fbpx

Um dos gêneros mais queridos do mundo dos games é o RPG, seja pela diversidade de opções para customização, história ou mesmo pela liberdade concedida ao jogador. Durante anos tivemos grandes clássicos surgindo tanto no Oriente, quanto no Ocidente, que possuem características próprias. Mas nos últimos anos tenho percebido uma grande mistura desses estilos, surgindo jogos com recursos incríveis, que mudam nossa experiência.

Biomutant é um desses jogos. Ele possui uma raiz nos RPG orientais, mas traz consigo um certo charme do ocidente. Seja em sua estética ou em tudo o que o jogo pode oferecer, os estilos conversam entre si para criar algo próprio.

Após vários adiamentos, enfim o jogo chegou. Será que Biomutant tem o que é necessário para se destacar em um gênero que possui um número enorme de clássicos inesquecíveis? Confira em nossa análise.

HISTÓRIA

A história começa com o protagonista parando em um lugar misterioso. Chegando lá aprendemos algumas mecânicas do jogo, servindo como um tutorial. Conhecemos um personagem nesse lugar, que será de extrema importância para o futuro de nossa jornada. Esse mesmo personagem revela algumas coisas de nosso passado, mas não tudo, pois ele apenas pincela o que precisamos saber para aquele momento.

Assim que esse personagem fala sobre nosso passado, um flashback interativo é ativado, revelando um pouco mais da trama. Esses flashbacks são acionados tanto nas missões principais, quanto nas missões secundárias, então explore bastante o mundo para revelar mais da história.

Os flashbacks contam mais sobre a história.

Algo que achei bem interessante em Biomutant é que nada é sempre verdade, assim que ouvimos outro ponto de vista da história, tudo pode mudar, e provavelmente nossas decisões também. Esse conceito de bem x mal, que era muito usado na franquia Fable, está bem presente aqui também.

Falando em Fable, lembra daquela narração feita durante o jogo? A trama de Biomutant também é contada através de uma narração, que mescla bom humor e seriedade ao contar o que estamos vivendo, ou que está por vir. Como a narração é algo bem presente, e em certos momentos um pouco excessiva, o jogo oferece a opção de diminuir esse recurso.

Outro ponto interessante da trama, é que além do protagonista ter uma grande responsabilidade com que acontece e vai acontecer ao mundo, ele terá que lidar com uma grande variedade de problemas que envolvem isso tudo. Ao longo de sua jornada, você descobrirá que muitas coisas estão interligadas, e nessa cadeia de eventos está você no centro de tudo.

O protagonista possui motivações pessoais, visto que alguns eventos de seu passado interferem na sua criação. Esse tipo de narrativa forma o caráter dele, que será moldado de acordo com suas decisões, e que, futuramente, irão interferir nessa sua motivação especial.

UM MUNDO DEVASTADO

O mundo de Biomutant é uma terra devastada, a paisagem mistura grandes construções semelhantes ao mundo que vivemos, com a natureza em todo o seu esplendor. A terra pós-apocalíptica é um mundo em ruínas, e com muita histórias para contar.

No centro de tudo literalmente está a árvore da vida, um ser vivo gigante que é a razão daquele mundo ainda sobreviver, mesmo com tantos problemas. Do outro lado existem os devoradores, que são seres gigantescos que desejam acabar com esse ser, destruindo o equilíbrio daquele mundo. Ao todo são quatro devoradores, que darão muito trabalho ao jogador. As batalhas contra eles são de proporções gigantescas, com combates que usarão vários artifícios interessantes, inclusive veículos ou montarias especificas.

A arquitetura revela que o mundo sofreu com uma grande catástrofe.

No outro lado do conflito estão as tribos, que estão em constantes guerras. Esses povoados possuem pensamentos diferentes sobre o mundo, algo que mexe com os ideais de nosso protagonista. Cabe a você tentar a união desses povos ou outras medidas mais drásticas, lembrando que tudo reflete em você e no mundo.

Essas guerras entre as tribos acontecem com sua participação, ao entrar em um forte encontramos alguns desafios bem interessantes, como acabar com um grande número de inimigos ou tacar fogo em algumas construções. Lembrando que as alianças com cada tribo refletem nessas guerras. No final dessa invasão precisamos decidir o destino daquele chefe da tribo, lembrando que essas decisões impactam no mundo ao nosso redor.  Ao final de cada conflito, o chefe de sua tribo aliada pode fornecer para o jogador uma arma exclusiva.

Cada tribo possui um líder.

Como disse anteriormente, o mundo de Biomutant é cheio de vida, com muitos personagens espalhados por vilas e florestas. Essas vilas possuem grandes possibilidades para o jogador comprar, vender e até mesmo descobrir novas informações sobre o mundo. Além disso, novas missões paralelas podem ser adicionadas ao interagir com esses personagens.

UMA CUSTOMIZAÇÃO INSANA

Um dos artifícios mais interessantes em um RPG, é desenvolver ótimas ferramentas de criação, no qual os jogadores podem usar e abusar de sua criatividade. Em Biomutant, o jogador desenvolve suas armas e roupas usando itens encontrados em todo tipo de lugar. Geralmente os baús dourados possuem os melhores itens, além é claro das missões paralelas que também concedem itens exclusivos.

A criação de armas é viciante.

Essa ferramenta de criação é bem fácil de manejar e também é bem divertida. Passei várias horas buscando recursos para fazer armas bem poderosas. Esses itens incluem carregadores, ferrolhos, lunetas, cabos de espada e etc…

Além das peças encontradas, para criar suas armas é necessário alguns materiais que podem ser encontrados pelo mapa ou até mesmo de armas desmontadas. Além disso, em nossa jornada encontramos uma mesa de  ferramentas, onde podemos melhorar a qualidade de nossos equipamentos.

No começo de nossa jornada, somos apresentados a customização do protagonista, que também é algo bem interessante. Conforme mudamos alguns atributos do personagem, as sua aparência também é alterada. Por exemplo caso você opte por mais agilidade, o personagem será mais esbelto, mas se quiser colocar mais força ele será mais parrudo. Caso queira mudar a coloração também é possível.

Esses atributos são melhorados através dos pontos recebidos assim que o jogador sobe de nível. Cada ponto muda diversos aspectos do personagem, como por exemplo a vitalidade que muda a vida e a armadura.

A customização é quase infinita.

Também nesse inicio temos a opção de escolher uma classe que vai interferir em nossas habilidades iniciais, mas elas podem ser mudadas conforme avançamos em nossa jornada.

UM RPG COMPLETO

Biomutant possui um mundo vasto e cheio de vida, com vilarejos, fazendas, cavernas, rios, desertos, ilhas e tudo o que um imenso planeta pode oferecer. Realmente as distâncias do jogo são enormes e muitas vezes a natureza é mais predominante, logo para chegar em certas missões você terá que andar bastante por todo o terreno.

No começo, isso realmente será mais trabalhoso, visto que o jogador ainda não possui todas as ferramentas de locomoção, mas após algumas horas, você aprenderá como encurtar essas distâncias. Como em muitos RPGs, assim que descobrimos uma nova localidade, o jogador pode marcar certos pontos de viagem rápida, que ajudam bastante na ida e volta de alguns objetivos.

Existem várias montarias.

Outros meios interessantes de locomoção são os veículos aquáticos, montarias, e até mesmo uma asa delta, que nos ajudarão muito com esse mundo imenso. Esses veículos podem ser melhorados e até mesmo trocados, basta o jogador completar mais missões secundárias.

Além dessas locomoções mais tradicionais, o jogador pode usar um robô gigante para atravessar alguns locais de difícil acesso. Esse mesmo robô pode ser customizado com peças encontradas pelo mundo ou em uma missão secundária especifica. Além disso, ele possui uma metralhadora que ajuda contra alguns inimigos e outra arma que suga uma substância que dificulta a mobilidade.

Biomutant possui uma grande variedade de missões principais e secundárias. Os dois tipos de missões são muito importantes para o andamento da trama, assim como para o desenvolvimento do personagem. Algumas missões principais possuem pré-requisitos, como por exemplo um local de difícil acesso que necessita de uma roupa especifica.

Falando de locais de difícil acesso, durante boa parte do jogo encontraremos algumas dificuldades que deverão ser superadas de várias formas. Como por exemplo, desertos que exigem roupas com resistência ao fogo, ou que o personagem aumente a sua resistência. Outro aspecto a ser superado, é que nosso protagonista não consegue nadar por longas distâncias, logo ele vai precisar se locomover com ajuda de veículos.

Além dessas missões de enredo, existem alguns colecionáveis que acionam missões secundárias, como por exemplo um relógio de sol que leva para um bunker com itens poderosos.

Outro aspecto bem interessante do jogo são seus puzzles, que possuem diferentes estilos, como ligações elétricas, encanamentos, fusíveis e muito mais.

Os puzzles são variados e divertidos.

Lembra que falei anteriormente que o protagonista pode planar com um asa delta? Esse recurso é permitido pelo seu automaton, que é um companheiro na forma de um grilo robótico. Ele possui várias funções, e dentre elas está recuperar sua vida e até mesmo disparar rajadas de metralhadora.

HACK AND SLASH + RPG

Biomutant possui uma jogabilidade bem interessante, mesclando o combate Hack & Slash com RPG. Essa mistura funciona muito bem, pois oferece liberdade para o jogador abordar o combate da maneira que desejar.

Começando pela roda de armas, que possui botões para armas de fogo e principais, essas armas podem ser trocadas durante o combate, algo que é bem interessante caso o jogador tenha problemas com um determinado tipo de inimigo. Acionando o botão de arma principal, ele abre uma roda com suas armas separadas por tipo, isso também acontece para as secundárias e magias.

Use sua criatividade para criar armas cada vez mais poderosas.

Existe uma grande variedade de armas brancas, que são distribuídas em classes, como armas de uma mão, duas mãos, pesadas, lanças, porretes e etc.. As armas de fogo também são variadas, com pistolas, fuzis de precisão, escopetas, metralhadoras e por ai vai. A munição é infinita, então não é preciso se preocupar com economia de balas.

A mesma coisa acontece para a seção de itens, com alguns que podem curar ou até mesmo aumentar o dano das armas de fogo.

Os combates são rápidos e cheios de possibilidades.

Outra parte importante do combate é o uso dos poderes, que são divididos em Psiônicos e de Mutações:

  • Os poderes psiônicos são ligados diretamente ao seu medidor de aura, que são o tanto de bondade ou maldade que o personagem cometeu. Cada poder Psiônico possui pontos de luz ou escuridão para serem desbloqueados. Assim que o jogador tem o nível de luz necessário, ele pode comprar essa nova habilidade com pontos psiônicos. Esses pontos podem ser obtidos em altares explorados pelo jogo.
  • Já as Mutações, são obtidas em frascos espalhados pelo mundo, sidequests ou através da evolução de nosso personagem.

Os poderes são ativados com uma roda que é escolhida ao segurar o botão LT, ali aparecem as opções designadas para cada botão A,X,Y e B, então devemos escolher o que melhor caberá a cada situação.

Alguns poderes são bem interessantes e podem ser usados tanto nos combates quanto na exploração, como por exemplo um cogumelo que lança o personagem para o alto, te ajudando a escapar do inimigo ou no acesso de áreas superiores.

Geralmente as Mutações são poderes mais estranhos, como ácidos, cogumelos, bolhas. Enquanto os poderes Psiônicos, são voltados mais para as forças da natureza, como raios, fogo, gelo ou teleporte.

Cada poder é usado ao custo de KI, que pode ser recuperado com itens de energia ou esperando recarregar.

UMA ARTE MARCIAL MILENAR, O WUFU

O combate do jogo está altamente ligado a uma arte marcial milenar chamada de Wufu, que aborda diferentes maneiras de acertar seu adversário. Ao contrário de outras lutas, ela mescla armas brancas e armas de fogo, além é claro de mecanismos de defesa e golpes desarmados.

Conforme avançamos de nível, nosso personagem ganha pontos que podem desbloquear novas técnicas wufu, que combinadas podem eliminar qualquer ameaça. Imagine atirar em câmera lenta, enquanto usa um poder de fogo em vários inimigos, essa arte marcial permite fazer essas coisas. Essas combinações são bem legais e fazem com que o combate seja bem divertido.

Domine a arte do wufu.

O Wufu também possui ataques especiais, que quando apertamos uma sequência de botões, liberam combos poderosos, mas que só são ativados após atingir o inimigo algumas vezes.

Outro ponto interessante do Wufu são as técnicas defensivas, que incluem rolamento, defesa e contra ataque.

SEU LIXO, MEU TESOURO

Com disse anteriormente, o mundo de Biomutant é gigante, e para estimular a exploração de cada canto, a desenvolvedora Experiment 101 colocou diversos itens para serem coletados, com uma variedade que dificilmente você verá em outros jogos. Ao entrar em uma nova área, o jogador pode coletar desde peças para criar armas, a até mesmo lixos para serem vendidos. Alguns inimigos largam itens, mas isso é influenciado por seus atributos de sorte.

Os melhores itens são sinalizados por uma luz amarela emitida pelos baús ou objetos como armários e cestas.

UMA GRANDE VARIEDADE DE INIMIGOS

Além dos devoradores, que possuem uma grande força, durante o jogo enfrentaremos uma variedade enorme de inimigos, que vão desde esquilos com metralhadoras, ou até mesmo Trolls gigantes. Cada área que nos locomovemos somos abordados por diferentes inimigos, que possuem o nível pertencente daquele local. Caso esteja em um nível inferior, recomendo que volte em outro momento.

Além disso, em alguns locais existem mini chefes, que são seres poderosos e que geralmente necessitam de uma estratégia ainda mais eficiente.

REINICIANDO A JORNADA

Além de Biomutant ter um enorme fator replay, com a variedade de escolhas, ele ainda possui um modo New Game+, no qual o jogador irá reiniciar a história, bem como as missões secundárias, mas manterá seus equipamentos, atributos e level. Um ponto interessante desse modo, é que nessa nova jogada os inimigos serão mais difíceis.

A Experiment 101 revelou que esse modo será melhorado com as próximas atualizações pós-lançamento.

SOM E GRÁFICOS

Os gráficos de Biomutant são bem construídos, principalmente a iluminação e sombra. Esses aspectos ficam cada vez mais evidentes nas mudanças climáticas que ocorrem a todo instante. As cores dos cenários são bem vivas, principalmente o verde, que mesmo rodando em 1080p estava lindíssimo.

O jogo já possui um modo fotografia.

Um dos maiores problemas que tive foi o baixo framerate, 30FPS no Xbox One foi bem complicado de lidar em alguns momentos. Mas isso melhorou bastante após uma atualização, que ocorreu antes do lançamento.

Caso queira curtir um pouco das belas paisagens do jogo, você também poderá aproveitar um ótimo modo fotografia.

O som cumpre seu papel, tirando alguns diálogos bem excessivos e descartáveis, mas nada que já não aconteça em alguns RPGs. As legendas e menus em Português do Brasil ajudam bastante no entendimento da história, então foi incrível ter esse aspecto representado.

OPINIÃO

Biomutant possui um enorme leque de opções para o jogador. Eu não estava esperando por tudo o que ele conseguiu me oferecer, e acabei me surpreendendo com o seu misto de mecânicas avançadas de RPG e um combate primoroso.

O jogo possui uma infinidade de missões principais e secundárias, que moldam a história a medida que transformam o jogador. Nada é o que parece, e tudo pode ganhar outro sentido no passado e consequentemente no futuro.

As ferramentas de criação de armas são viciantes, principalmente por serem bem fáceis de manejar e cheias de possibilidades. Aliadas ao loot, que é quase infinito, oferecerão muitas horas de diversão para os jogadores. Confesso que esse foi um dos recursos que mais investi minhas horas.

A performance no Xbox One S, onde eu testei, não está uma maravilha, mas não é nada que incomode a curto e longo prazo. O jogo as vezes fechava sem motivo, mas isso melhorou bastante com a última atualização antes do lançamento.

Os recursos de gameplay são variados, com locomoção através de veículos, montarias e outras surpresas. O combate, chamado de wufu, é incrível, dando liberdade ao jogador para combinar seus golpes com armas de fogo, perfurantes e até magia.

Biomutant é uma jornada inesquecível por um mundo gigantesco. Uma ótima pedida para quem ama RPGs e deseja jogar algo diferente. Sua história é cativante e repleta de possibilidades, prendendo o jogador até o final.

Entenda nossas notas


*Certifique que este é o preço praticado antes de efetuar a compra. Os valores podem variar.

Compartilhar.

About Author

Desenvolvedor Web e Analista de TI, gamer assíduo desde a época do Atari, fã de Metal Gear(menos o Phantom Pain) e Gears of War. Ter a oportunidade de trabalhar um pouco com games é um sonho realizado. Falta só ir para E3!!!

Powered by keepvid themefull earn money