fbpx

Desde que anúnciou o Xbox Series X, a Microsoft assumiu uma postura de colocar o jogador no centro da experiência, dessa forma ele poderá levar toda a sua bibiloteca de jogos o Xbox One e os retrocompatíveis, suportados, do Xbox 360 e Xbox Original. A ideia é que se o título funciona no Xbox One, ele também funciona no Series X. Mas e os jogos que forem lançados otimizados para o Xbox Series X? Eu vou ter que pagar por outro jogo ou um upgrade? A resposta da Microsoft para isso é não. Ela criou a tecnologia Smart Delivery para que os estúdios pudessem tirar o melhor do seu jogo em cada geração. Sendo assim, o jogo lançado no Xbox One teria a otimização para o Series X sem ser freado pelo hadrware anterior, e tudo isso de forma gratuita.

Nas gerações anteriores, era normal jogos já lançados receberem um remaster na nova plataforma com preço cheio, ou até mesmo duas versões, onde para continuar jogando no novo console teria não só que comprar de novo como reiniciar a jornada. O Smart Delivery permite não apenas a otimização dos visuais, mas também continuar com todo o seu progresso. A ferramenta será usada por todas as equipes do Xbox Game Studios, mas também está sendo disponibilizado gratuitamente para todos os desenvolvedores que queiram usar. Muitos, inclusive, já anunciaram que usarão o recurso, como CD Projekt RED com Cyberpunk 2077, por exemplo.

No entanto, muitos estúdios podem optar por cobrarem novamente os jogadores por versões otimizadas dos seu jogos, e isso está longe do controle da Microsoft, mas a empresa estaria recomendando que eles não cobrem por upgrades de jogos para o Xbox Series X, mas que usem o Smart Delivery, isso de acordo com as fontes do site VideoGamesChronicle. É claro que a Microsoft não pode se intrometer nas políticas de cada empresa, e dará liberdade para que cada uma aborde sua própria estratégia, mas a solicitação estaria sendo feita nos bastidores.

Um dos exemplos de estratégias que podem surgir na nova geração, das empresas que não abraçam o Smart Delivery, são os bundles com ambas as versões, como o que já foi feito pela 2K com o jogo NBA 2K21. O estúdio já está vendendo o pacote Mamba Forever Edition pela bagatela de R$ 414,90. Uma estratégia ainda mais extrema do que a da EA com Madden NFL 21, que oferecerá o upgrade gratuito para o Xbox Series X até ao lançamento de Madden NFL 22.

Vale lembrar que todo jogo que for lançado no Xbox One, poderá ser jogado no Xbox Series X, mas versões otimizadas para a nova plataforma ficam sob responsabilidade das desenvolvedoras, que podem optar pelo uso do Smart Delivery, e assim melhorar seus jogos gratuitamente para os jogadores. Então caso não se importe com a otimização, basta inserir seu jogo do Xbox One no Series X e continuar a sua jogatina.

Compartilhar.

About Author

Administradora de Empresas, mas apaixonada pelo mundo dos games e pelo Xbox!Fã da incrível e complexa franquia Halo e de seu icônico líder, o Master Chief. Também apaixonada por Dragon Age e seu universo magnífico. Ahhh e quem disse que Dark Souls não é divertido? :DSempre ligada nas notícias e novidades do lado verde da força!

Powered by keepvid themefull earn money