedido Xbox Game Pass e do promissor Xbox Game Streaming, que terão total compatibilidade com a máquina, e expandem ainda mais as possibilidades de jogatina para os jogadores.

A quatro gerações de jogos irão se aproveitar do poder do Xbox Series X, pois os jogos Xbox One existentes, incluindo o Xbox 360 compatível com versões anteriores e os jogos originais do Xbox, incluindo títulos presentes no Xbox Game Pass, irão se beneficiar de taxas de quadros mais constantes, tempos de carregamento mais rápidos e resolução e fidelidade visual aprimoradas, sem dar nenhum trabalho adicional para o desenvolvedor, pois as melhorias serão instantâneas. Os acessórios do Xbox One, como controles por exemplo, também serão compatíveis.

A tecnologia de Smart Delivery (Entrega inteligente) permite que o jogador compre um jogo, e independente de estar jogando no Xbox One ou no Xbox Series X, ele tenha a melhor versão para o console que ele possui. A Microsoft está assumindo esse compromisso com todos os títulos exclusivos do Xbox Game Studios garantindo que só será necessário comprar um título uma vez para jogar a melhor versão disponível para o console Xbox em que escolher jogar. A empresa adiciona que essa tecnologia está disponível para todos os desenvolvedores, e que eles podem optar por usá-la em seus títulos que serão lançados no Xbox One primeiro, mas que também chegarão ao Xbox Series X posteriormente.

O Xbox Game Pass continuará com seu compromisso de trazer os jogos first party já no seu lançamento, como Halo Infinite, por exemplo.

Uma geração com jogadores no centro

Por fim, a declaração mais importante da Microsoft sobre o Xbox Series X. Ele não é apenas o console mais rápido e poderoso de todos os tempos, mas também foi todo projetado para oferecer uma geração de console que coloca os jogadores no centro de tudo. O foco está em oferecer uma experiência de jogo de alta fidelidade, envolvida em um design silencioso e arrojado, com a capacidade de descobrir milhares de jogos em quatro gerações, todos com mais jogabilidade e menos espera.

O console surge para ser a ferramenta perfeita para os desenvolvedores de todas as 15 equipes do Xbox Game Studios, aumentando a qualidade dos títulos exclusivos, fomentando a descoberta de jogos para o Xbox Game Pass, e ainda expandindo o que e onde você pode jogar com o Project xCloud. Na visão da empresa, o Xbox Series X representa o compromisso de levar os jogadores para a imersão imediata em seus jogos, que também se apresentarão melhor do que nunca.

A Microsoft promete compartilhar mais detalhes sobre o Xbox Series X nos próximos meses.

Compartilhar.

About Author

Administradora de Empresas, mas apaixonada pelo mundo dos games e pelo Xbox!Fã da incrível e complexa franquia Halo e de seu icônico líder, o Master Chief. Também apaixonada por Dragon Age e seu universo magnífico. Ahhh e quem disse que Dark Souls não é divertido? :DSempre ligada nas notícias e novidades do lado verde da força!

Powered by keepvid themefull earn money