fbpx

Dirt sempre foi uma das franquias consideradas sinônimo do gênero Rally, com grandes jogos que oscilam entre altos e baixos. Logo, a Codemasters tenta incansavelmente buscar o melhor para seu público. Agora, com Dirt 5, existe a promessa de algo mais divertido e convidativo, que pode abrir a nova geração de consoles.

Mas com a mudança de geração, vieram algumas dúvidas. Será que o jogo conseguirá atender as expectativas de ambas as gerações?

UM MODO CARREIRA MUITO DIVERTIDO

Um dos principais atrativos de Dirt 5 é o seu modo carreira, que contém uma grande variedade de eventos, que se completam, e oferecem total liberdade ao jogador de escolher o que fazer primeiro, desde que evolua sua experiência e desbloqueie esses eventos.

Além dos já conhecidos Ultra Cross e Land Rush, que já fazem parte da franquia há bastante tempo, temos alguns modos bem interessantes. Como o Icebreaker, que leva o jogador para correr em um lago congelado, que parece um sabão, garantindo grandes derrapagens. Outro grande destaque é o Path Finder, que faz o jogador lutar contra a natureza em terrenos bem íngremes, colocando em teste toda a sua habilidade.

A Gymkhana também é bem divertida, ao colocar o jogador para competir por pontos, desafiando as habilidades com o freio de mão ao fazer algumas manobras cheias de estilo.

A interface para escolha das pistas é bem intuitiva.

Outro aspecto interessante da carreira é o confronto, que libera ao avançar no modo. Aqui temos uma batalha contra somente um adversário com pistas que desafiam, mais ainda, nossas habilidades.

O modo Playground também está presente, no qual os jogadores podem criar e/ou correr nas pistas pensadas pela comunidade. Como o jogo foi lançado recentemente, existem poucas pistas disponíveis, mas algumas já foram liberadas pela própria Codemasters.

Os patrocinadores também são parte importante do jogo, eles liberam algumas vantagens e dão boost de XP e dinheiro para desbloquear pinturas, adesivos e carros.

A curva de aprendizado é bem desenvolvida, deixando o jogador conhecer primeiro as pistas, para então começar a dificultar a sua vida.

UMA GARAGEM RECHEADA

Uma parte bem importante de uma franquia de corrida é o seu número de veículos licenciados. Dirt 5 cumpre esse quesito com maestria, ao incluir os principais clássicos do Rally dos fabricantes Subaru, Peugeot, Ford, além de outros carros mais modernos, vindos da Porsche e Aston Martin.

Alguns clássicos estão de volta!!!

Em Dirt 5 temos uma moeda própria, que ao finalizar os eventos podemos desbloquear novos veículos, sendo algo que faz o jogador completar cada corrida para conseguir aquele carro dos seus sonhos. Os veículos são classificados em desempenho, além, é claro, de manobras. Então escolha seu carro com sabedoria, pois torque ou velocidade serão necessárias em alguns eventos específicos.

LUGARES INCRÍVEIS

Outro aspecto que se destaca no jogo são suas pistas, que percorrem o mundo, e mostram vários tipos de climas e terrenos. Além de trazer um pouco de cada cultura. Existem variações climáticas que acontecem durante a corrida, misturando chuva com sol, e até mesmo uma Aurora Boreal, que facilmente encantará seus olhos.

Imagine correr pela Floresta da Tijuca, que fica no Rio de Janeiro, uma paisagem que entra em contraste com as Favelas, e que é retratada de forma interessante.

A física da pista é bem aplicada, sendo algo que fica bem evidente ao passar por terrenos acidentados e poças de lama. Conforme o carro vai passando por esses trechos, o terreno vai ser modificando, deixando um lamaçal bem complicado de tracionar.

UM JOGO INACABADO

Dirt 5 é um bom jogo, mas carrega diversos problemas, que poderiam ter sido evitados. Começando pelas falhas sonoras, que acontecem a todo momento. Por inúmeras vezes, o jogo perdia sua música, ficando somente os efeitos sonoros dos carros e batidas. A narração também haviam momentos que eu só percebia que existia quando percebia as legendas na tela.

Além das falhas sonoras, problemas com má renderização de objetos e travamentos do jogo completo aconteceram com frequência durante os meus testes.

O modo fotografia simplesmente não funcionou comigo, congelando o jogo. São erros que jamais poderiam acontecer, principalmente em coisas tão básicas.

Os problemas de som e travamentos aconteceram em outras plataformas, inclusive na nova geração, não ficando exclusivo da geração atual.

Lembrando que até o presente momento esses problemas ainda não foram corrigidos, mesmo com a atualização Patch Day One.

SOM E GRÁFICOS

Ainda que tenha problemas, Dirt 5 possui gráficos interessantes,. Mesmo jogando em um Xbox One S, o jogo consegue se destacar de alguns jogos de Rally. Como disse anteriormente, o clima faz toda a diferença, sendo algo que demonstra uma grande atenção aos detalhes.

Na nova geração, também existe a opção de priorizar gráficos ou frames por segundo. Lembrando que para jogos de corrida, o FPS é algo bem importante. Em alta velocidade não existe tanto impacto nos gráficos, que continuam bonitos, e mesmo que exista um pouco de serrilhado, não é nada muito gritante.

Fiz o teste com o tempo de loading e não está tão longo, afinal os jogos de corrida costumam ter um loading demorado. Durante minha jogatina o loading entre os eventos ficava em torno de 39 segundos.

Dirt 5 possui legendas em Português do Brasil e menus todos traduzidos, uma pena ter tantos problemas. A dublagem existe, mas não consegui curtir, devido aos grandes erros no som.

A lista de musicas está incrível, porém não consegui curtir totalmente, pois o erro no som tirava todas as músicas. Os efeitos sonoros dos motores que cumprem seu papel.

OPINIÃO

Dirt 5 pode ser um dos grandes lançamentos da nova geração, mas alguns problemas podem prejudicar a sua imagem, se não forem corrigidos rapidamente. Travamentos e erros bobos no som incomodam qualquer jogador, principalmente pelo fato do jogo trazer um ótima lista de músicas.

As variedades de eventos no modo carreira aumentam o fator diversão, que não enjoa em nenhum momento. A variedade de pistas e veículos também encanta, sendo algo que é visto em poucos jogos de corrida.

Outro ponto interessante é o clima dinâmico que muda constantemente durante a corrida, criando disputas espetaculares, e explorando o terreno defeituoso, o que é essencial para um bom Rally.

Entenda nossas notas




Compartilhar.

About Author

Desenvolvedor Web e Analista de TI, gamer assíduo desde a época do Atari, fã de Metal Gear(menos o Phantom Pain) e Gears of War. Ter a oportunidade de trabalhar um pouco com games é um sonho realizado. Falta só ir para E3!!!

Powered by keepvid themefull earn money