fbpx

A Xbox Game Studios cresceu de forma assustadora nos últimos anos, culminando agora com a incrível marca de 23 estúdios, após a aquisição da Zenimax Media. As equipes desses estúdios possuem estilos e franquias bem diferenciadas umas das outras, oferecendo um diversidade nunca antes vista para os jogadores do Xbox.

Vamos passear por esses estúdios, e conhecer um pouco das franquias que cada uma delas podem oferecer e desenvolver, dentre títulos já confirmados, outros que podem virar realidade e ainda alguns que são frutos de anos de muita especulação. Vamos lá!

343 Industries

Eles são mundialmente conhecidos como os atuais responsáveis pela franquia Halo. Dentre os projetos confirmados estão Halo Infinite, que agora só será lançado em 2021. Além dele, alguns rumores indicam que o estúdio estaria trabalhando, em segundo plano, em algum outro jogo inédito dentro do universo da série. Além da franquia de FPS, eles também cuidam do RTS Halo Wars.

The Coalition

Outro pilar de criação de games da empresa, principalmente por cuidar da aclamada franquia Gears of War. Gears 5 foi o último lançamento da série principal, mas eles também lançaram esse ano jogos como Gears POP! para celular e o RTS Gears Tactics, que chega aos consoles Xbox em novembro. Outros projetos não são conhecidos do público.

Playground Games

A criadora da franquia Forza Horizon, que, atualmente, domina o estilo de jogos de corrida. Além dessa franquia, o estúdio revelou oficialmente esse ano, que também está trabalhando no retorno da amanda série Fable, que ainda não possui previsão de lançamento.

Turn 10 Studios

Ainda no ambiente dos jogos de corrida, a Turn 10 cuida da franquia Forza Motorsport, que é mais voltada para a simulação. A série também domina o seu estilo no mercado, e estará de volta em breve com uma reformulação total da sua estrutura.

Rare

O estúdio segue com uma impressionante trilha de sucesso com Sea of Thieves, que foi se transformando no decorrer dos anos, se tornando um jogo muito querido em todas as plataformas nas quais foi lançado. Além dele, a RARE trabalha em Everwild, que oferece um estilo totalmente diferente, sendo mais voltado para a experiência single player. Além disso, o estúdio possui franquias de peso em seu catálogo, como GoldenEye 007, Banjo-Kazooie, Perfect Dark, Killer Instinct e Conker, que podem retornar, não só pelas mãos do estúdio, como também por outras equipes da casa. Tivemos o retorno esse ano de Battletoads, e o mesmo pode acontecer com essas outras franquias.

Compulsion Games

O estúdio se mostrou ao mundo com o interessante Contrast, e seguiu apresentando seu estilo único com We Happy Few. Atualmente, não temos pistas sobre qual seria o jogo na qual estão trabalhando, mas já sabemos que ele deve abordar temas problemáticos, com personagens que possuem falhas humanas convincentes, e ainda com um grande mistura de escuridão e comédia em sua trama.

The Initiative

O estúdio mais misterioso da Xbox Game Studios. Ele vem contratando um número absurdo de veteranos da indústria dos games, mas até o momento não sabemos ao certo no que estão trabalhando. Foi dito apenas que o foco deles é em criar ambiciosas experiência AAAA. Muito se especula que, pelo memos, um dos jogos que estão desenvolvendo se trata de uma nova versão para Perfect Dark.

*Atualização: Em dezembro de 2020, finalmente tivemos o anúncio oficial de Perfect Dark pelas mãos da The Initiative.

inXile Entertainment

O estúdio é conhecido pela criação de RPGs clássicos de qualidade, e tem em seu portfólio nomes como o jogo Torment: Tides of Numenera e fraquias como Bard’s Tale e Wasteland. O último jogo lançado por eles foi Wasteland 3, que foi muito bem recebido por crítica e público. Quanto ao futuro, eles já estão se movimentando para o seu primeiro grande projeto feito exclusivamente para o Xbox, que será um RPG com elementos de ação.

Mojang Studios

Mais conhecida como o estúdio de Minecraft, essa equipe desenvolve uma das franquias mais bem-sucedidas da história dos games, e dessa forma ela continua sendo o seu principal foco, com o lançamento de novos conteúdos e melhorias para o jogo. No entanto, esse ano tivemos Minecraft Dungeons, e com a boa recepção que o título teve, podemos ver Minecraft invadindo outros gêneros no futuro.

Ninja Theory

Acredito que muitos passaram a conhecer a Ninja Theory com o seu trabalho primoroso em Hellblade: Senua’s Sacrifice, mas o estúdio já havia desenvolvido outros bons trabalhos como Enslaved Odyssey To The West e o controverso DmC: Devil May Cry. Após entrar para a Xbox Game Studios, a eles decidiram dar asas para um projeto que já estava em seus planos, e deu vida para Bleeding Edge. No entanto, o principal jogo em desenvolvimento pelo estúdio se trata de Senua’s Saga: Hellblade 2, que já impressionou com o seu primeiro trailer. Além dele, o estúdio trabalha no Project: MARA, um jogo que irá explorar o terror mental, além de prometer trazer novas formas de contar histórias.

Obsidian Entertainment

Um dos maiores estúdios de criação de ótimos RPG que conhecemos. Eles criaram ícones como Knights of Old Republic II: The Sith Lords, Fallout: New Vegas, South Park: The Stick of Truth e Pillars of Eternity, além do mais novo The Outer Worlds, que também foi muito bem-recebido por crítica e público. Atualmente, uma pequena equipe cuida de Grounded, que surpreendeu o mundo com seu estilo divertido e viciante, e está em fase de acesso antecipado. Já quanto ao time principal, ele está focado em Avowed, que se trata de um RPG AAA de fantasia em primeira pessoa.

* Atualização: Durante a E3 2021, o estúdio revelou que estão trabalhando em The Outer Worlds 2, e que ele será um jogo exclusivo para Xbox nos consoles.

Undead Labs

Eles são os responsáveis pela franquia State of Decay, que vem se consolidando no decorer dos anos como uma forte marca dentro do Xbox. O estúdio segue dando suporte para State of Decay 2, com atualizações gigantes, e que melhoraram grandemente a experiência do título. Mas eles também estão pensando no futuro, e foi anunciado que já estão trabalhando no terceiro capítulo da sua franquia. O primeiro trailer do projeto supreendeu, com gráficos bem mais realistas e elaborados, mostrando que o investimento feito pela Microsoft já começou a render frutos.

Double Fine

O estúdio atualmente está trabalhado em Psychonauts 2, mas também possui um vasto catálogo de jogos interessantes para acrescentar na diversidade da Xbox Game Studios. Além de títulos inéditos, podemos também ter o retorno de franquias como Brütal Legend, Broken Age, Grim Fandango, Day of the Tentacle, e Full Throttle. Inclusive o remaster desses três últimos jogos estão a caminho do Xbox, e isso deve acontecer até o final de 2020.

World’s Edge

A principal missão do estúdio é de cuidar e produzir jogos da franquia Age of Empires, além de futuros jogos de estratégia em tempo real para a Xbox Game Studios. Apesar do seu grande foco no PC, devido a grande popularidade do RTS nessa plataforma, nada impede que futuros projetos possam ser desenvolvidos para o Xbox, até como uma forma de tentar popularizar o gênero nos consoles.

Xbox Game Studios Publishing

Essa é a equipe mais voltada para a publicação de jogos de terceiros, sendo importante para trazer ainda mais jogos para o Xbox. Esses estúdios são conhecidos como Microsoft First Party Developer, e que apesar de ter seus jogos distribuídos e apoiados pela Microsoft, não se tratam de um dos estúdios internos da empresa, e podem até ter seus jogos chegando em outros consoles depois de um certo tempo. Dentre os casos mais famosos temos a série de jogos Ori da Moon Studios e Cuphead da Studio MDHR, além do recém-lançado Tell Me Why da DONTNOD Entertainment.

Bethesda Softworks/Bethesda Game Studios

Um dos estúdios mais famosos da indústria dos games, a Bethesda tem uma longa história de grandes franquias, assim como também possui um grande história de parcerias como a Microsoft. Primeiro, quando o estúdio trouxe o seu primeiro jogo para os consoles, lá na época do Xbox Original, com The Elder Scrolls III: Morrowind, e depois com o forte apoio para com o Xbox Game Pass. Dentre as principais franquias do estúdio temos The Elder Scrolls e Fallout, além do vindouro Starfield, que é uma nova IP do estúdio em 25 anos.

id Software

É a casa criadora de DOOM, com um peso enorme para a indústria de games, principalmente para os fãs dos jogos de tiro em primeira pessoa. Além de franquia DOOM, eles também possuem em suas mãos séries pesadíssimas como RAGE e Quake, que também são ícones do gênero FPS. O futuro do estúdio é recheado de possibilidades, com o sucesso absoluto de do reboot de DOOM e de DOOM Eternal, eles podem apostar em um terceiro jogo. Ou ainda quem sabe apostar em um reboot de Quake, ou uma continuação de RAGE 2, que teve uma boa recepção.

ZeniMax Online Studios

Seu grande sucesso, e principal foco está em The Elder Scrolls Online, que apesar do começo complicado, se transformou no decorrer dos anos, e hoje é um dos MMORPGs mais bem-sucedidos e importantes da indústria. Para o futuro, podemos esperar mais expansões e melhorias para o jogo, que recentemente bateu a impressionante marca de 18 milhões de jogadores. O estúdio também está trabalhando em um misterioso AAA ainda não revelado.

Arkane

O estúdio é reconhecido por contar histórias diferentes, com universos únicos e cheios de personalidade. Dentre seus principais projetos estão a franquia Dishonored e o jogo Prey. Atualmente, eles trabalham em Deathloop, que apesar de possuir uma exclusividade temporária no PS5, chegará ao Xbox no futuro (O contrato foi assinado antes da aquisição).

*Atualização: Na E3 2021 foi revelado o novo jogo Redfall, exclusivo para Xbox Series X|S nos consoles, com a proposta de ser um co-op para até quatro jogadores enfrentarem uma legião de vampiros. Lançamento previsto para 2022.

MachineGames

O grande pilar do estúdio é a franquia Wolfenstein, que apresentou últimos jogos de peso para a franquia como Wolfenstein: The New Order, Wolfenstein II: The New Colossus, e o recente Wolfenstein: Youngblood. Quanto ao futuro, podemos ver um novo capítulo na amada série Wolfenstein, que ganhou ainda mais relevância com esse retorno nos anos 2010.

*Atualização: No início de 2021 foi revelado que o estúdio está desenvolvendo um jogo do Indiana Jones em parceria com a Disney. O projeto ainda não possui previsão de lançamento ou plataformas confirmadas.

Tango Gameworks

O braço oriental da Zenimax, que tem em seu time nada mais que Shinji Mikami, criador de Resident Evil, e outros nomes como Dino Crisis, Devil May Cry, Vanquish, God Hand e muitos outros. Mas falando no presente, ele touxe com a Tango, os bem avaliados The Evil Within 1 e 2. Atualmente, o estúdio trabalha em Ghostwire: Tokyo, que assim como o caso de Deathloop chegará primeiro ao PS5, por causa do contrato de exclusividade temporária assinado antes da aquisição.

Alpha Dog

O estúdio é voltado para a criação de jogos para dispositivos móveis, com foco na criação de títulos 3D para telefones e tablets. Seus jogos já lançados são Monstrocity Rampage e Wraithborne. Seu último projeto foi Ninja Golf, que é um remake do clássico jogo de ação do Atari 7800.

Roundhouse Studios

O estúdio surgiu após o anúncio do fechamento da Human Head Studios, desenvolvedora de jogos como Prey de 2006, The Quiet Man e Rune II, pois a Bethesda contratou todos os funcionários que ficariam sem emprego e criou um estúdio totalmente novo, que atende pelo nome de Roundhouse Studios. Atualmente não se sabe em quais projetos eles estão trabalhando, e tudo pode surgir.


É impressionante a quantidade de estúdios e profissionais veteranos e criativos que a Microsoft conseguiu agregar na Xbox Game Studios, além de um valor imensurável em forma de jogos e franquias de peso para toda a indústria dos games.

Vale lembrar que todos esses jogos e futuros e lançamentos da Xbox Game Studios estarão, no lançamento, disponíveis para os assinantes do Xbox Game Pass, trazendo ainda mais relevância para o serviço, que já é um dos mais importantes da história dos games.

Compartilhar.

About Author

Administradora de Empresas, mas apaixonada pelo mundo dos games e pelo Xbox!Fã da incrível e complexa franquia Halo e de seu icônico líder, o Master Chief. Também apaixonada por Dragon Age e seu universo magnífico. Ahhh e quem disse que Dark Souls não é divertido? :DSempre ligada nas notícias e novidades do lado verde da força!

Powered by keepvid themefull earn money