Ícone do site Xbox Power

Análise: EA Sports UFC 4

It ‘s TIME! A icônica voz de Bruce Buffer anuncia o mais novo título da franquia: EA Sports UFC 4.

Depois de anos a franquia UFC recebe um novo jogo com melhorias e diversas opções de conteúdo. Inclusive o que foi notícia nas redes sociais, inclusão de anúncios ao estilo das transmissões das lutas, após o lançamento, com a grande repercussão negativa a EA removeu.

Jogabilidade

O jogo ganhou novos tipos de luta e locais, dando opções mais arcade do que a clássica simulação.

Em Trocação você poderá lutar até o adversário não ficar mais de pé, nesse modo não há luta no chão. Já no modo Nocaute, as lutas vão para o lado arcade, em uma melhor de 3 rounds com direito a com barra de vida e tudo mais.

Os novos locais Kumitê, lendário local do Muay Thai e do filme Grande Dragão Banco, e “Porrada no quintal” estão disponíveis apenas nestes tipos de jogo, podendo ser utilizado também em lutas customizadas, e assim não estão presentes no modo carreira.

Para o lado da luta mais profissional estão presentes mais 13 locais, entre eles o complexo UFC Apex e as famosas arenas T-Mobile, Madison Garden Garden, Jeunesse Arena e mais.

Alguns pontos de melhoria em relação ao jogo anterior é o controle fluído no clinche, a EA introduziu a tecnologia Real Player Motion (RPM), juntando o posicionamento tático e contexto físico.

A mesma tecnologia RPM foi adicionada nas quedas, que também recebeu uma infinidade de novas animações. O maior avanço foi no Ground and Pound, afinal é quase uma marca registrada das lutas nos eventos UFC. Os controles ficaram mais intuitivos e mais simples, prezando não só a destreza do timming dos golpes, mas também as brechas para finalizações.

Essas novas melhorias também refletiram no progresso do jogo, com novos tutoriais e apresentações das novidades.

O multiplayer online recebeu Batalhas de Blitz, um modo com ritmo acelerado que coloca você contra lutadores online, competindo em um torneio rápido de seis rounds. Podendo colocar mudanças nas regras e mudando toda a experiência.

O matchmaking é baseado em seu XP acumulado, quanto mais lutas e vitórias, melhor no ranking você estará.

Modo Carreira

Assim como nos outros títulos da EA Sports, o modo carreira, ou jornada em alguns títulos, trilha o progresso do até então desconhecido ao estrelato. A vida de lutador de MMA é bem exaustiva, muitos treinos e muitas porradas, para serem decididos nos detalhes em lutas que podem durar até 30 segundos.

Você escolhe entre os diferentes estilos, Wrestler, Jiu-Jitsu, equilibrado dentre outros e ainda habilidades especiais como chutes mais precisos (oriundos do Taekwondo), maior resistência, etc. Conforme você progride nos treinamentos e lutas, você acumula XP para serem gastos na bagagem de seu personagem.

O avanço entre os treinamentos, lutas e descobertas possui uma campanha interativa, com diálogos e cutscenes, mesmo até a quinta luta, depois disto entra em um modo genérico, que é só ganhar as lutas e ir subindo nos cards até chegar ao objetivo, ganhar seu milhão ou torna-se o melhor de todos os tempos.

Gráficos e sons

Os cenários ganharam mais opções e os jogadores customizações estéticas. Há uma infinidade de adicionais para personalizar seu lutador, diversas opções de pelos faciais, tatuagens e apetrechos. Os lutadores do UFC estão muito bem representados, dignos das reputações casca grossa deles. Além dos lutadores atuais, Israel Adesanya e Jorge Masvidal presentes na capa do jogo, estão presentes lutadores lendários como José Aldo, Amanda Nunes e Ronda Rousey. Bruce Lee está disponível através de DLC. Ah sua EA..

A trilha sonora conta com muita diversidade de ritmos e músicas para todos os gostos. Você pode inclusive decidir entre diversos remixes e arranjos das músicas para tocar em seu caminho até a entrada ao octógono.

Opinião

EA Sports UFC 4 é um boa atualização em relação ao título anterior, embora não seja o tipo de jogo que curta, passei alguns bons momentos de diversão e golpes, claro que muito mais na segunda opção. Amantes do MMA terão um bom título disponível, mesmo pecando um pouco no modo carreira. E aqueles que buscam uma diversão e competição entre amigos também ficam bem servidos. O jogo ainda requer melhorias nos ajustes de golpes e etc., porém é difícil mapear tantas opções com poucos botões. E claro, o jogo foi muito bem localizado, com menus em português e uso de termos técnicos como conhecidos e tudo mais.

Entenda nossas notas

Sair da versão mobile