fbpx

Um dos maiores legados que os jogos indies podem deixar são suas ideias maravilhosas, cujos projetos com grandes investimentos não conseguem colocar em prática, devido aos grandes investidores que querem algo mais comercial. Nessa geração tivemos o crescimento de pequenos estúdios e algumas editoras que abraçaram esses títulos.

A Raw Fury é uma delas, com uma grande diversidade em seu catálogo, com sucessos como Dandara, West of the Dead e muitos outros. O projeto mais recente, Star Renegades traz um grande diferencial para os jogos de batalha por turnos, que nos dias de hoje não conseguem mais fazer tanto sucesso.

Será que o jogo mesmo sendo de nicho, consegue encantar outros jogadores? Descubra em nossa análise a seguir.

MORRA E EVOLUA MAIS UMA VEZ

Um dos recursos mais interessantes de Star Renegades é a sua evolução através da tentativa e erro, logo nos primeiros minutos descobrimos que não somos fortes o suficiente para acabar com nossos inimigos. Pode parecer bem frustrante, mas quando o jogador consegue compreender o que deverá ser feito, tudo faz sentido.

Alguns inimigos são poderosos.

Conforme completamos alguns objetivos ou eliminamos alguns inimigos somos agraciados com pontos de pesquisa, que ao começar uma nova jornada podemos comprar novas classes, personagens e vantagens para começar um ciclo com mais facilidade. Esses recursos são comprados em uma cidade que está fora da realidade onde a grande batalha está sendo travada. Logo, você só poderá escolher sua party ou suas classes no começo de cada ciclo.

UMA HISTÓRIA CADENCIADA

A trama de Star Renegades conta a história de um império robótico que pretende acabar com a vida humana no espaço. Para lutar contra essa ameaça interplanetária temos a ajuda de um pequeno robô, que consegue viajar entre as realidades para ajudar o próximo ciclo.

O império não dará trégua para o jogador.

A história é até interessante, mas acaba sendo quebrada, pois o jogador precisa repetir o mesmo trecho inúmeras vezes. Por mais que os mapas sejam gerados procedualmente, a sensação é de que estamos vivendo as mesmas coisas.

Não temos uma relação forte com os inimigos, eles acabem se tornando algo genérico e sem impacto. Falando dos inimigos, eles são bem repetitivos, com pouca variação, alterando somente cores e status.

JOGABILIDADE VICIANTE

Um dos pontos mais positivos de Star Renegades é a sua jogabilidade viciante, com comandos simples, mas que escondem uma grande complexidade. O aprendizado é feito de forma natural, ao completar alguns ciclos o jogador já estará montando o melhor time e ajustando suas classes.

As batalhas por turnos trazem o básico de qualquer jogo de RPG, mas com uma grande diferença. Cada golpe tem um nome e atributos diferentes, fugindo daquela configuração básica, ataque, defesa e magia. Cada personagem possui tipos diferentes de ataque, então é de extrema importância que o jogador teste as melhores configurações. Além disso, também existem golpes unificados, que exploram a ligação entre os personagens.

Os mapas são gerados procedualmente.

Durante a locomoção pelo cenário perdemos pontos, que quando chegamos a zero precisamos descansar em um acampamento. Nesse local podemos ativar cartas que são usadas para aumentar a ligação com outros personagens do grupo. Essa ligação garantem bônus e habilidades passivas. As cartas são encontradas durante as missões, em baús ou derrotando alguns inimigos mais fortes.

A progressão do personagem é bem interessante. Ao eliminar alguns inimigos, ganhamos pontos de DNA, com um certo número você pode subir de level. Ao ganhar level subimos nossos status e ganhamos novas habilidades. Além da evolução, podemos equipar itens para aumentar defesa, ataque e outros atributos. Esses itens possuem diferentes classificações, algo que faz o jogador vasculhar bastante os cenários.

A tensão é aumentada com um contador em dias para uma batalha contra um inimigo poderoso. Essa tensão está presente a cada rodada, pois temos que planejar os movimentos para não gastar energia e chegar com um nível baixo nesse chefe.

Um ponto, que pode ser considerado negativo por muitos, é a dificuldade elevada, mesmo em níveis mais baixos o jogador terá problemas para avançar na história.

SOM E GRÁFICOS

Os gráficos em Pixel Art são belíssimos, algo que traz um charme de jogo retrô. O design dos personagens principais são bem legais, assim como seus ataques que são cheios de estilo. Já o design dos inimigos é um pouco repetitivo, algo que poderia ter sido melhor implementando.

O som é bem interessante, com músicas e efeitos que também remetem a um estilo mais retrô. Mas faltaram legendas em Português, algo que pode incomodar alguns jogadores.

OPINIÃO

Star Renegades possui uma jogabilidade muito interessante, principalmente ao forçar o jogador a completar vários ciclos para evoluir a cada jogada. As batalhas por turnos trazem vários recursos, que nos levam a escolher a melhor forma de abordar o combate, além de testar cada combinação de grupo.

A dificuldade desbalanceada e a repetição são grandes inimigos do jogo, e podem afastar alguns jogadores.

Recomendo para quem gosta de RPG por turnos, e que não fogem as raízes, oferecendo algo bem desafiador. Além dos gráficos em Pixel Art que são bem charmosos.

Star Renegades está disponível no Xbox Game Pass, aproveite!!!


Compartilhar.

About Author

Desenvolvedor Web e Analista de TI, gamer assíduo desde a época do Atari, fã de Metal Gear(menos o Phantom Pain) e Gears of War. Ter a oportunidade de trabalhar um pouco com games é um sonho realizado. Falta só ir para E3!!!

Powered by keepvid themefull earn money