fbpx

A franquia PES ganha uma nova edição anualmente, desde o inicio dos anos 2000, onde deixou de ser chamada de Winning Eleven. Ano após ano, a briga com seu concorrente direto, o FIFA, vem ficando cada vez mais parelha, dividindo seu público, onde cada jogador escolhe a sua franquia favorita.

Posso confessar que sempre estive a favor do FIFA, pois na minha opinião o PES tinha perdido sua essência, e acabou perdendo seu ótimo gameplay, se tornando um futebol pesado. Após alguns anos, tive a chance de voltar para a franquia, onde tive uma grata surpresa ao descobrir que o jogo melhorou todos os seus aspectos, além é claro de se tornar excelente em adquirir licenças e captura de movimentos. Após alguns anos felizes, me tornei um fã novamente da franquia, me fazendo esperar para cada nova edição lançada.

Em 2020, a desconfiança chegou, com o anúncio do eFootball PES 2021 SEASON UPDATE,  onde teríamos pela primeira vez uma versão atualizada do jogo anterior, algo que vai ao contrário de edições anuais. Pela primeira vez um jogo de futebol foi honesto em dizer que essa versão é só uma atualização, mostrando mais respeito pelo seu jogador.

Mas será que o custo x beneficio vale a pena? Ou esperar pela próxima versão da nova geração seria o melhor caminho? Descobriremos em nossa análise.

BOMBA PATCH É RUIM DE ATURAR

Um dos maiores triunfos das últimas edições do PES são suas licenças, onde a briga com o FIFA foi travada nessa geração nesse quesito. Edição após edição, o marketing frisou alguns times e ligas em específico, tendo a UEFA como grande carta na manga na edição 2020.

Agora, na edição 2021, não tivemos mudanças tão drásticas, mantendo o mesmo pacote da edição anterior. O que mudou foi a atualização dos jogadores e a captura de movimentos, que foi refeita para alguns atletas, trazendo uma maior fidelidade.

Os times estão com o elencos mais atualizados.

Os times estão com elencos mais atualizados.

Alguns clubes brasileiros estão bem fiéis, trazendo uma boa parte do elenco atualizado, inclusive com seus respectivos uniformes. Esse aspecto é ainda mais importante para quem tem um Xbox, afinal ainda não temos a opção de atualizar o elenco via option file. Um ponto negativo foi a retirada do lendário estádio do Maracanã, e do clube Palmeiras que foi rebatizado.

O campeonato UEFA EURO 2020 foi mantido, que foi uma das últimas atualizações do jogo base, que claramente foi uma jogada para tapar o buraco da ausência dos campeonatos UEFA Champions League e Libertadores que continuam com a concorrência.

A Master League não teve tantas mudanças, e foi mantido o excelente trabalho da versão anterior. Foram incluídos novos técnicos, que não devem fazer tanta diferença assim. Frank Lampard, Ryan Giggs e Pep Guardiola entram para o hall de escolhas de técnicos do jogo.

JOGABILIDADE MANTIDA

A jogabilidade de eFootball PES 2021 SEASON UPDATE não obteve muitas mudanças, pois o seu antecessor já foi bem eficiente. Logo, alguns ajustes finos foram feitos, mas nada que faça tanta diferença. Os goleiros, por exemplo, estão com defesas mais precisas, trazendo mais naturalidade para as partidas.

Algumas jogadas estão ainda mais precisas.

Algumas jogadas estão ainda mais precisas.

Um ponto negativo é a arbitragem, que continua a falhar em alguns lances bobos, algo que poderia ter sido corrigido nessa edição, pois já acontecia anteriormente na edição 2020.

Acredito que veremos alguma mudanças somente na nova geração, com a mudança na engine, que passará da Fox Engine (atual) para Unreal Engine (V).

SOM E GRÁFICOS

Os gráficos continuam sem grandes mudanças, visto o foco na próxima geração. Com grande destaque para o motion capture, que continua bem fiel em alguns jogadores.

Os menus não tiveram uma mudança tão drástica, mas as cores e imagens foram adequadas para algo mais colorido e cheio de vida.

Os gráficos continuam incríveis.

O som continua fazendo o dever de casa, trazendo imersão com os cânticos das torcidas e efeitos sonoros das jogadas. A narração continua sendo feita por Milton Leite, com os comentários de Mauro Beting, que trazem boa emoção ao jogo, mas que estão um pouco repetitivos, talvez na próxima edição deveriam ser escrito algumas falas adicionais.

OPINIÃO

Uma boa opção para quem é fã e já compra o jogo anualmente, mas dessa vez tivemos uma grande honestidade em esclarecer que o jogo é somente uma atualização, e poucas mudanças foram feitas. Ainda assim, tudo poderia ter sido feito através de uma grande atualização, ficando claro que o maior interesse era financeiro.

Os elencos estão mais atualizados, com novos uniformes e jogadores. Ainda não temos a opção de option file para os jogadores de Xbox, visto que a Microsoft presa por segurança e não quer ter essa opção. Espero que a Konami atualize com regularidade o elenco brasileiro, visto que sempre está em mudança.

Uma ótima oportunidade para quem ainda não tem uma edição recente, e que com o Update obterá um jogo atualizado com um preço mais baixo.

Entenda nossas notas

Compartilhar.

About Author

Desenvolvedor Web e Analista de TI, gamer assíduo desde a época do Atari, fã de Metal Gear(menos o Phantom Pain) e Gears of War. Ter a oportunidade de trabalhar um pouco com games é um sonho realizado. Falta só ir para E3!!!

Powered by keepvid themefull earn money