fbpx

Um dos grandes propósitos de Mass Effect Legendary Edition é trazer a trilogia clássica dos jogos da franquia para as máquinas mais novas, oferecendo, dessa forma, boas melhorias visuais e de performance, mas sem deixar de ser fiel a obra original. A coleção oferece dois modos de desempenho para que sejam aproveitados com resolução de até 4K, e com até 120FPS, sendo que esse framerate só estará disponível para Xbox Series X.

O fato do Xbox Series X ser o único a conseguir rodar com até 120FPS, mantendo a resolução mais alta do modo framerate, se deve, principalmente, a toda engenharia empregada pela Microsoft para fortalecer e dar qualidade a retrocompatibilidade em seus consoles mais novos através do Smart Delivery. Isso, somado com a robustez da máquina, consegue atingir esses resultados impressionantes.

Para aqueles que ainda não sabem, o Smart Delivery garante que o jogador sempre jogue a melhor versão dos jogos para o console que possui, dessa forma se você comprar a versão Xbox One de um título suportado, terá a melhor versão para o Xbox One, mas se você decidir pular para a próxima geração com o Xbox Series X|S, receberá automaticamente a versão desse mesmo jogo para o console, sem nenhum custo adicional quando ele estiver disponível na nova plataforma. A ferramenta é utilizada em todos os jogos do Xbox Game Studios, mas também está disponível para todas as empresas que desejem utilizá-la. E esse é o caso da BioWare com Mass Effect Legendary Edition.

A Digital Foundry realizou os seus costumeiros testes em diversas versões do jogo, e algumas conclusões interessantes podem ser feitas, principalmente sobre a importância que a Microsoft deu para a retrocompatibilidade, desenvolvendo a tecnologia Smart Delivery. Graças ao recurso, o Xbox Series X apresentou muitas vantagens sobre o PS5, com um 4K60 estável em seu modo de qualidade e um modo de 120FPS que, embora não tão consistente, pode ser recuperado com o suporte que o console tem ao VRR, e que ainda não existe na plataforma concorrente. Até mesmo o Xbox Series S surpreende com um desempenho consistente.

O modo de qualidade possui o melhor desempenho no Xbox Series X, sendo o único console que não apresenta nenhuma queda abaixo de 60FPS. Já o Xbox Series S também consegue manter com consistência a sua meta de 4K30FPS, mesmo que apresente alguns problemas ocasionais para manter esse framerate, mas apenas em áreas com muitos inimigos e efeitos na tela. Já no modo de taxa de quadros tanto Xbox Series S quanto PS5 focam em oferecer 1440p60FPS, enquanto que o Xbox Series X é o único que vai além e foca em 1440p120FPS. Mesmo que o 120FPS não seja tão consistente, ainda assim é intrigante o que a máquina consegue fazer com o suporte da tecnologia adequada, nesse caso estou falando do uso do Smart Delivery para otimizar a coleção nas novas máquinas da Microsoft. O concorrente possui retrocompatibilidade, mas como se trata de um recurso limitado, não consegue oferecer uma experiência realmente diferenciada, já que não oferece uma versão nativa de última geração.

A otimização do tamanho também se destaca no Xbox Series onde possui um total de 88.1 GB, enquanto que no PS5 isso fica com 101.8 GB.

Outro ponto interessante, desse vez destacado pelo ElAnalistaDeBits, são os loadings, que mostram toda a capacidade do SSD dos consoles, e mais uma vez o Xbox Series X levou a melhor. O loading do primeiro Mass Effect demora apenas 3,9 segundos no Xbox Series X, enquanto que no PS5 isso demora 14,63 segundos.

A conclusão é que a falácia de que o Smart Delivery seria apenas um nome bonito e que na prática isso não teria grande impacto, está caindo por terra a cada novo lançamento cross-gen. Graças ao suporte da tecnologia, em conjunto com configurações parrudas, e com a Xbox Velocity Architecture, os consoles Xbox Series X|S estão conseguindo oferecer uma experiência superior para os jogos da retrocompatibilidade, e o melhor de tudo, sem nenhum custo adicional para seus usuários.

Vale lembrar que todo jogo que for lançado no Xbox One, poderá ser jogado no Xbox Series X|S, mas versões otimizadas para a nova plataforma ficam sob responsabilidade das desenvolvedoras, que podem optar pelo uso do Smart Delivery, e assim melhorar seus jogos gratuitamente para os jogadores.

Mass Effect Legendary Edition já está disponível e além de Mass EffectMass Effect 2 e Mass Effect 3, também possui quase todos os DLCs de história lançados. Os assinantes do Xbox Game Pass Ultimate e EA Play possuem desconto de 10%.


*Certifique que este é o preço praticado antes de efetuar a compra. Os valores podem variar.

Compartilhar.

About Author

Administradora de Empresas, mas apaixonada pelo mundo dos games e pelo Xbox!Fã da incrível e complexa franquia Halo e de seu icônico líder, o Master Chief. Também apaixonada por Dragon Age e seu universo magnífico. Ahhh e quem disse que Dark Souls não é divertido? :DSempre ligada nas notícias e novidades do lado verde da força!

Powered by keepvid themefull earn money