fbpx

Muito tempo se passou desde o lançamento do artigo original que fiz em junho de 2017 para apresentar algumas opções de jogos com co-op local, o bom e velho co-op de sofá. Com tantos jogos sendo lançados desde então essa é uma boa hora de atualizar com ainda mais opções para a jogatina compartilhada no conforto do seu sofá.

Jogar com os amigos de forma cooperativa para alcançar um objetivo é algo extremamente divertido e gratificante. Atualmente, a grande maioria dos jogos investem nos modos multiplayer, mas quase todos são online. Outra possibilidade de jogar junto, e que era extremamente popular no mundo dos jogos antigamente, era o modo cooperativo local, também chamado de co-op de sofá, onde podemos juntar os amigos em um mesmo ambiente para aproveitar um jogo juntos.

Nesta última geração de consoles esse tipo de jogo foi muito deixado de lado, pois o modo online está dominando tudo, no entanto ainda existem boas opções de co-op local para você jogar no seu Xbox One e Xbox Series X|S.

Confira abaixo alguns jogos com esse divertido e nostálgico recurso de gameplay:

Quer adquirir algum jogo do artigo? Então confira a nossa coleção completa com os jogos disponíveis na loja.

*Alguns jogos possuem análise no site. Para estes, basta clicar no título para ser redirecionado para a página de análise.

Minecraft Dungeons

Minecraft Dungeons se trata de RPG de ação com uma visão isométrica da câmera, onde olhamos tudo por cima, com todo o estilo de progressão e combate inspirados em jogos como Diablo III, e ainda um mundo construído com o estilo icônico de blocos do sucesso mundial Minecraft. O jogo tem recebido diversos conteúdos adicionais, prolongando a jogatina que também pode ser aproveitada em co-op local para até quatro jogadores.

Minecraft Dungeons

Confira a nossa análise de Minecraft Dungeons.

Gears 5

Gears 5 é considerado por muitos como um dos melhores da franquia, com uma apresentação técnica impressionante, jogabilidade refinada e uma história cheia de momentos marcantes e acontecimentos importantes para o futuro da saga. O melhor de tudo é que você pode dividir com outros jogadores essa experiência já que o jogo suporta co-op local para até 3 jogadores.

Confira a nossa análise de Gears 5.

Battletoads

Battletoads é uma ótima opção para quem busca divertimento com doses de desafio com os amigos, garantindo boas risadas e também alguns momentos de pura raiva. O jogo traz uma direção de arte que revitaliza a franquia, com personagens carismáticos e com camadas bem exploradas. O co-op local comporta até 3 jogadores.

Spiritfarer

Spiritfarer mistura o gênero dos jogos de gerenciamento, onde os jogadores precisam coletar recursos para melhorar o local e a vida das pessoas, num ciclo infinito de criar, coletar, construir e melhorar, com tudo isso envolto em uma trama que traz o delicado tema de saber a hora de dizer adeus. Apesar de ser uma grande jornada que parece ser melhor aproveitada de forma singleplayer, Spiritfarer possui a opção de jogar em co-op local, onde um jogador controla Stella e outro fica com o gato Daffodil.

Moving Out

Moving Out é um simulador de mudança sem nenhum compromisso com a realidade e com uma física maluca. O jogo oferece uma experiência cooperativa genuinamente engraçada, com diversos níveis desenvolvidos de maneira brilhante. Toda essa loucura divertida comporta um co-op local para até 4 jogadores.

Streets of Rage 4

Streets of Rage 4 se consagra como um dos melhores Beat ’em ups da geração, com aquele toque forte de nostalgia que aquece o coração. A jogabilidade está refinada, os ambientes misturam bem o clássico com o original, bem como a trilha sonora que ousou, mas respeitou o material clássico. O bom e velho co-op de sofá brilha, trazendo uma boa opção de diversão para até quatro jogadores.

Darksiders Genesis

Darksiders Genesis ousou ao levar a franquia para o estilo isométrico, e além disso traz a possibilidade de jogar tudo ao lado de um amigo em co-op local. O jogo se trata de um prólogo para os jogos já lançados, onde temos a estreia do aguardado Cavaleiro Strife, que junto com War seguem atrás de Lúcifer, que estava colocando em prática um sórdido plano para destruir o Equilíbrio. O co-op também foi outra bela mudança para a franquia, dando a possibilidade de cada jogador controlar um Cavaleiro.

Nine Parchments

Nine Parchments combina o RPG de ação em tempo real com o tema da magia. Até quatro jogadores podem se juntar para o co-op local, onde irão enfrentar níveis desafiadores em busca de equipamentos mais poderosos e aventuras cada vez mais difíceis.

Haven

Haven é um RPG de aventura sobre amor e liberdade, onde você assume o papel de Yu e Kay, um casal apaixonado que fugiu para um planeta esquecido. O objetivo é sobreviver, viajar pelos campos, reviver o planeta, e lutar se for preciso. Tudo o que importa é o casal ficar junto. Para o co-op local a ideia é que cada jogador assuma o controle de um dos pombinhos.

Unravel Two

Unravel Two continua a saga do pequeno Yarny, mas dessa vez ele terá companhia. Um Yarny Azul ajudará o nosso pequeno herói a completar sua missão. O jogador poderá optar por jogar sozinho, controlando os dois Yarnys, ou em modo cooperativo local, permitindo que um segundo jogador controle o Yarny Azul.

A Way Out

A Way Out conta a história de Vincent e Leo, dois prisioneiros com um objetivo em comum, escapar da prisão. O jogo é focado na cooperação e usa o método de tela dividida para trazer uma perspectiva única na aventura da dupla.

The Dark Pictures Anthology: Man of Medan e Little Hope

The Dark Pictures Anthology vai além de oferecer boas narrativas de suspense, e tanto em Man of Medan quanto em Little Hope você pode dividir o controle para o co-op local que suporta até 5 jogadores no melhor estilo “passe o controle”. No modo Sessão de cinema cada jogador assume o controle de um personagem, passando o controle quando o jogo determina. A ideia é que os jogadores trabalhem juntos para conseguir o melhor resultado final possível.

Tales of Vesperia: Definitive Edition

O jogo possui um curioso modo de co-op local para até quatro jogadores durante a campanha. Com ele outros personagens podem ser controlados pelos jogadores durante as batalhas. Tudo acontece na mesma tela trazendo mais dinamismo para o combate em tempo real.

Cuphead

Cansou de passer raiva em Cuphead? Então compartilhe o ódio com outra pessoa. Você pode se aventurar com um amigo e conseguir uma ajudinha para passar daquele boss que você não consegue derrotar de jeito nenhum. Apesar do jogo se tornar mais acessível, pois um jogador pode reviver o outro, a dificuldade também aumenta. Sem falar na loucura que fica na tela com dois jogadores atirando ao mesmo tempo. Ainda assim, vencer em equipe é tão recompensador quanto na jogatina solo.

Blazing Chrome

No mundo de Blazing Chrome as máquinas dominaram o mundo e os poucos humanos que sobreviveram estão à beira da extinção, e estão com dificuldades de bater de frente com o inimigo metálico. Se junte com um amigo para levar a vitória para a humanidade e acabar de vez com essa ameaça das máquinas.

Unruly Heroes

Unruly Heroes é um jogo de plataforma que brinca com a narrativa da famosa obra chinesa Journey to the West. Ele traz quatro heróis em uma busca para trazer equilíbrio para o mundo, e para isso irão ter que vencer não apenas diversos inimigos e chefões, mas também grandes desafios de plataforma. O título comporta um divertido co-op local para até quatro jogadores.

Trine 4: The Nightmare Prince

Em Trine 4 o co-op local suporta até quatro jogadores, em um modo onde a coordenação e o trabalho de equipe são essenciais. Mas não pense que mais gente no grupo significa maior facilidade na resolução dos puzzles, pois tanto eles, quanto as batalhas contra inimigos e bosses são adaptados de acordo com o número de jogadores presentes. Mesmo que isso signifique um aumento na dificuldade, também permite que o jogo sempre fique ainda mais interessante e desafiador.

Warhammer: Chaosbane

Warhammer: Chaosbane se trata de um RPG de ação hack and slash ambientado e inspirado no universo de Warhammer, e que também possui uma jogabilidade que lembra jogos como Diablo e Path of Exile. Esse tipo de jogo fica ainda melhor quando jogamos com os amigos, e aqui o co-op local suporta até quatro jogadores.

Sky Force Reloaded

Sky Force Reloaded traz toda a nostalgia dos jogos de tiro arcade clássicos. O jogo possui uma divertida progressão vertical, explosões enormes, lasers poderosos, chefes colossais e todo tipo de aeronave pilotar e construir suas estratégias. Para o co-op local você pode juntar forças com outro jogador.

Degrees of Separation

Degrees of Separation é um jogo 2D de plataforma, com diversas resoluções de Puzzles. A dupla Ember e Rime precisam usar seus poderes contrastantes para manipular o calor e o frio para vencer obstáculos. Usando a cooperação com um amigo, vocês devem decidir o destino desses mundos.

I Hate Running Backwards

I Hate Running Backwards possui um alto fator de replay, cheio de adrenalina que põe ênfase na destruição e luta contra ondas intermináveis de inimigos durante viagens no tempo através de mundos criados aleatoriamente. Há diversas opções de armas em seu arsenal como escopetas, raios laser e lança-mísseis. Conforme for eliminando os bosses você ganha habilidades. No co-op local para dois jogadores a diversão é garantida.

Shovel Knight: Treasure Trove

Shovel Knight é um jogo de ação e aventura com um estilo clássico encantador e sua estética retro de 8 bits. O Co-op abrange toda a campanha original para até dois jogadores.

Super Bomberman R

A franquia Bomberman já é um clássico do mundo dos games com seu estilo bem próprio e com suas arenas que transbordam ação e explosão, seja jogando sozinho ou com amigos. Super Bomberman R consegue apresentar muita diversão e variedade, além de uma ótima opção para juntar os amigos em casa para muita diversão. O modo história suporta o co-op local para até dois jogadores. Já o modo batalha consegue juntar até quatro.

Human Fall Flat

Human Fall Flat é um jogo que mistura plataforma com muitos puzzles baseados em física. O objetivo é encontrar a saída desses curiosos níveis resolvendo seus famigerados quebra-cabeças, algo que ao lado de um amigo torna a diversão ainda maior.

Don’t Starve Together

Don’t Starve é conhecido como um impiedoso jogo de sobrevivência onde é necessário juntar recursos para criar objetos e estruturas e assim conseguir ficar vivo. Essa nova versão permite que você passe por essa experiência com companhia, possibilitando o co-op local para dois jogadores.

ARK: Survival Evolved

Em ARK: Survival Evolved seu personagem foi abandonado nu, congelando e morrendo de fome nas margens de uma misteriosa ilha chamada ARK, você precisa caçar, recolher recursos, construir itens, cultivar, pesquisar tecnologias, e construir abrigos para resistir aos elementos. Use sua astúcia e recursos para matar ou domar e criar os dinossauros e outras criaturas primitivas. E o modo co-op local permite que você faça tudo isso com um amigo.

Plants vs. Zombies: Battle for Neighborville

Assim como na saga Garden Warfare, da qual falamos no artigo original, Plants vs. Zombies: Battle for Neighborville também possibilita o co-op local para dois jogadores com tela dividida em todos os modos. Agora a tensão entre as plantas e os Zumbis se espalhou para três regiões abertas, aumentando as possibildades do caos acontecer.

Borderlands 3

No final de 2020, Borderlands 3 recebeu uma atualização que adicionou o co-op local com tela dividida vertical para até dois jogadores no Xbox One, aumentando a diversão do título, que já possui um co-op online muito competente. O jogo segue a tradição da série e combina a ação de tirar o fôlego de um jogo de tiro em primeira pessoa com os ricos sistemas de progressão e saque de um RPG.

UNO

UNO é um dos jogos de cartas mais competitivos e divertidos do mundo, mas que tal se unir com um amigo para vencer a IA? O multiplayer local de UNO assume o modelo 2v2 contra a IA, onde ambos podem montar estratégias para vencer a máquina, uma vez que os jogadores podem ver as cartas que possuem.


E ainda existem alguns jogos interessantes de corrida, mas que são mais voltados para a competição local. São eles:

Horizon Chase Turbo

Horizon Chase Turbo chegou para resgatar a nostalgia de jogos de corrida clássicos como Out Run, Top Gear (SNES), Rush, entre outros. Além de trazer de volta toda a jogabilidade desses arcades clássicos ele também apela para o multiplayer de sofá para até quatro jogadores, o que potencializa mais do que tudo esse gostinho de nostalgia.

Trials Fusion / Trials Rising

Trials é a franquia de desafios com motocicletas da Ubisoft, com uma famosa jogabilidade baseada na física. Os jogos possuem pistas e desafios diversos, tudo pensado para testar as habilidades dos jogadores ao limite. Tanto Fusion quanto Rising possuem suporte para até quatro jogadores local.

Team Sonic Racing

Team Sonic Racing é uma grande mistura do co-op com o multiplayer local, sendo possível se juntar com os amigos para vencer as corridas do modo aventura para até quatro jogadores, ou competir contra eles nos modos competitivos também suportando até quatro jogadores.

Crash Team Racing Nitro-Fueled

Apesar de diversos, e divertidos, modos para a competição local para até quatro jogadores, Crash Team Racing Nitro-Fueled não permite o co-op no modo Aventura, que é limitado a apenas um jogador. Ainda assim, ele possui muito para se divertir com os amigos pelas pistas que trazem novidades e honram o passado.


Confira também a lista publicada originalmente com o artigo do dia 30 de junho de 2017:

Gears of War 4

Toda a série Gears é conhecida por possibilitar que possamos jogar nossos amigos localmente e no mais novo jogo da franquia isso não seria diferente. Viaje de volta a um mundo devastado pela guerra, então empunhe sua Lancer ou Gnasher enquanto joga como o filho de Marcus Fenix, o JD. É hora de lutar novamente contra um inimigo completamente novo, e um que será bastante familiar para os jogadores que retornam.

Você pode jogar toda a campanha na co-op de tela dividida local ou pular para partidas de multiplayer.

Gears of War: Ultimate Edition

Gears of War foi o jogo que introduziu o icônico Marcus Fenix e seus amigos para o mundo e também popularizou os jogos de tiro em terceira pessoa. Foi um grande título exclusivo para o Xbox 360, e ganhou uma nova versão caprichada para o Xbox One.

Você e um amigo podem jogar toda a campanha juntos.

Halo: The Master Chief Collection

Enquanto Halo 5: Guardians decepcionou os fãs por ter retirado o clássico recurso de tela dividida, a Master Chief Collection, um pacote glorioso com versões remasterizadas dos primeiros quatro jogos de Halo, possui suporte para tela dividida.

Os modos de campanha em cada um dos jogos suportam a tela dividida de dois jogadores, enquanto todos os modos competitivos podem ser jogados com até quatro pessoas localmente ou on-line.

Diablo III

Explorar dungeons, batalhas frenéticas, magias incríveis, loot e exploração intermináveis. Esses são os grandes ingredientes de Diablo 3 e que é fantástico para jogar com os amigos. Diablo é um jogo que foi desenvolvido para reunir um grupo para lidar com os infinitos e poderosos demônios do universo do jogo e mesmo que você possa jogar tudo sozinho, jogar com amigos é ainda mais divertido. O co-op local suporta até quatro jogadores.

Não há melhor maneira de experimentar esse jogo do que ao lado dos amigos.

Rayman Legends

Os jogos de plataforma estão retornando com força nessa geração e Rayman Legends é um desses grandes jogos. Ele também possui um incrível modo de co-op onde você pode jogar com até três outros amigos, causando estragos na multidão de inimigos que você enfrenta. Com dezenas de níveis e belos gráficos, esta é uma excelente maneira de passar o dia com amigos e familiares.

Rare Replay

Rare Replay, é possivelmente o maior e melhor pacote de coleção de jogos de todos os tempos. O melhor de tudo é que dos 30 jogos da coleção, 21 tem o multiplayer local. Jogos como Jetpac, Conker, Sabre Wulf, Killer Instinct, Gunfright, Viva Piñata, Perfect Dark Zero, Gemini Jet Force e muito mais. Todos esses jogos foram aprimorados e remasterizados trazendo uma perfeita de diversão de multiplayer retro de um dos grandes desenvolvedores de videogames.

Rocket League

Rocket League é um jogo extremamente bem sucedido com sua mistura de carros e futebol. Ele possui um incrível foco no multijogador onde o objetivo do jogo é colocar a bola na rede do seu oponente, com a ajuda dos seus impressionantes veículos. Você acessa o multiplayer local para até quatro pessoas para que você possa se unir ou lutar contra seus melhores amigos em uma tela dividida.

Left 4 Dead 2

A série Left 4 Dead é construído exclusivamente para quatro jogadores para possam lutar lado a lado, tentando sobreviver ao apocalipse zumbi. Enquanto o primeiro jogo era forte, incluindo elementos brilhantemente desenhados especificamente para aumentar a experiência cooperativa, Left 4 Dead 2 realmente aperfeiçoa a fórmula, brilhando a jogabilidade baseada em sobrevivência.

Jogue no Xbox One via retrocompatibilidade, mas só está disponível na Live US (sem link para a live BR).

Borderlands: The Handsome Collection

Borderlands é um jogo maravilhosamente viciante e explosivo e é ainda melhor quando você joga com amigos, e com um co-op local para até quatro jogadores. A Handsome Collection inclui Borderlands 2 e o Pre-Sequel e são daqueles tipos de jogos que não se leva muito a sério, optando, em vez disso, por uma narrativa mais irreverente em meio a um gameplay frenético.

Divinity: Original Sin – Enhanced Edition e Divinity: Original Sin 2 Definitive Edition

Este é RPG baseado em turnos de mundo aberto e feito para jogabilidade cooperativa. Tem um grande mundo cheio de boas história, quests, pilhagem e muito mais. Os gráficos são lindos, e a jogabilidade é realmente focada na cooperação. Você e um amigo podem jogar toda a história juntos, com o jogo alternando entre tela dividida e tela única dependendo dos locais onde os jogadores estão. Felizmente, vocês dois também possuem telas de menu separadas, então não precisará esperar enquanto seu parceiro gerencia o inventário e as habilidades.

O primeiro jogo suporta o co-op local para até dois jogadores enquanto o segundo jogo expandiu a jogatina para quatro.

Minecraft: Xbox One Edition

Minecraft é sem dúvida o maior fenômeno do mundo dos games dos últimos tempos, goste ou não o jogo possui um sucesso sem precedentes. Mas, enquanto todos falam sobre a capacidade da Minecraft como uma tela gigante de expressão humana e criatividade, muitas pessoas também falam sobre seu excelente modo de tela dividida, que permite que até quatro jogadores experimentem localmente os diversos mundos gerados pelo estúdio e pelos próprios jogadores.

Just Dance (Todos)

A franquia mais famosa de jogos de dança, também é um grande jogo para juntar os amigos e render boas risadas. Os jogos permitem que até 6 jogadores se unam em um mesmo ambiente para mostrarem seus dotes (ou falta deles) em uma grande e variada lista de músicas. Os jogos mais antigos requerem o Kinect, mas os atuais permitem jogar usando um aplicativo de celular.

Vários jogos LEGO

Os jogos da franquia LEGO possui essa grande caraterística cooperativa local, e qualquer jogos deles tem o co-op de sofá como um padrão. É surpreendentemente divertido se juntar com um amigo para resolver enigmas e coletar infinitas peças juntos. Seja Lego Jurassic World, Lego Batman, Lego Dimensions, Star Wars, os jogos Marvel Avengers ou os lançamentos desse ano como LEGO City Undercover e LEGO Worlds sempre há um jogo Lego para se adequar ao seu humor ou se enriquecer a jogatina com outra pessoa.

Plants vs Zombies: Garden Warfare 1 e 2

Plants vs Zombies: Garden Warfare mistura elementos de tower defense com tiro em terceira pessoa e aposta nos personagens da franquia da PopCap. É uma das opções mais divertidas e leves para jogar com os amigos usando dois controles.

Child of Light

Esse é um lindo RPG baseado em um mundo de fantasia, e embora exista um combate, a ênfase do jogo é na exploração e em encontrar caminhos escondidos e seus segredos. No modo cooperativo, um jogador será a Princesa Aurora e o outro assume o papel de Igniculus. Vocês devem trabalhar juntos para resolver enigmas e superar os muitos inimigos do jogo.

Yooka-Laylee

O jogo conquistou a todos com seu estilo nostálgico que lembras os bons tempos nos jogos 3D de plataforma e é visto como um sucessor espiritual de Banjo-Kazooie. O co-op local se aplica à história central do jogo e você pode jogar com outro amigo, sendo que um é o personagem principal e o segundo joga como um retículo que pode coletar coisas no mapa.

How to Survive 1 e 2

How To Survive é jogo interessante sobre a sobrevivência em um mundo infestado de zumbis. Você pode enfrentar essa jornada com outro amigo e a jogabilidade cooperativa aumenta definitivamente a experiência no universo do jogo. O segundo jogo permite co-op local para até 4 jogadores.

Guacamelee! Super Turbo Championship Edition e Guacamelee! 2

Guacamelee! é um jogo de plataforma de ação do estilo Metroidvania que se passa em um mundo mágico com o tema da cultura mexicana. Ele possui um robusto combate corpo a corpo, uma nova mecânica de troca de dimensões e um alto nível de dificuldade. Nada melhor que chamar um amigo para te ajudar durante toda a história.

O primeiro jogo suporta o co-op local para até dois jogadores enquanto o segundo jogo expandiu a jogatina para quatro.

Overcooked! e Overcooked! 2

Em Overcooked você precisará mostrar o Master Chef que existe dentro de você e terá que cortar, correr e cozinhar a partir de menus complicados e clientes irritados. Ele está disponível para até 4 jogadores e é um daqueles jogos que são fáceis para qualquer pessoa pegar, mas é difícil de dominar e o trabalho de equipe torna-se verdadeiramente obrigatório.

Star Wars: Battlefront I e II

Embora o jogo tenha pouco conteúdo no que diz respeito à uma campanha, ele é bem próximo de uma experiência Star Wars e na captura e reprodução do seu universo. E nada melhor do que aproveitar isso com um amigo. Mesmo que não tenha a opção de co-op no modo multiplayer, você ainda pode jogar as várias missões de sobrevivência do jogo com um amigo, eliminando diversas ondas de inimigos.

Rock Band 4

Os jogos musicais onde a gente juntava os amigos e sentia um verdadeiro rockstar foram um grande fenômeno na geração passada, mas depois de inundar o mercado com inúmeros lançamentos por ano e periféricos cada vez mais caros, o gênero de música foi morrendo aos poucos.

Rock Band 4 volta trazendo toda a setlist já lançada na franquia e suporte para os instrumentos já lançados nas versões anteriores. Mesmo que não tenha alcançado o sucesso de antigamente ainda é uma boa opção para você criar uma banda de rock com os amigos. O jogo suporta até 6 jogadores.

Victor Vran

Victor Vran é um RPG de ação com perspectiva da câmera de cima, com um estilo e jogabilidade que lembram bastante Diablo 3. O jogo tem multijogador local para dois jogadores e um modo online para até quatro.

Diversão garantida para enfrentar dungeons e inimigos bem desafiadores com os amigos.

Styx: Shards os Darkness

Styx: Shards of Darkness é totalmente voltado para o público que curte jogos focados nas mecânicas da furtividade. Nessa nova jornada, o goblin sem escrúpulos e sem papas na língua, está mais bocudo e ácido do que nunca, com uma história bastante interessante envolvendo Elfos Negros e uma aliança destes com os Anões. Foi adicionado um modo cooperativo, onde você pode chamar um amigo para jogar junto toda a campanha.

Resident Evil 5

Mesmo que muitos critiquem o jogo, ele é uma boa opção para se divertir com um amigo e mesmo que ele não tenha envelhecido tão bem, sua experiência cooperativa permanece sólida.

Resident Evil Revelations 2

Mais Resident Evil co-op? Sim! Ele coloca você e um parceiro no lugar de Claire Redfield e Moira Burton. O jogo é episódico e traz uma história interessante. Já foi anunciado que o primeiro jogo também será lançado no Xbox One.

FIFA

Jogos de futebol fazem a alegria dos fãs do esporte desde as primeiras gerações de consoles, e no Xbox One isso não é diferente. Os jogos da franquia FIFA oferecem diversos modos multiplayer, como amistosos, carreira e até mesmo partidas online usando dois controles no mesmo console.

Never Alone

O jogo traz um conto muito interessante com criaturas fantásticas, onde uma nevasca sem fim ameaça a sobrevivência de um povo. O jogo é protagonizado por uma Menina e uma Raposa, que podem ser alternadas no single player. Mas no co-op local cada jogador assume uma das personagens para superar os desafios e os puzzles.

Skylanders

A famosa franquia que possuiu seus bonequinhos como acessórios, também é uma ótima opção para o co-op de sofá. Você joga ao mesmo tempo com o seu amigo durante todo o jogo seja no modo história ou multiplayer.

Disney Infinity

Concorrente direto de Skylanders e possui um sistema bem parecido de gameplay, mas aqui você vive e cria histórias e aventuras cheias de diversão com personagens do universo Disney. A grande desvantagem do jogo é que é obrigatório comprar os bonecos para conseguir jogar.

Terraria

Terraria é um jogo de ação side scrolling com um mundo aberto e recheado de conteúdo, que muitos intitulam como um Minecraft em 2D. Você pode desbravar todo esse mundo dentro da sua casa com até 4 jogadores em tela dividida (necessária TV HD).

Chariot

Este é um excelente jogo cooperativo para 2 jogadores e para quem gosta de enigmas ou trabalhar em conjunto com um amigo para atingir seu objetivo. Chariot é baseado em física e você joga como uma princesa e seu namorado caminhando por uma terra para levar o caixão de um rei para descansar em sua tumba. Ambos os jogadores devem trabalhar juntos para empurrar e puxar um grande Chariot através dos abismos e outras barreiras que se colocam entre você e seu destino.

Lovers in a Dangerous Spacetime

Você e até três outros amigos pilotarão uma nave espacial com lasers, torres, escudos e propulsores para lidar com tudo o que aparece na tela. Você terá que se comunicar e trabalhar juntos porque cada missão exige que essas quatro partes trabalhem juntas como uma unidade. Se você tem apenas dois jogadores, você precisará saltar entre a estação não tripulada, embora você tenha um animal de estimação de IA que possa ajudá-lo.

Guns, Gore & Cannoli 1 e 2

Este shooter side-scrolling é super divertido especialmente quando é apreciado com um amigo. Ele oferece um grande entretenimento e lembra muito um desenho animado. Definido na década de 1920, vocês irão jogar como mafiosos e ainda terão zumbis para eliminar. Suporte para até 4 jogadores.

Lara Croft and the Temple of Osiris

Este Tomb Raider spin-off é focado em desvendar enigmas com os amigos, com um monte de salas recheadas de quebra-cabeças que exigem as várias habilidades dos personagens para resolver e sobreviver. A jogatina local suporta até quatro jogadores.

Call Of Duty

Vários jogos da franquia Call of Duty permitem o co-op local nas suas campanhas, com uma quantidade de conteúdo multiplayer local excelente, no qual pode jogar a história com um amigo. Além disso, o Modo Zombies permite que os jogadores se unam para atravessar ondas de inimigos para tentar sobreviver.

Castle Crashers Remastered

Agora remasterizado para o Xbox One, o jogo permite até quatro jogadores locais, cada um assumindo o controle de seu próprio cavaleiro colorido para cortar, esfaquear e esmagar seus inimigos. Elementos de RPG permitem que você melhore seus personagens, encontrando e comprando novas armas, além de aumentar suas estatísticas.

KALIMBA

Kalimba é um jogo de plataforma com puzzles bem elaborados onde você pode se juntar com um amigo para tentar encontrar o caminho para chegar ao seu objetivo usando diferentes cores de totem para ativar alavancas e superar obstáculos. Um bom timing, comunicação e trabalho em equipe são essenciais para chegar ao fim do nível, que possuem uma dificuldade realmente elevada. Apesar da raiva que alguns deles podem dar, também é recompensador passar por eles.

Super Bomb Rush!

Super Bomb Rush é um fogo rápido, altamente desafiador, onde você precisará de nervos de aço e pixel timing perfeito para superar uma investida de bombas nervosas. O modo co-op permite que você e um amigo trabalhem juntos para superarem as explosões.

AereA

AereA é um RPG de ação baseado em música no qual você joga como um dos discípulos do Grande Maestro Guido e explora Aezir — uma ilha flutuante fragmentada. Sua missão é descobrir e devolver os nove instrumentos primordiais para restaurar o equilíbrio e a paz no mundo. O jogo permite que até quatro jogadores trabalhem juntos no co-o local.

Sacred 3

Sacred 3 é um jogo de hack ‘n’ slash arcade para 4 jogadores ambientado na guerra por Ancaria. Escolha entre heróis lendários e lute contra a ascensão do mal. Enfrente hordas de grimmocs, feras brutais, legiões de mercenários e feiticeiros mortos-vivos. Desenvolva suas habilidades e junte-se a outros para usar poderosas habilidades e táticas conjuntas. Suporte para dois jogadores no co-op local.

Sacred Citadel

O jogo reinventa a sensação de arcade familiar dos brawlers clássicos ao estabelecer um novo padrão para o futuro dos jogos de hack ‘n’ slash de rolagem lateral. Três guerreiros se unem contra um mal que ameaça escravizar o mundo uma vez pacífico de Ancaria. Somente quando esses heróis se unem e usam suas habilidades para se apoiarem, que eles terão uma chance. Até três jogadores podem unir forças no cooperativo local.


Essas são algumas dicas de jogos com co-op local no Xbox One e Xbox Series X|S. Lembrando que todos os jogos que funcionam no Xbox One também funcionam no Xbox Series X|S, inclusive os jogos da retrocompatibilidade. A única exceção são os jogos de Kinect, pois eles não possuem suporte nos novos consoles.

Se você tiver alguma sugestão ou achar que o seu favorito merece estar nesta lista, deixe nos comentários sua sugestão.

Quer adquirir algum jogo do artigo? Então confira a nossa coleção completa com os jogos disponíveis na loja.
Compartilhar.

About Author

Administradora de Empresas, mas apaixonada pelo mundo dos games e pelo Xbox!Fã da incrível e complexa franquia Halo e de seu icônico líder, o Master Chief. Também apaixonada por Dragon Age e seu universo magnífico. Ahhh e quem disse que Dark Souls não é divertido? :DSempre ligada nas notícias e novidades do lado verde da força!

Powered by keepvid themefull earn money