fbpx

Moons of Madness é da norueguesa Funcom, conhecida pelos MMOs Secret World e Conan Exlies. Ela retorna com um jogo repleto de mistério e suspense, onde desta vez ao invés do Atlantic Island Park, a sua aventura será no planeta vermelho, Marte.

História

Em Moons of Madness, você é Shane Newehart um técnico alocado na estação Invictus, sob gerência da Orochi, com o objetivo de explorar os recursos e diversas pesquisas no planeta. Seu trabalho é manter a energia, até que a nave de transporte Cyrano chegue a estação com um novo time para assumir a tarefa.

Porém, como as coisas nunca são simples no espaço sideral, você começa a perceber fatos além do seu conhecimento. O sistema de segurança entra em lockdown, a estufa está inundada e há poeira marciana entrando na enfermaria. Tudo está começando a desmoronar.

Moons of Madness

Utilize seu scanner/BioGage e novos conhecimentos para identificar e interagir com os objetos.

O drama que já não é pouco, afinal a ajuda está a mais de milhões de quilômetros de distância, começa a se tornar mais pessoal e intimista, com pistas bizarras a serem seguidas. Seriam aluminações de uma mente sozinha, cheia de medos e incertezas? Só avançando para descobrir.

Jogabilidade

O jogo segue uma linha de exploração em primeira pessoa, orientado pela história, com alguns puzzles a serem resolvidos. O mistério aumenta com o progresso de sua jornada, e você começa a ver e ouvir coisas que não existem, mas você as sente. A história recebe inspiração no universo de horror sobrenatural de H.P. Lovecraft com diversas doses de sustos e reviravoltas.

Se você é fã de H.P. Lovecraft recomendo se aventurar também pelo jogo Call of Cthulhu, uma adaptação do jogo de RPG raiz (papel, caneta e dados) investigativo da Chaosium.

Mas voltemos para o espaço, especificamente em Marte. Shane, após conseguir restaurar a energia na estação, tem que resolver o problema do alagamento da estufa, uma vez resolvido, será aonde começa a aventura de verdade.

O jogo é dividido em três capítulos, cada um com cerca de 6 objetivos lineares. Não há a opção de salvar manualmente o progresso no jogo, assim são utilizados checkpoints automáticos, fique atento ao símbolo indicativo que para quando o progresso estiver sendo armazenado.

Ao interagir com objetos, os mesmos não são armazenados automaticamente em seu inventário, você deve direcionar a visão para baixo e quando possível irá aparacer a opção de adicionar ao inventário. Para acessar o inventário, acione o seu BioGage. A interface do jogo indica os objetos que com os quais podemos interagir com a cor laranja. Qualquer dúvida, utilize o scanner que ele irá apontar o caminho para o seu objetivo.  Para acessar determinadas áreas da base e conseguir entrar nos computadores você precisará de um nível de segurança maior, para acessar basta conseguir os crachás de pessoas da sua equipe com nível maior que o seu.

Os comandos são simples. Você pode andar, correr, agachar, utilizar sua lanterna, interagir com objetos, além de utilizar o scanner/BioGage para obter informações ou controlar objetos remotamente. Nas áreas externas da base, você terá que se preocupar com o nível de oxigênio de seu traje. Fique atento, e sempre que possível complete o nível de oxigênio.

O veículo utilizado para se movimentar entre as áreas externas da base é simples, você não o conduz, apenas inicia o motor que ele lhe conduzirá ao destino. Como mencionado anteriormente, o jogo é orientado pela história, mas existem partes nas quais que você precisará correr, fugir e principalmente interagir.

Um dos primeiros puzzles é conseguir a acertar a proporção das bombas amarela, vermelha e azul, de modo a equalizar a pressão e finalmente ligá-las para retirar a água da estufa. Durante a ativação das bombas, você se depara com movimentos estranhos que passam a dar mais informações sobre o que você estará enfrentando.

Gráficos e Som

Os gráficos do jogo mostram um contraste considerável da superfície empoeirada de Marte com as bases construídas e subterrâneas. Os elementos sobrenaturais se sobressaem trazendo um bonito, e porque não, macabro cenário. A ambientação e os gráficos são destaques importantes do jogo, comparável até à alguns jogos AAA.

A trilha auxilia você a entrar no clima, afinal o que seria de um título de horror e suspense sem a mesma. Além de te colocar no clima de suspense, o som também lhe apresenta uma experiência imersiva.

A versão do jogo para consoles possui somente o idioma inglês para vozes, legendas, menus e textos, um ponto negativo, já que na versão para PC possui diversas opções, e dentre elas está o português (Brasil) para menus e legendas.

Opinião

Moons of Madness oferece mais de 8 horas de gameplay, onde passamos desvendando mistérios corporativos, pessoais e sobrenaturais. Como é um jogo orientado pela história, não espere muita ação. Alguns puzzles precisam de mais atenção nos detalhes, e são neles que você irá se assustar. Aproveite, pois afinal é um jogo de horror bem executado, com ótima ambientação e gráficos, além de um bom preço.

Entenda nossas notas

Clique e confira na Microsoft Store

Compartilhar.

About Author

Aficionado por games, comecei cedo: Intellivision -> MSX -> PC -> Xbox 360 / PS3 / PSP -> Xbox One. Fã de Fallout, Bioshock, Assassin's Creed, Mass Effect, Borderlands, Skyrim, Just Cause, Dead Island, Gears of War, Far Cry, Halo, GTA entre outros. Também aficionado por séries de TV, NFL (GO GIANTS!), NBA (Go Lakers), Futebol (Fluminense).

Powered by keepvid themefull earn money