fbpx

Há algumas semanas atrás, a Microsoft havia revelado os detalhes do Xbox Series X, o seu próximo e poderoso console. Hoje, a empresa mergulhou nesses detalhes nos oferecendo mais informações sobre a máquina.

Redefinindo o termo poder para consoles – Melhorias para gráficos e framerate

O artigo inicia explicando que cada geração possui sua maneira de definir o poder. Enquanto em gerações passadas o que determinava isso era a inovação gráfica, como a transição de 8 bits para 16 bits, 2D para 3D, SD para HD e, finalmente, para 4K. Agora, os jogadores também pedem por mais fidelidade visual, e isso não se trata apenas de resolução, mas um framerate (fps) mais alto e uma entrada mais responsiva e precisa. Esse é o primeiro pilar do Xbox Series X. A equipe buscou criar um console que pudesse rodar jogos em 4K a 60 fps sem comprometer os desenvolvedores, mas também ir além, para que também pudessem ter suporte para 120 fps.

Para tornar isso realidade, a Microsoft fortaleceu sua parceria de longo prazo com a AMD, que está com o Xbox há mais de 15 anos. A escolha foi pela GPU 8 core AMD Zen 2 CPU and an RDNA 2-class, que faz parte do conjunto do poder que torna o console um playground para a inovação técnica. Esse tipo de arquitetura oferece um novo nível de desempenho que permite que os desenvolvedores criem experiências realistas e imersivas como nunca vimos antes. Segundo a AMD, o Xbox Series X será o maior salto de geração de SOC [System on a Chip] e design de API que já fizeram com a Microsoft, e o console será um farol de liderança em inovação técnica para a nova geração de console.

Confira os detalhes:

Uma das tecnologias que estão mais em evidência na atualidade é o RayTracing, e o recurso estará presente no Xbox Series X com o DirectX Raytracing acelerado por hardware. A tecnologia permite que os jogos apresentem iluminação, sombras e reflexos aprimorados, além de acústica mais realista e áudio espacial, perimitindo a criação de mundos mais precisos fisicamente. Um belo exemplo de como o RayTracing possui um grande impacto em um jogo é essa demonstração feita no jogo Minecraft.

O Xbox Series X também tem como foco oferecer uma novo nível para velocidade dos jogos e a maneira como os jogadores iniciam a sua jogatina, sendo mais rápida do que nunca. E é isso que iremos ver no tópico seguinte.

Um novo nível para velocidade e imersão

O segundo pilar do Xbox Series X será a velocidade, com o compromisso de garantir que os jogadores passem mais tempo jogando e menos tempo esperando. O primeiro passo para isso foi a escolha de um SSD (solid-state drive), que é a mais nova tecnologia de armazenamento, e é considerada a evolução do disco rígido (HD). Ele oferece uma velocidade sem igual para o mundo dos games. Com isso, um dos benefícios mais notáveis será no tempo de carregamento, que será bastante reduzido graças ao poder de processamento do console.

Essa é uma área que a Microsoft diz que realmente quer inovar, mas eles não querem que isso tenha reflexo apenas para um carregamento mais rápido dos seus jogos, mas em todo o ecossistema do Xbox Series X. Para isso, foi criada a Xbox Velocity Architecture, uma das partes mais inovadoras do novo console. Essa nova arquitetura oferece uma combinação de hardware personalizado e profunda integração de software, que permite que os desenvolvedores melhorem radicalmente o fluxo de ativos e multipliquem efetivamente a memória disponível. Isso permitirá mundos mais ricos, vivos e dinâmicos, o que promete ser diferente de tudo que já foi visto antes. A arquitetura Xbox Velocity terá tempos de carregamento mínimos, mas não se trata apenas disso, pois promete revolucionar a maneira como os jogos podem oferecer mundos muito maiores e mais atraentes, algo que deve ter um impacto sem igual para os grandes jogos de mundo aberto.

Também existe a nova tecnologia do Quick Resume (resumo rápido) do qual já falamos em outras ocasiões, e que permitirá que os jogadores possam retomar instantaneamente não apenas ao último jogo que jogou, como acontece no Xbox One, mas isso será estendido para vários jogos com o pressionar de apenas um botão. E isso permanece mesmo após desligar totalmente o console.

E a velocidade também se estende ao controle, pois o Xbox Series X também terá uma otimização de latência, oferecendo uma experiência mais precisa e responsiva, algo crucial para os jogadores mais competitivos. O time do Xbox se desafiou para identificar todas as oportunidades que existiam para reduzir ainda mais a latência e fornecer a melhor experiência para os jogadores no Xbox. Para tal foi criada a tecnologia Dynamic Latency Input (DLI), que além de ajudar a moldar a especificação HDMI 2.1, também adiciona novos recursos centrados em jogos, como suporte para 120 hz, taxa de atualização variável (VRR) e modo automático de baixa latência (ALLM). A equipe também trabalha com os principais fabricantes de TV do setor nos últimos dois anos para garantir que o ecossistema de telas esteja pronto para os recursos que serão lançados junto com o Xbox Series X. Todo um pacote que contribui para uma experiência profundamente mais responsiva.

A retrocompatibilidade continua com a nova geração

Por fim, temos o terceiro pilar do Xbox Series X que é a retrocompatibilidade. O hardware aprimorado do console permite que os jogos compatíveis com versões anteriores, se beneficiem de melhores tempos de inicialização e carregamento, taxas de quadros mais estáveis, resoluções mais altas e qualidade de imagem aprimorada. A equipe de compatibilidade também segue trabalhando para criar técnicas e inovações inteiramente novas, que serão cruciais para expandir o catálogo de jogos existentes do Xbox Original e Xbox 360 que rodarão na nova máquina.

Quanto aos jogos do Xbox One, todos eles avançam com você, assim como os acessórios, saves e a progressão. Dessa forma, todo o seu legado de jogos avança com você para a próxima geração. Além disso, a equipe também projetou o sistema para permitir o multiplayer entre gerações, além de introduzir novos recursos, como o Smart Delivery, que garante que você só precise comprar um título uma vez, sabendo que obterá a melhor versão do título em qualquer Console Xbox em que você escolhe jogar. Isso permitirá que os jogadores se movam sem problemas entre vários consoles e gerações.

Uma máquina e tanto, não acham?

Agora só nos resta aguardar pela chegada do Xbox Series X, que ocorre no final de 2020. Mais detalhes devem ser compartilhado nos próximos meses.

Compartilhar.

About Author

Administradora de Empresas, mas apaixonada pelo mundo dos games e pelo Xbox!Fã da incrível e complexa franquia Halo e de seu icônico líder, o Master Chief. Também apaixonada por Dragon Age e seu universo magnífico. Ahhh e quem disse que Dark Souls não é divertido? :DSempre ligada nas notícias e novidades do lado verde da força!

Powered by keepvid themefull earn money