fbpx

Faltando pouco mais de um mês para o lançamento de Scarlet Nexus, a Bandai Namco disponibilizou uma demonstração para os jogadores poderem experimentar seu mais novo JRPG. Nela, podemos jogar com os dois personagens principais (Yuito Sumeragi ou Kasane Randall) e ter uma ideia de como as mecânicas do jogo funcionarão.

Introdução

A demo de Scarlet Nexus deixa os elementos da história de lado e coloca o jogador já no campo de batalha. Após um breve tutorial dos comandos básicos, damos cabo de um pequeno grupo de Criaturas e nos reunimos com nossa equipe da OSF (Força de Supressão das Criaturas, em nosso idioma). Dependendo de qual personagem protagonista você tiver escolhido, os membros do seu esquadrão mudam.

Sim, Scarlet Nexus conta uma mesma história sobre as perspectivas de Yuito e Kasane. Os inimigos, áreas e habilidades mudam conforme sua escolha. Curiosamente, os breves diálogo são praticamente idênticos, mudando basicamente qual personagem realiza a fala e a reação dos demais.

Como a demo não é muito longa, não fica claro que tipo de desdobramentos a história do jogo terá, ou se terá. Como já mencionado, o foco aqui foi mostrar as mecânicas da sua jogabilidade.

Jogabilidade

Então vamos ao que interessa. Scarlet Nexus é um RPG de ação, com uma jogabilidade que lembra um pouco o gênero hack’n slash, porém em um ritmo não tão frenético. Ataques fortes e lentos. Fracos e rápidos. Esquiva. O pacote básico do hack’n slash está incluso no jogo, mas seu diferencial está por conta das habilidades especiais dos personagens. Os membros da Força de Supressão das Criaturas fazem uso de poderes psíquicos para conseguir combater a ameaça desconhecida que enfrentam.

Tanto Yuito como Kasane possuem habilidade de psicocinesia, ou telecinesia, que é o poder de mover objetos com o poder da mente. Enquanto tiver foco, identificado como um medidor roxo acima da barra de vida, nossos heróis podem usar qualquer tipo de objeto válido (indicado pelos gatilhos RT e LT) para atacar os inimigos. O RT carrega objetos mais leves, como carrinhos de compra e placas de metal, e ataca diretamente no ponto fraco de inimigos. Já o LT ataca com objetos bem mais pesados, causando danos devastadores. Postes, vigas de aços e tratores foram alguns dos objetos que presenciei na Demo. Os ataques com objetos mais pesados disparam uma sequência de botões que o jogador deve apertar na hora certa para desencadear danos ainda mais avassaladores.

Para tornar as coisas mais interessantes, os membros da sua equipe acompanham você em campo para dar suporte nas batalhas. Controlados pela IA, você pode acionar cada um deles para pegar suas habilidades psíquicas emprestadas. Hanabi garante ataques de foco com sua piromancia. Luka, o poder do teletransporte. Shidden, ataques elétricos. Mais do que aumentar a variedade dos seus ataques, você dependerá dos poderes deles para derrotar alguns tipos específicos de criaturas.

Algumas das criaturas tem o poder da invisibilidade, e somente a clarividência de Tsugumi vai permitir com que você possa enxergá-las. Outras ainda são super ágeis e capazes de desviar de todos os seus ataques, mas a hipervelocidade de Arashi faz com que tudo fique em câmera lenta, permitindo derrotar estes inimigos. A medida que vamos usando as habilidades de nossos companheiros, podemos criar ataques com combos e até descobrir novas formas de usar essas habilidades. No calor da batalha, Yuito e Kasane conseguem superar seus limites, como se entrassem em um modo de transe, onde se movimentam com mais agilidade, seus ataques ficam mais fortes e os poderes psíquicos podem ser usados com maior frequência.

Por último, mas não menos importante, a árvore de habilidades. Com três ramificações, o jogador tem a opção de melhorar habilidades físicas, psíquicas ou de suporte. Receber mais experiências nas lutas. Poder usar habilidades de mais de um companheiro simultaneamente. Liberar novos golpes. Como é uma Demo, não há como explorar todas as suas possibilidades.

Certamente o combate é um dos portos fortes do jogo. Fácil de aprender, mas na prática leva um tempo para dominar. É preciso estar sempre atento para a hora de atacar, desviar, usar poderes, lembrar como derrotar determinado inimigo. Tudo isso de olho no medidor de foco para não ficar sem poderes no meio das batalhas.

Gráfico e Som

Ambientado no fictício país de New Himuka, uma espécie de Japão futurístico, Scarlet Nexus traz sua própria versão de um mundo cyberpunk. Na Demo fomos limitados a explorar áreas urbanas, com vários prédios e locais em construção. Hologramas com propagandas. Drones por todos os lados. Redes de cabeamento expostas. Com estilo cel shading, os personagens de Scarlet Nexus parecem ter saído direto de um anime.

Quanto a performance, sem reclamações. No Xbox Series X o jogo rodou liso, sem mostrar nenhum tipo de travamento, mesmo nos momentos de muita ação.

A trilha sonora segue a batida da banda japonesa The Oral Cigarettes com seu rock alternativo. As dublagens estão muito boas, tanto em inglês quanto em japonês. Felizmente, a Bandai Namco sempre tem trazido seus jogos com legendas em português do Brasil, e Scarlet Nexus não é exceção.

Opinião

A primeira impressão é de que Scarlet Nexus tem tudo para entregar uma ótima experiência para os fãs de RPG de ação. A demonstração mostrou uma jogabilidade divertida e com inúmeras possiblidades para dar cabo nos inimigos na hora do combate. Os cenários apresentados são bem modelados, assim como seus personagens.

Resta saber como a trama se sairá e se teremos mais elementos para explorar, como não apenas utilizar as habilidades dos nossos personagens, como a de nossos parceiros. Vale a pena ficar de olho.


*Certifique que este é o preço praticado antes de efetuar a compra. Os valores podem variar.

Compartilhar.

About Author

Aficionado pela cultura geek. Se o cinema é a sétima arte, os games são a oitava. Entrou no mundo dos consoles no NES e desde então vem acompanhando a geração dos games até o Xbox One. Caçador de indies, nas horas vagas tenta ser biólogo.

Powered by keepvid themefull earn money