fbpx

A franquia de rally da Codemasters fora revelada em um evento da Microsoft para demonstrar o poder do Xbox Series X não foi a toa. Os designers pretendem entregar o mais belo jogo de corridas para o console e ainda, alcançar o máximo de desempenho da máquina, prometendo atingir os 120 frames por segundo.

Em uma recente entrevista ao Xbox Wire, os principais membros do estúdio de desenvolvimento de Dirt 5 falam sobre a criação de arte e ambiente, e se aprofundam nas novas e espetaculares paisagens do jogo, que combinam com clima dinâmico extremo e condições em constante mudança para uma experiência visual única na corrida.

O diretor de arte Amrish Wadekar disse na entrevista que o jogo é construído sobre quatro pilares: hiperreal, dinâmico, vibrante e coerente, e que cada um dos locais o jogador poderá notar esses elementos. Já o produtor Stuart Boyd saliente que o objetivo inicial era criar interpretações vibrantes e coloridas de locais reconhecíveis de todo o mundo. Algo que fizesse o jogador pausar o jogo e tirar uma captura da tela.

Continuando a entrevista, o artista principal Andrew Fletcher disse que a busca era justamente por realçar a beleza da paisagem natural – seja correndo no Rio de Janeiro ou no Arizona. Todas as corridas precisam ser divertidas e cheias de ação em mundos ricos, vibrantes e críveis. Wadekar afirma que a beleza está na variedade e nos detalhes. A equipe abraçou isso com as duas mãos e realmente trabalhou em meses de pesquisa para entender e aprender todos os aspectos de cada um desses locais para criar mundos confiáveis e autênticos.

Fletcher tem feito um trabalho focado com as texturas e superfícies da pista. É preciso tomar cuidado para garantir que as texturas e os materiais sejam equilibrados com precisão, para que cada superfície reaja adequadamente nas várias condições, garante ele.A água da superfície precisa se acumular nos vários recessos e vales da pista, e a neve deve se acumular nos locais que você espera.” Não só a pista mas bandeiras, folhagens e partículas serão configuradas para reagir de acordo com essas mudanças dinâmicas do vento durante diferentes condições climáticas.

Outro ponto muito satisfatório do jogo foi o exemplo dado pelo artista técnico principal sênior Andrew Seymour. Ele disse na entrevista que quando as tempestades se aproximam, a chuva começa a encher os sulcos feitos pelos pneus nos trilhos de terra, formando poças. As poças se tornam mais profundas e mais expansivas, absorvendo a sujeira, transformando-a em lama.

A equipe da Codemasters teve acesso ao kit de desenvolvimento do Xbox Series X de forma antecipada, podendo assim criar novos parâmetros e evoluir todos os já existentes. Fletcher exemplifica ainda que foram adicionando escalabilidade a todos os shaders, e não limitando-os, para que pudesse aproveitar o poder extra da GPU do Xbox Series X. “O nosso shader de pista usa o Parallax Oclusion Mapping, Tessellation and Displacement como padrão em todos os 16 tipos de superfície. Isso é o dobro do número que tínhamos em nosso título anterior”, finaliza o artista principal.

Dirt 5 estará disponível no Xbox One e Xbox Series X a partir de 9 de Outubro.

 

Compartilhar.

About Author

Xbox Ambassador. 13 anos de Xbox Live. Gamertag: Vingador Brambz

Powered by keepvid themefull earn money