fbpx

Os tycoons são um dos gêneros mais aclamados dos anos 90, com inúmeros sucessos de diferentes temas. Quem não se lembra de Roller Coaster Tycoon, Zoo Tycoon, Constructor, ou um dos meus preferidos, o hilário Theme Hospital. Esses jogos aguçavam nossa criatividade e geravam horas de diversão, na medida que aprendíamos sobre gerenciamento de recursos ou até mesmo economia.

Após passar de alguns anos, esses jogos sumiram do mercado, dando lugar para AAA cheios de efeitos e gráficos polidos. Agora, com uma nova tendência dos jogos indies, esses jogos estão conseguido cada vez mais espaço.

Como em grandes sonhos que renascem, temos a volta do tema gerenciamento de Hospitais com o lançamento de Two Point Hospital, que chegou ao Xbox em 2020 diretamente no Xbox Game Pass. O jogo base foi lançado com alguns DLCs inclusos, mas a Two Point Studios lançou posteriormente uma edição mais parruda, chamada de JUMBO Edition, que será destrinchada no texto abaixo.

Será que vale a pena comprar essa edição, ou os conteúdos não fazem jus ao investimento? Descubra em nossa análise a seguir.

UM SUCESSOR DE RESPEITO

Alguns clássicos se tornam tão especiais, que mesmo após anos, os jogadores não conseguem pensar em um jogo que substitua o nível daquela obra. Two Point Hospital consegue ser o sucessor que Theme Hospital merecia, mas que ninguém pediu.

Foi uma sensação incrível começar um novo projeto, e logo se sentir familiarizado nos comandos bem intuitivos. A cada fase que avançamos somos apresentados a novos novos recursos de gameplay, que incluem ações de marketing, pesquisa e treinamento. Essas etapas fazem parte de algo mais complexo, e que são introduzidas aos poucos. Dessa forma, conforme o jogador vai avançando, as fases se tornam cada vez mais difíceis e com desafios mais complexos.

Outro ponto interessante de Two Point Hospital são as metas, que vão ficando mais complexas a cada estrela que o seu Hospital vai conquistando. Além das metas por estrelas, temos objetivos esporádicos, que podem ser desde funcionários lutando por mudanças ou até mesmo um fiscal sanitário chegando com suas exigências. Após esse tipo de feedback conseguimos mudar nosso hospital para algo melhor.

Para a sala de cirurgia precisamos de mais funcionários.

Um dos primeiros passos para o sucesso de seu hospital é a construção de salas, que trazem um grande número de opções. Além dos consultórios médicos tradicionais, temos salas de cirurgia, exames cardíacos, psicológicos e até mesmo um sala para curar palhaços, isso mesmo. Além de ser algo interessante para o jogo, essas salas são divertidas, algo que sempre foi presente em Theme Hospital, e ficou mais evidente em Two Point Hospital.

Para que um Hospital prospere, a sua imagem também precisa ser melhorada, então para isso temos uma grande seleção de itens cosméticos liberados, e outros que são liberados com as moedas recebeidas no jogo.

ADMINISTRE COM RESPONSABILIDADE

O principal recurso de jogabilidade de Two Point Hospital, é a administração de uma super corporação de Hospitais, então aqui não se trata de alavancar somente um hospital, temos vários hospitais que desejamos que alcancem sucesso.

Cada hospital é um desafio diferente, com doenças típicas da região, ou com alguns eventos que só acontecem por ali. O ambiente em torno do lugar também dita as regras, como por exemplo em locais com temperaturas mais baixas, nos quais o jogador terá que lidar com os problemas acarretados pelo frio.

O mapa é bem explicativo e mostra os diferentes locais de cada hospital.

O sucesso de uma grande empresa é o lucro, então para que isso aconteça o jogador terá diversos artifícios para que o lucro supere os custos. Podemos criar planos de marketing, ajuste de preços, venda de produtos e por ai vai, são muitas as possibilidades para explorar. Mas saiba que qualquer ajuste terá uma consequência, então escolha com responsabilidade.

Outro ponto importante da administração de seu Hospital é a área de Recursos Humanos, com a contratação, manutenção e treinamento de seus funcionários. Essa função existia em Theme Hospital, mas em Two Point Hospital isso foi levado a outro patamar, com uma grande variedade de especializações.

A pesquisa também é um recurso bem importante, onde podemos descobrir novos tratamentos, fazer upgrades em equipamentos e encontrar novas opções de salas.

COMANDOS OTIMIZADOS

Os comandos de Two Point Hospital foram muito bem otimizados para console, com uma jogabilidade que se adapta bem com um controle. Fica bem fácil de criar as estruturas e alternar entre opções. Não tive problemas para jogar com precisão, então a configuração padrão já chega pronta para uso.

Espero que outras desenvolvedoras tragam mais jogos desse gênero, que acabam ficando exclusivos de PC.

A JUMBO EDITION

A Jumbo Edition faz jus ao seu nome, ao reunir uma quantidade insana de conteúdos. Além de incluir novos Hospitais em áreas bem exóticas, também recebemos a adição de mais itens, doenças e até mesmo desafios que só poderão ser encontrados nessas novas áreas.

A edição contém os pacotes: Bigfoot, Pebberley Island, Close Encounters e Off the Grid, Retro Items Pack e Exhibition Items Pack.

O jogador terá que lidar com problemas cada vez maiores.

Ao começar essas expansões, o jogador respira novos ares e precisa lidar com alguns desafios exremos, como por exemplo, uma invasão alienígena ou reerguer um hospital afetado por um furacão. São situações bem diferentes do que você esta acostumado na edição tradicional.

A parte estética também é algo bem forte na Jumbo Editionque traz muito mais itens para personalizar o seu Hospital. Existem itens como Fliperamas e até mesmo uma estatua de esquilo. Lembrando que os conteúdos estéticos já estão liberados desde os primeiros minutos de jogo, mas as novas áreas somente são desbloqueadas após concluir o hospital de Lennigton.

SOM E GRÁFICOS

Os gráficos, por mais que sejam cartunescos, são cheios de detalhes e com muitas cores, remetendo ao clima de bom humor que o jogo possui. As animações são bem feitas, e mesmo dando zoom no cenário elas não perdem a qualidade. A modelagem dos personagens é bem variada, garantindo que tenha sempre algo diferente na sua visão.

O som cumpre seu papel com uma trilha sonora leve, combinando com o clima do título. Ele possui legendas e menus todos em Português do Brasil, que foram adicionados após o lançamento da Jumbo Edition.

OPINIÃO

Two Point Hospital: JUMBO Edition é uma ótima pedida para quem já testou o jogo base no Xbox Game Pass e quer mais. A edição trouxe uma quantidade insana de conteúdo, que aumentará o tempo de jogo por muitas horas. Esses novos DLCs levam o jogador para locais bem exóticos, e aumentam os desafios com metas cada vez mais interessantes. Outra questão importante da edição é a inclusão de alguns itens exóticos, que trazem ainda mais diversão para o jogo.

Two Point Hospital é uma homenagem de luxo a um grande jogo chamado Theme Hospital. Ele conseguiu trazer novidades para um gênero que ficou no passado. Toda magia que rondava a obra original esta presente, com elementos reinventados.

A jogabilidade incorporada aos consoles foi muito bem executada, com comandos bem intuitivos e de fácil memorização. Em alguns minutos o jogador já consegue dominar o jogo, ainda mais que o aprendizado é gradativo e constante.

A inclusão de legendas e menus em Português, que chegou junto com essa edição, foi uma adição extremamente necessária. Lembrando que esse recurso está disponível em todas as edições.

Entenda as nossas notas



*Certifique que este é o preço praticado antes de efetuar a compra. Os valores podem variar

Compartilhar.

About Author

Desenvolvedor Web e Analista de TI, gamer assíduo desde a época do Atari, fã de Metal Gear(menos o Phantom Pain) e Gears of War. Ter a oportunidade de trabalhar um pouco com games é um sonho realizado. Falta só ir para E3!!!

Powered by keepvid themefull earn money