Ícone do site Xbox Power

Xbox Velocity Architecture, detalhes sobre a tecnologia de última geração

A matéria abaixo é uma tradução livre do post “Xbox Velocity Architecture: A Closer Look at the Next-Gen Tech Driving Gaming Innovation Forward on Xbox Series X” disponível no blog Xbox Wire por Jason Ronald, Diretor de Gerenciamento de Programas, divisão Xbox.

Quando decidimos projetar o Xbox Series X, aspiramos a construir o console mais poderoso já desenvolvido para a próxima geração e fornecendo inovação e um desempenho consistente e sustentado nunca antes visto em um console. Para atingir esse objetivo, sabíamos que precisávamos analisar cada componente do sistema, além das limitações no desempenho e no design tradicionais do console.

Foi fundamental no design do Xbox Series X garantir que tivéssemos um equilíbrio superior de poder, velocidade e desempenho, garantindo que nenhum componente restringisse a ambição criativa dos melhores criadores do mundo, capacitando-os a oferecer experiências de jogos da próxima geração verdadeiramente transformadoras, ainda não possível em gerações anteriores de console.

No coração do Xbox Series X está o nosso processador personalizado, aproveitando as arquiteturas RDNA 2 e Zen 2 mais recentes de nossos parceiros da AMD para oferecer o melhor processador da próxima geração, oferecendo mais de 12 TFLOPs de potência da GPU e mais de 4 vezes a CPU poder de processamento do Xbox One X. O Xbox Series X inclui a maior largura de banda de memória de qualquer console da próxima geração com 16 GB de memória GDDR6, incluindo 10 GB de memória otimizada por GPU a 560 GB/s para manter o processador alimentado sem gargalos.

Ao analisarmos o subsistema de armazenamento, ficou claro que atingimos os limites superiores da tecnologia tradicional de discos rígidos e, para cumprir nossas aspirações de design, precisaríamos repensar radicalmente e revolucionar nossa abordagem com o Xbox Series X.

Capacitando a próxima geração de design de jogos e visão criativa

Os jogos modernos exigem uma quantidade significativa de dados para criar os mundos e universos realistas que os jogadores experimentam. Para permitir que o processador funcione com o desempenho ideal, todos esses dados devem ser carregados do armazenamento na memória. A explosão de ambientes dinâmicos e massivos de mundo aberto e mundos vivos e persistentes com densidade e variedade aumentadas apenas aumentaram a quantidade de dados necessários. Desde dados de malha ambiental, modelos de caracteres de alto polígono, texturas de alta resolução, dados de animação, arquivos de origem de áudio e vídeo e muito mais se combinam para oferecer o ambiente de jogo mais imersivo para o jogador.

Apesar da capacidade dos mecanismos de jogos modernos e do middleware transmitirem recursos de jogos para a memória a partir do armazenamento local, ainda é necessário que os designers de níveis criem caminhos estreitos, corredores ou elevadores para contornar as limitações de um disco rígido tradicional e um pipeline de I/O. Esses elementos no jogo geralmente são usados para mascarar a necessidade de descarregar os recursos da zona anterior da memória e carregar novos ativos para o próximo espaço de jogo.

Ao discutirmos as aspirações dos desenvolvedores por seus títulos da próxima geração e as limitações da tecnologia de geração atual, esse desafio continuaria a aumentar exponencialmente e restringiria ainda mais a ambição de jogos verdadeiramente transformadores. Esse feedback influenciou o design e o desenvolvimento da arquitetura Xbox Velocity.

Apresentando o Xbox Velocity Architecture

A arquitetura Xbox Velocity foi projetada como a melhor solução para o streaming de ativos de jogos na próxima geração. Essa reinvenção radical do subsistema de I/O tradicional influenciou diretamente todos os aspectos do design do Xbox Series X. Se o nosso processador projetado estiver no coração do Xbox Series X, a arquitetura Xbox Velocity será alma. Por meio de uma profunda integração de inovações em hardware e software, a arquitetura Xbox Velocity oferecerá experiências de jogos de última geração diferentes de tudo que você já viu antes.

A arquitetura Xbox Velocity compreende quatro componentes principais: nosso SSD NVME personalizado, blocos de descompressão acelerada por hardware, uma nova camada de API DirectStorage e Sampling Feedback Streaming (SFS).

Vamos nos aprofundar em cada componente:

Com o aumento maciço da taxa de transferência de I/O, a descompressão acelerada por hardware, o DirectStorage e os aumentos significativos em eficiência fornecidos pelo Sampler Feedback Streaming, a Xbox Velocity Architecture permite que o Xbox Series X ofereça desempenho efetivo muito além das especificações brutas de hardware, fornecendo acesso instantâneo e de baixo nível a mais de 100 GB de dados do jogo armazenados no SSD bem a tempo de quando o jogo exigir. Essas inovações desbloquearão novas experiências de jogo e um nível de profundidade e imersão diferente de tudo que você já experimentou nos jogos.

Desbloqueando experiências de próxima geração

O que isso tudo significa para você como jogador? Como os desenvolvedores e empresas de middleware mais criativos do setor começaram a explorar esses novos recursos, esperamos uma inovação significativa na próxima geração, pois essa nova arquitetura revolucionária permite cenários totalmente novos, nunca antes considerados possíveis em jogos. A arquitetura Xbox Velocity fornece um novo nível de desempenho e recursos muito além das especificações brutas do próprio hardware.

A Xbox Velocity Architecture repensa fundamentalmente como um desenvolvedor pode tirar proveito do hardware fornecido pelo Xbox Series X. De técnicas de renderização totalmente novas à eliminação virtual de tempos de carregamento, a mundos vivos maiores e mais dinâmicos onde, como jogador, você pode escolha como deseja explorar, não podemos ficar mais animados com os primeiros resultados que já estamos vendo.

Além disso, a Xbox Velocity Architecture abriu ainda mais oportunidades e permitiu novas inovações no nível da plataforma, como o Quick Resume, que permite que você retome instantaneamente de onde parou em vários jogos, melhorando a experiência geral de jogo para todos os jogadores da Xbox Series X.

Referências:
API: é um conjunto de rotinas e padrões de programação para acesso a um aplicativo de software ou web
I/O: Fluxo de Entrada/Saída
Pipeline: A segmentação de instruções é uma técnica de hardware que permite que a CPU realize a busca de uma ou mais instruções além da próxima a ser executada.

Sair da versão mobile