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Talvez nem todos saibam, mas uma das coisas mais surpreendentes de Ori and the Will of the Wisps é o fato do jogo ter sido produzido por uma equipe de apenas 80 funcionários. Todos trabalhando de casa! Essa é apenas uma das curiosidades reveladas por Thomas Mahler, diretor do jogo, em uma entrevista ao site Games industry.biz.

Uma das histórias mais surpreendentes de quando Ori and Blind Forest fora lançado lá em 2015, era de que o jogo foi desenvolvido por uma equipe de apenas 20 integrantes. Foi ainda no seus tempos de Blizzard, que Thomas imaginou trabalhar em um lugar onde não seria necessário deslocar um profissional de seu lugar para contratá-lo.

O co-fundador da Moon Studios é de Israel e o primeiro funcionário contratado pelo estúdio da Austrália. Será que havia realmente a necessidade de forçar a pessoa a deixar seu lar para trabalhar com eles? A principio, não era algo planejado, mas a ideia de poder trabalhar de casa acabou se tornando uma estratégia de sucesso para Moon Studios. “Ei, temos ótimos salários, mas o melhor é que você pode trabalhar de casa”. As pessoas não precisavam realocar ou deixar suas famílias. Isso acabou atraindo muita gente talentosa para o estúdio.

Cinco anos se passaram, Ori and the Will of The Wisps foi lançado, e a Moon Studios ainda é composta por membros que trabalham de suas casas. A diferença é que o número de funcionários saltou de 20 para 80, de 43 países diferentes.

Novos desafios

Pode não parecer grande coisa, mas delegar atividades para 80 pessoas que você nem conhece pessoalmente…Bom, esse foi o primeiro grande desafio da Moon Studios. O estúdio foi dividido, não hierarquicamente, em pequenos grupos com um líder. Era apenas uma formalidade para ter certeza que todos seguiriam o cronograma, sem precisar ter que falar com 30 pessoas em um só dia.

A coisa funcionou tão bem, que até criaram uma própria ferramenta de comunicação interna. Slack? Trello? Nada disso! Lá eles usam o Apollo. Basta um funcionário colocar suas credenciais para ganhar acesso as ferramentos de desenvolvimento, verificar a lista de afazeres e acompanhar o que seus colegas estão fazendo.

Infelizmente, trabalhar de forma remota pode diminuir o engajamento da companhia. Mal entendidos e disputas podem ocorrer entre colegas. Thomas comenta que comunicar-se via texto é horrível. Você pode escrever de forma despretensiosa e alguém acabar ofendido. Para evitar possíveis atritos, o estúdio começou a reunir seus funcionários uma vez por ano.

Todo ano é escolhido um lugar, como uma vila ou algo do tipo, para todos passarem uma semana. Lá, eles trocam ideias, resolvem desentendimentos e relaxam. É algo que tem sido um grande sucesso, pois a cada ano a equipe tem ficado cada vez mais animada, diz Thomas. E assim os atritos diminuem, pois conhecendo seu colega, você sabe o que ele realmente quer dizer quando escreve uma mensagem por texto.

Todos são ouvidos

O retiro anual do estúdio é também um canteiro de ideias. Thomas faz questão de ouvir a opinião de todos os 80 funcionários durante o retiro. Foi no ano de 2017, em Barcelona, durante um desses encontros anuais, que a ideia de Ori and the Will of the Wisps surgiu.

É claro que ideias não surgem quando desejamos, então Thomas faz questão de receber o feedback de sua equipe ao longo do ano também. Ele lembra de um episódio de quando trabalhava na Blizzard e, ao ter uma ideia, enviou um email direto para designer líder de Starcraft 2. O email era totalmente informal e ao relatar o episódio aos seus colegas de equipe, os mesmos o repreenderam, pois era necessário seguir uma hierarquia. Thomas reprova tal atitude e afirma “se alguém tem uma ótima ideia, eu não ligo de onde diabos veio. Se é ótima ideia, ela merece ser ouvida”.

Com uma equipe recheada de talentos como a Moon Studios, de fato, é sempre bom ouvir a opinião de todos. É o caso de Tyler, o cara que modelou Arthas para as cinemáticas de Warcraft. Thomas cresceu imaginando um dia trabalhar com gente tão talentosa assim, e hoje, essa pessoa trabalha para ele!

O fato da Moon Studios fazer com que seu funcionário seja ouvido também ajuda no engajamento da equipe. Mais do que simples funcionários realizando tarefas, a opinião de cada uma ajuda no futuro do estúdio e todos se sentem valorizados.

Lidando com a solidão

Trabalhar direto de casa pode parecer uma maravilha, mas não é para todo mundo.

Thomas comenta que a Moon Studios tem um bom senso para dizer se a pessoa está preparada ou não para esse tipo de trabalho. Para aqueles que não possuem família, trabalhar só pela internet pode ser bem solitário. Foi o caso de um grande animador que precisou deixar seu cargo. Era extremamente talentoso, mas não aguentou a pressão, ele dizia que sentia o teto prestes a cair em cima dele. É algo que pode acontecer, por isso o estúdio sempre leva em consideração a solidão na hora de contratar alguém.

Ori and the Will of the Wisps está disponível na Microsoft Store e faz parte do catálogo do Xbox Game Pass. Aproveite e leia nossa análise do jogo!

Clique e confira na Microsoft Store

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About Author

Aficionado pela cultura geek. Se o cinema é a sétima arte, os games são a oitava. Entrou no mundo dos consoles no NES e desde então vem acompanhando a geração dos games até o Xbox One. Caçador de indies, nas horas vagas tenta ser biólogo.

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