fbpx

Peaky Blinders: Mastermind é um jogo de aventura/puzzle baseado na série Peaky Blinders da BBC, a qual conta a história da gangue família Shelby que atuava em Birmingham, Inglaterra após a primeira guerra mundial.

Foi desenvolvido pelo estúdio independente FuturLab, em colaboração com time criativo de produção da Caryn Mandabach Production, responsável pela série de TV. Acontecendo imediatamente antes dos eventos da primeira temporada da série, os jogadores se juntam à organização criminosa da família Shelby enquanto descobrem uma trama sinistra, sempre presente nas temporadas da série, para tirar Tommy dos negócios.

Análise: Peaky Blinders: Mastermind

Jogabilidade

Em Peaky Blinders: Mastermind os jogadores devem planejar e adotar estratégias, assumindo o controle direto dos principais membros da família Shelby simultaneamente na mesma linha de tempo, colocando os personagens em posições estratégicas no momento certo. São 10 fases na qual o nível de complexidade é aumentado conforme o avanço.

Para cumprir o objetivo das fases você deve sincronizar os movimentos e ações de cada personagem, sendo que o tempo total gasto é categorizado como Bronze, Silver (prata) e Gold (ouro).

Os controles são simples, as setas analógicas alternam entre os personagens, enquanto que LT (retrocede) e RT (avança) o tempo. Os botões LB e RB também atuam na linha do tempo, retrocedendo ou avançando para eventos ocorridos. Demora um pouco pra se acostumar mas é suma importância saber controlar a linha do tempo.

O botão A utiliza a habilidade do personagem e interage com os objetos, e X para realizar a passagem do objeto para outra pessoa, muito utilizado para repassar as chaves de portas/portões entre os personagens. Y é utilizado para alterar entre o modo de Planejamento e Ação.

Análise: Peaky Blinders: Mastermind

Ada e sua habilidade Distrair

Cada personagem possui uma habilidade, enquanto Tommy convence pessoas a lhe auxiliarem, Ada distrai os inimigos, Finn passa pelos buracos, afinal é uma criança, Arthur utiliza seus punhos e John coloca fogo utilizando lamparina. Total alinhamento com os personagens na série.

Cada fase possui colecionáveis escondidos em certas áreas. Tratam-se de relógios de bolso que contam apenas para conquistas do jogo, e obviamente um fator de replay das fases.

Há a opção de tornar o jogo mais difícil desligando as “dicas” e checkpoints.

Gráficos e Sons

Não trata-se de um jogo AAA, mas é muito bem produzido e inserido na proposta apresentada. Cenários e personagens aparecem bem caracterizados e alinhados com o universo da série. Infelizmente não possui nenhuma voz, todos diálogos são apresentados em texto.

Peaky Blinders: Mastermind

Jogos de puzzle não possuem como ponto forte os gráficos mas é bem equilibrado com uma ótima trilha sonora e ambientação pertinente à série.

Inclusive o próprio Cillian Murphy, ator que interpreta o líder do programa, Tommy Shelby, é responsável para voz da música tema do jogo. E ficou bem legal hein!

Série

O jogo expande o universo da série e obviamente quem já a assistiu inicia o jogo com uma bagagem emocional sobre cada personagem. Se ainda não a assistiu recomendo pra ontem! Ótimo elenco, ambientação e tramas, com excelentes atuações.

As temporadas 1 a 5 do Peaky Blinders estão disponíveis na Netflix. A quinta temporada foi lançada na BBC One no outono de 2019, alcançando as maiores pontuações até agora.

Opinião

Peaky Blinders: Mastermind é um jogo de adventure/puzzle bem linear aonde é essencial controlar a linha do tempo sincronizando os ações de cada personagem para conquistar a fase. Uma experiência que expande o universo da série com cerca de 6 horas de gameplay, suporte total ao português e uma ótima trilha sonora.


Entenda nossas notas

Confira o jogo na Loja Microsoft “by the orders of the Peaky Blinders”!

Compartilhar.

About Author

Aficionado por games, comecei cedo: Intellivision -> MSX -> PC -> Xbox 360 / PS3 / PSP -> Xbox One. Fã de Fallout, Bioshock, Assassin's Creed, Mass Effect, Borderlands, Skyrim, Just Cause, Dead Island, Gears of War, Far Cry, Halo, GTA entre outros. Também aficionado por séries de TV, NFL (GO GIANTS!), NBA (Go Lakers), Futebol (Fluminense).

Powered by keepvid themefull earn money