fbpx

Produzido pela estúdio sueco Pugstorm e publicado pela Sold Out, Radical Rabbit Stew ou Ensopado de Coelhos Radicais (??) é mais um puzzle game em 16 bit chegando ao Xbox One. O game esteve em desenvolvimento por cerca de 3 anos, e a entrega foi satisfatória, nenhum bug encontrado e um gameplay fluído.

Muitas referências serão encontradas durante a jogatina, segundo os desenvolvedores games como Goof Troop, Super Mario, Bomberman, Pacman e até The Legend of Zelda: A Link to the Past de alguma forma contribuíram para a concepção de Radical Rabbit Stew.

Há muito tempo, em uma galáxia distante…

A história em Radical Rabbit Stew é bem simples, para justificar o gameplay rápido.

Você é o menino da limpeza de um Lendário Restaurante Espacial, que despertou ciúmes em uma Rainha Coelha, por conta dos seus ensopados maravilhosos. Esta que decidiu sequestrar todos os chefs, por que enjoou dos pratos servidos por seus coelhos lacaios.

Agora cabe a você, menino da limpeza, resgatar todos os chefs e recuperar o prestigio do Lendário Restaurante Espacial.

A navegação pelo mundo lembra Super Mario World

Ensopado de coelhos

Após a introdução você é apresentado a primeira fase, onde encontra sua primeira colher, e é com ela que você fará os ensopados de coelhos.

Inicialmente, você se limita a bater nos coelhos em direção as panelas de ensopado. Encha todas as panelas do nível com um coelho e você passará para o próximo nível. Combine isso com o fato de que os coelhos ficam felizes em devorá-lo (aqui a referência à Pacman), e a solução de pequenos quebra-cabeças.

Cada colher possui uma mecânica diferente

À medida que avança, você desbloqueia novas colheres com mecânicas diferentes que te ajudarão na jogatina, e em determinados quebra-cabeças. E claro, os inimigos também serão variados, além do determinado coelho branco, você encontrará algumas variações desde coelhos explosivos, coelhos voadores até coelhos blindados. Todos eles têm o mesmo objetivo, devorá-lo ou te atrapalhar de alguma forma.

Explorando a Terra dos Orelhudos

O mapa se assemelha muito à Super Mario World, é dividido em mundos e nestes mundos temos as fases. Em cada mundo, além das fases, temos algumas panelas onde coletaremos novas colheres ou pontos de vida.

O jogo possui coletáveis, as moedas colunárias, que são encontradas em quase todas as fases, se atente antes de entrar na fase quantas existem (é informado acima do nome da fase). Ao total são 69 moedas, algumas fáceis de coletar, outras dependem da solução de pequenos quebra-cabeça. Uma dica é observar a mecânica de cada colher, e como ela pode te ajudar em determinado desafio, pode lhe poupar tempo, as vezes será melhor seguir e voltar em determinada fase depois.

Temos também as boss-fight, diferente dos coelhos-lacaios da Rainha, estes são oponentes grandes com padrões de ataque.

Pixel bonito, pixel bem feito, pixel formoso

Todo o tempo de desenvolvimento, além de representar polimento na gameplay e mitigação de bugs/glitches, em Radical Rabbit Stew isso é visível no cuidado do que é representado em tela. A seleção de fase é simples e bem intuitiva, além de ser interativa, possui cores vibrantes e é bem agradável de ver, ponto positivo para os devs. Durante o gameplay percebe-se o cuidado no game design, as fases são bem detalhadas e os puzzles utilizam, em vários momentos, o ambiente 16 bits à seu favor.

A trilha do game é bem interessante, e em pouco tempo fica na mente, não quero dizer que isso seja ruim. Os efeitos durante a jogatina também foram bem feitos, trazendo imersão ao game. Seguindo no tema trilha, um ponto que não curti é a repetição de uma das músicas nas Boss Fight, tanto que involuntariamente eu já a ouvia antes mesmo de entrar na luta.

15 minutos sem perder a amizade

O jogo possui também um modo de multi-player local, para até 4 jogadores, onde estes são colocados em um mapa com o desafio de acumular o maior numero de pontos ao jogar coelhos em um caldeirão. Tudo flui muito bem, e pode uma boa distração, mencionamos 15 minutos, pois não há muito além disso para fazer no modo, somente a disputa de quem pontua mais. Mas é interessante o game trazer esta possibilidade.

Atualmente temos 4 mapas disponíveis para a disputa.

Crie um Radical Rabbit Stew para chamar de seu

Assim como em muitos títulos deste tipo, vem acompanhado um modo de criação. E em Radical Rabbit Stew não seria diferente, a ferramenta permite criar um mundo com 4 fases. Todos os recursos encontrados no jogo são disponibilizados, pavimentos, inimigos, e etc, com exceção somente das “moedas colunárias” o que não curti, pois seria interessante para a criação de quebra-cabeças envolvendo elas.

Excelente modo criativo

Opinião

Resumindo, Radical Rabbit Stew é um jogo de quebra-cabeças muito bem feito e que vai lhe render algumas horinhas de desafios e dores de cabeça também, por que não. Pude acompanhar algumas entrevistas dos desenvolvedores, e estes tem um carinho especial pelo game.

Não é um título essencial para sua biblioteca, mas caso apareça em uma promoção à um preço legal, recomendo a compra.

As conquistas são fáceis de fazer, terminei o jogo com 20 (explorei bastante antes de finalizar) das 23 disponíveis. As que me faltaram eram de terminar o game em menos de 1 e 2 horas, e a terceira de não morrer. Com o replay você já estará habituado as mecânicas do jogo e na solução dos puzzles, enfim, são possíveis.

E por último, achei o tempo de gameplay curto. Terminei em menos de 4 horas, explorando bastante, como disse anteriormente.

Site: Radical Rabbit Stew
Twitter: pugstormgames

Compartilhar.

About Author

O importante é o que importa.

Powered by keepvid themefull earn money